revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #72 - Maio 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 72

Caros leitores,

Muitos temas são mais próximos do meu estudo, pesquisa e prática. Um deles é a questão do ser humano em suas interações com outros. Quando em grupo, tudo ganha um novo colorido, as coisas mudam, o olhar muda. É impressionante como somos seres relacionais e precisamos do outro para nos ajudar a dar sentido ao mundo. Influenciamos e somos influenciados o tempo todo. Construímos nosso ego como “armadura” e estratégia de proteção e sobrevivência neste mundo tão cheio de “outros”, diferentes de mim.

Buscamos acolhimento e conforto nos comportamentos ditos “normais”. Queremos ser aceitos e queridos, de preferência, por todos.

Somos também seres em constante construção, reforma e descoberta de novos continentes internos. Muitos destes espaços, antes desconhecidos, vislumbramos no outro, que ousou ir lá, se aventurar, e foi bom para ele. Será que será bom para mim também?

Vivemos cheios de medos, receios. Por vezes preferimos o sofrimento do conhecido a aventura incerta de uma possível felicidade.

Este é o ser humano.

Sozinhos somos de um jeito, em grupo outra parte de nós vem à tona.

Presos em uma ilha, privados de qualquer interação com este outro, que serve de espelho para minha própria identidade, uma bola vira o Wilson, o melhor amigo.

Esta edição traz o tema “Aprender em grupo”, nome mais do que apropriado para o que realmente acontece quando estamos juntos. Um grupo ganha vida quando se forma, e esta se dissipa no conhecimento coletivo quando ele se desfaz. Falar sobre esta dinâmica é de fundamental importância, em tempos onde muitos falam de Coaching em grupo com o principal foco de maximizar ganhos financeiros.

Paulo Corniani fez uma coordenação magistral deste dossiê, onde, em sete artigos, os autores provocam uma reflexão ao mesmo tempo em que trazem muita informação para digestão.

Espero que se deliciem com todo este conteúdo, e que ele contribua para um atuar cada vez mais atento, aberto e consciente.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 23/05/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium