icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #70 - Março 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Apresentação do Dossiê: Action Learning

Participei da minha primeira reunião de Action Learning em 2014. A partir desse encontro potente e marcante, muitos outros vieram, e o Action Learning tornou-se parte da minha vida.

Reg Revans desenvolveu esta metodologia a partir de sua experiência diversa e de episódios de vida aparentemente desconexos. É assim que o Action Learning funciona também.

Encontrei nesta metodologia muitos ingredientes que já valorizava e que fizeram ainda mais sentido combinados, amalgamados: a diversidade do grupo, a igualdade de posição no grupo, o aprender fazendo, o fazer fortalecendo conexões e vínculos, um tamanho de grupo que possibilita espaço e tempo para todos, simples no seu formato, flexível nas possibilidades de aplicação.

Esse dossiê espelha o Action Learning na diversidade do grupo de autores, na apropriação do desafio. Ao encontrar pontos de conexão, ao gerar um resultado original impossível de imaginar antes de acontecer, emocionei-me ao perceber onde chegamos.

Fico honrada com o grupo de autores que reunimos, com histórias diversas, expressas na linguagem e no olhar. Espero que você, coach, leitor, assinante, também aprecie os olhares que propomos para formar o caleidoscópio do Action Learning. São profissionais que acreditam e usam Action Learning há anos e possuem reflexões, experiências e conhecimento para compartilhar.

Marina Mazi, apaixonada por Action Learning e cada vez mais mergulhada na frente educacional formando coaches de Action Learning, aqui nos mostra as referências teóricas que alimentaram esta metodologia simples e sofisticada.

Káritas Ribas me apresentou ao Action Learning e a muitas outras coisas durante minha formação como coach Ontológica. Ela abre portas do conhecimento e da aprendizagem, e também nos apresenta como é possível focar na ação e na aprendizagem.

O meu artigo trata de uma das grandes preocupações atuais: o desengajamento no trabalho. E como as dimensões organizacionais podem ser integradas, praticadas e desenvolvidas com Action Learning.

Luciana Rovegno, amiga de longa data (primeiro dia da faculdade), e que o Action Learning reuniu caminhos profissionais, admiradora dos caminhos da mente, nos apresenta a conexão de Action Learning com um dos modelos mais conhecidos da neurociência.

Maria Carolina Mateus, encantada com Action Learning, facilitadora de grupos experiente, dedicada à constante melhoria de sua própria prática, traz o olhar sobre o impacto do Action Learning no coach e na sua prática.

Peter Cauwelier, belga que mora na Tailândia, atualmente presidente do World Institute for Action Learning, aprofundou seu estudo e prática conectando segurança psicológica de equipes e Action Learning.

Agradeço muito ao Luciano Lannes pelo convite, é sempre uma honra e um grande desafio estar aqui.

Querido leitor, adorarei saber o que você achou deste dossiê.

Artigo publicado em 05/03/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Action Learning: Uma Jornada de Transformação que Continua

Quando recebi o convite do Luciano Lannes para coordenar esta edição especial sobre Action Learning, confesso que meu coração disparou. Foi uma mistura de alegria, gratidão e aquele friozinho na barriga de quem recebe uma oportunidade incrível. Agradeço demais pela confiança e pela chance de contribuir com algo tão significativo para nossa comunidade. Seis anos se passaram desde a... leia mais

7 minutos

Cultura Organizacional: a força invisível que sustenta resultados

A cultura de uma organização é a trama invisível que orienta decisões, molda comportamentos e sustenta resultados. Mais do que pano de fundo, ela é protagonista: o diferencial competitivo que define se uma empresa apenas sobrevive — ou se prospera com consistência. É com esse espírito que tenho a alegria de conduzir esta edição da Revista Coaching Brasil. Agradeço à revista... leia mais

3 minutos

Revisitando os Fatores que Impactam os Resultados do Coaching Executivo e Empresarial

“Vale a pena considerar os fatores que impactam a eficácia do coaching antes de  usa-lo”  CCC Blog- Center for Coaching Certification.   Um dos temas recorrentes dos processos de coaching refere-se a análise dos fatores que poderão impactar negativamente seus resultados. Já nos idos de 2007 Orenstein (p. 143) identificou as seguintes falhas potenciais do coaching... leia mais

23 minutos

Muito além das técnicas: o que realmente está em jogo com as Estruturas Libertadoras

As Estruturas Libertadoras vêm ganhando espaço em organizações, comunidades e escolas. Mas, apesar de sua aparente simplicidade, sua potência vai muito além das técnicas. compartilhamos reflexões sobre como crenças invisíveis sobre controle, autoridade e previsibilidade incentivam ou limitam a aplicação das ELs - e como a prática intencional pode nos convidar a uma verdadeira... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras

“Assim como as águas de um rio, as Estruturas Libertadoras tomam a forma das margens que tocam: adaptando-se a padrões similares em todas as escalas e em cada contexto local” Keith McCandless, codesenvolvedor das ELs   É difícil não se impressionar com a versatilidade e potência das Estruturas Libertadoras. Elas atravessam fronteiras geográficas, culturais e institucionais... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium