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Edição #70 - Março 2019

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Como diversas teorias se “encontram” em Action Learning

Quando conheci Action Learning, em 2009, ainda como participante, fiquei absolutamente entusiasmada por sua simplicidade e, ao mesmo tempo, pelo poder que esta metodologia tem para mobilizar pessoas a buscarem seu melhor no grupo e resolver problemas de maneira elegante, harmoniosa e efetiva. Busquei, então, estudar, conhecer e me certificar nesta abordagem. Desde então, está incorporada em minhas atividades profissionais e vida pessoal.

Costumo dizer que Action Learning é muito mais que uma metodologia. Trata-se de um “Jeito Action Learning de Ser”, que incorpora valores como: apreciação, crença no desenvolvimento das pessoas e na capacidade de um grupo para encontrar suas próprias soluções, humildade. Quero fazer aqui uma analogia sobre esta palavra: existe uma relação entre humildade e húmus – o que está perto do solo, da terra. Este significado, perto da terra, próximo da essência, pode nos levar a pensar que a atitude humilde – requerida para o Action Learning Coach e desenvolvida pelos integrantes do grupo – é o terreno fértil onde as sementes – as perguntas – serão lançadas, germinadas e frutificadas. Este aspecto é uma das razões para compreensão sobre o poder de Action Learning: resolver problemas, desenvolver competências pessoais, grupais e organizacionais, construindo uma cultura de inovação.

Mas afinal, o que é Action Learning? Para os leitores que ainda não conhecem, trago uma sucinta definição: trata-se de uma metodologia de solução de problemas que, ao mesmo tempo, desenvolve habilidades de liderança. É realizada com um pequeno grupo, de 4 a 8 pessoas, conduzida por um Coach treinado e certificado, que tem o papel de estimular o melhor desempenho deste grupo. Declarações são feitas somente em resposta a perguntas – esta é uma regra. A pergunta mantém as pessoas no foco, desperta um olhar diferente para soluções criativas e estimula conexão entre as pessoas. Ao final de cada sessão, que dura em média 90 minutos, pelo menos uma ação é endereçada para resolver o problema e há uma reflexão sobre a aprendizagem individual, do grupo e organizacional. Estes são os seis elementos do modelo WIAL Action Learning (Figura 1).


Figura 1 – Os 6 componentes de Action Learning

E você pode perguntar: por quê Action Learning funciona tão bem?

Ela combina diversas teorias e abordagens, além da experiência empírica e acadêmica do criador do modelo WIAL Action Learning, Michael Marquardt, professor e consultor americano. Esta combinação forma um alicerce integrado, que suporta sua eficácia e simplicidade.

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