As competências centrais em coaching nos inspiram a buscar referências, atualizações e novas formas de treiná-las. Quando pensamos em comunicação assertiva, escuta, presença, não julgamento e reflexões perceptivas abrimos um repertório de prática profissional e aprendizagem muito amplo e humanizador das relações, essencial ao processo de coaching.
A presença é um estado vivo e libertador de consciência generosa, compassiva e consciente em nosso ser - que é sentida e experimentada - no aqui e agora no relacionamento com o outro; e que abre nossos corações, mentes e corpos para uma realidade mais ampla e um campo feliz de conexão, possibilidade e potencial. (Patterson, E.; 2011, pag. 120)
Na área de saúde, pensando em atendimento centrado no paciente, há uma competência em especial que precisamos resgatar e desenvolver continuamente, a escuta. Sem presença não há escuta, sem a suspensão do julgamento não há escuta.
Nós acreditamos que a capacidade necessária para acessar o campo do futuro é a presença. Inicialmente nós pensamos na presença como a capacidade de estar completamente consciente e atento ao momento presente. Então nós passamos a reconhecer presença como escuta profunda, de estar aberto para além dos preconceitos individuais e formas históricas de fazer sentido. (Scharmer, Senge, Jaworski, Flowers, 2005, p.23)