icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #70 - Março 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como diversas teorias se “encontram” em Action Learning

Quando conheci Action Learning em ainda como participante fiquei absolutamente entusiasmada por sua simplicidade e ao mesmo tempo pelo poder que esta metodologia tem para mobilizar pessoas a buscarem seu melhor no grupo e resolver problemas de maneira elegante harmoniosa e efetiva Busquei ent o estudar conhecer e me certificar nesta abordagem Desde ent o est incorporada em minhas atividades profissionais e vida pessoal Costumo dizer que Action Learning muito mais que uma metodologia Trata-se de um Jeito Action Learning de Ser que incorpora valores como aprecia o cren a no desenvolvimento das pessoas e na capacidade de um grupo para encontrar suas pr prias solu es humildade Quero fazer aqui uma analogia sobre esta palavra existe uma rela o entre humildade e h mus o que est perto do solo da terra Este significado perto da terra pr ximo da ess ncia pode nos levar a pensar que a atitude humilde requerida para o Action Learning Coach e desenvolvida pelos integrantes do grupo o terreno f rtil onde as sementes as perguntas ser o lan adas germinadas e frutificadas Este aspecto uma das raz es para compreens o sobre o poder de Action Learning resolver problemas desenvolver compet ncias pessoais grupais e organizacionais construindo uma cultura de inova o Mas afinal o que Action Learning Para os leitores que ainda n o conhecem trago uma sucinta defini o trata-se de uma metodologia de solu o de problemas que ao mesmo tempo desenvolve habilidades de lideran a realizada com um pequeno grupo de a pessoas conduzida por um Coach treinado e certificado que tem o papel de estimular o melhor desempenho deste grupo Declara es s o feitas somente em resposta a perguntas esta uma regra A pergunta mant m as pessoas no foco desperta um olhar diferente para solu es criativas e estimula conex o entre as pessoas Ao final de cada sess o que dura em m dia minutos pelo menos uma a o endere ada para resolver o problema e h uma reflex o sobre a aprendizagem individual do grupo e organizacional Estes s o os seis elementos do modelo WIAL Action Learning Figura Figura Os componentes de Action Learning E voc pode perguntar por qu Action Learning funciona t o bem Ela combina diversas teorias e abordagens al m da experi ncia emp rica e acad mica do criador do modelo WIAL Action Learning Michael Marquardt professor e consultor americano Esta combina o forma um alicerce integrado que suporta sua efic cia e simplicidade Da Administra o vieram os principais conceitos de pensadores como Collins Drucker Peters Maslow McGregor e McClelland al m de Bertalanffy Senge Morin e Bauman Quem j estudou a Teoria Geral de Administra o certamente lembra da evolu o dos modelos de gest o desde a revolu o industrial com a Administra o Cient fica at a p s modernidade Cada um dos modelos deixou sua contribui o e foram incorporados na abordagem do modelo WIAL Action Learning Por exemplo a Escola das Rela es Humanas que enfatizou a correla o entre valoriza o e produtividade a partir da necessidade que as pessoas t m de serem ouvidas e participar dos grupos s quais pertencem no ambiente laboral Esta necessidade considerada e atendida nas reuni es de Action Learning pois todos os integrantes participam s o ouvidos e se expressam porque a estrutura da metodologia garante esta participa o Outro exemplo a teoria sociot cnica pioneira na mudan a de nfase considerando o papel de grupos como a unidade prim ria de an lise e n o o indiv duo Foi criada por Trist e Emery baseada em seu trabalho com os trabalhadores nas minas de carv o inglesas no Instituto Tavistock em Londres Reg Revans considerado o pai da Action Learning foi contempor neo e viveu nesta cidade aplicando...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O SER Humano e a Criatividade e a Relação com a Biomimética

Gosto da brincar com a origem das palavras. Assim como árvores precisam de raízes fortes, nossa linguagem e cultura também precisam de suas raízes. Quando penso em criatividade me vem em mente a criança. Leve, curiosa, quer experimentar, se arrisca em movimentos novos, se interessa em mil “porquês” e não tem medo de não saber. Quem já foi assim? E o melhor, quem ainda... leia mais

9 minutos

Coaching Inclusivo e TDAH nos Negócios: estratégias para um mundo do trabalho mais justo, produtivo, humano e feliz

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa no modo como lideramos pessoas e organizamos o trabalho. A diversidade, finalmente, começou a ganhar espaço nas Organizações, mas ainda focada em marcadores visíveis como gênero, raça, idade, condições físicas, sexualidade, entre outros. Entretanto, é preciso ir além, é necessário incluir aspectos “invisíveis” que... leia mais

16 minutos

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium