icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #70 - Março 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Neurociência e o Action Learning

Introdu o Estamos numa reuni o de Action Learning AL de l deres de uma mesma diretoria A gerente de uma rea especialista traz um problema que estava tirando seu sono como conseguir realizar as entregas previstas dentro do prazo com uma equipe reduzida em n mero e em compet ncias necess rias para o sucesso A sess o come a e seu problema parece insol vel Fica evidente sua tens o a cada resposta dada s perguntas que n o param de chegar At que a certa altura da reuni o um participante faz uma pergunta que a deixa em sil ncio Quem mais na diretoria tem essa expertise Sua express o muda e poss vel reconhecer as quatro faces do insight i Em sil ncio primeiro seu rosto parece revelar um certo descontentamento Na sequ ncia surge uma express o distante seus olhos se voltam para cima e ela parece estar pensando a respeito da quest o colocada De repente um sorriso e uma express o determinada antecedem sua resposta Voc est querendo dizer que poss vel pensar nossa rea e consequentemente essas entregas - para al m de minha ger ncia Aprendizagem e Neuroci ncia As express es faciais da gerente s o a manifesta o vis vel de um fen meno que se d dentro de nossos c rebros um insight a forma o de novas conex es neurais Isso importa para n s coaches pois de acordo com a neuroci ncia a forma o de um novo circuito a materializa o do que chamamos aprendizagem Ao longo de nossa vida nosso c rebro trabalha incessantemente para formar novas conex es Uma vez formada a nova conex o fica impressa em nosso mapa mental N o poss vel desfaz -la E isso pode ser um problema pois nem sempre tais conex es s o desej veis Algumas podem se tornar obst culos a serem superados com a cria o de circuitos neurais alternativos Para que esses circuitos alternativos esses desvios que nos permitem encontrar uma nova rota neural mais favor vel para enfrentarmos os desafios de nosso dia a dia sejam criados algumas condi es se fazem necess rias A neuroci ncia identificou no funcionamento de nossos c rebros o que qualquer profissional de educa o e desenvolvimento j observou na pr tica que aprendemos melhor quando estamos relaxados antecipando recompensas e que nossa aprendizagem bastante prejudicada quando nos sentimos amea ados O modelo SCARF ii O que nos amea a De certa forma as dimens es de experi ncia que nos amea am e prejudicam nossa aprendizagem s o as mesmas que podem nos recompensar como se diz por a a diferen a entre o rem dio e o veneno est na dose SCARF um acr nimo em ingl s para status certeza...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Potência do Não Saber: Quando o Action Learning Confronta a Pressa Corporativa  

As organizações correm como quem atravessa um rio sobre pedras escorregadias: cada passo é dado às pressas, como se a única meta fosse não cair. Quando tudo é velocidade, esquecemos que o rio tem profundidade. É no mergulho da dúvida, e não na pressa das respostas, que nasce o inédito. Na lógica da urgência, recorremos a soluções conhecidas. É como abrir uma gaveta de respostas... leia mais

7 minutos

Da construção de uma nova cultura à virada positiva dos resultados: um bate-bola entre Beatriz Filgueiras e Guilherme Sayegh

Este texto foi escrito a 4 mãos e fundamentado em 8 anos de parceria. Beatriz Filgueiras (Sócia e Consultora da BKSZ Consultoria Empresarial): Guilherme, quando olho para trás e penso no começo da nossa parceria, lembro de 2018 como um momento de virada. Você ingressou na Pita Bread no ano anterior. Como foi chegar como a segunda geração numa empresa familiar, e ainda em... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium