revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #72 - Maio 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 72

Caros leitores,

Muitos temas são mais próximos do meu estudo, pesquisa e prática. Um deles é a questão do ser humano em suas interações com outros. Quando em grupo, tudo ganha um novo colorido, as coisas mudam, o olhar muda. É impressionante como somos seres relacionais e precisamos do outro para nos ajudar a dar sentido ao mundo. Influenciamos e somos influenciados o tempo todo. Construímos nosso ego como “armadura” e estratégia de proteção e sobrevivência neste mundo tão cheio de “outros”, diferentes de mim.

Buscamos acolhimento e conforto nos comportamentos ditos “normais”. Queremos ser aceitos e queridos, de preferência, por todos.

Somos também seres em constante construção, reforma e descoberta de novos continentes internos. Muitos destes espaços, antes desconhecidos, vislumbramos no outro, que ousou ir lá, se aventurar, e foi bom para ele. Será que será bom para mim também?

Vivemos cheios de medos, receios. Por vezes preferimos o sofrimento do conhecido a aventura incerta de uma possível felicidade.

Este é o ser humano.

Sozinhos somos de um jeito, em grupo outra parte de nós vem à tona.

Presos em uma ilha, privados de qualquer interação com este outro, que serve de espelho para minha própria identidade, uma bola vira o Wilson, o melhor amigo.

Esta edição traz o tema “Aprender em grupo”, nome mais do que apropriado para o que realmente acontece quando estamos juntos. Um grupo ganha vida quando se forma, e esta se dissipa no conhecimento coletivo quando ele se desfaz. Falar sobre esta dinâmica é de fundamental importância, em tempos onde muitos falam de Coaching em grupo com o principal foco de maximizar ganhos financeiros.

Paulo Corniani fez uma coordenação magistral deste dossiê, onde, em sete artigos, os autores provocam uma reflexão ao mesmo tempo em que trazem muita informação para digestão.

Espero que se deliciem com todo este conteúdo, e que ele contribua para um atuar cada vez mais atento, aberto e consciente.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 23/05/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 131 - Assédio

Olá, nessa edição trazemos um tema muito importante e, longe de ser novo, tem ganhado espaço na mídia e nas postagens do Linkedin. Trata-se do Assédio na organização. Assédio, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade,... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 130 - Sobre o Essencial

Olá, como você que nos acompanha já deve ter percebido, nossos dossiês vão aprofundando questões importantes sobre Ser Humano, e nossa temporária jornada nesse planeta. Estamos a três meses falando sobre o “Essencial”, sob diferentes abordagens. Ficou claro como consideramos isso importante? À medida que o tempo vai passando e vamos envelhecendo, é recomendável... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 129 - Essencial - parte 2

Olá, nessa parte 2 falando sobre leituras essenciais para quem se dedica a pesquisa e descoberta do mundo maravilhoso do desenvolvimento humano, fiz a seleção por temas de edições. Confesso que revisitar cada edição foi uma viagem no tempo, lembrando como cada edição foi concebida, quem e porque foi convidado a escrever, como as conversas se desenrolaram, a primeira leitura... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 128

Olá, Esse início de ano resolvi inovar. Sim, fazer diferente, ouvir as emoções, os acontecimentos, o entorno e o mercado. 2023 foi um ano muito desafiador para a revista, com as mudanças políticas, crises internacionais e muitas empresas fazendo cortes, reestruturações, e buscando novas fórmulas para o “fazer mais com menos”. Em novembro tivemos nossas contas do Instagram... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 127 - Confiança

Olá, Nessa edição trazemos a reflexão sobre a importância de um valor tão essencial para a vida humana: Confiança. Se pensarmos em família, relacionamentos amorosos e amizades, fica claro que a confiança é um valor que precisa estar presente para que estas relações, de fato existam. Muitas vezes, famílias relações amorosas e amizades são destruídas porque a confiança foi... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium