Quando comento com coaches atuantes, sobre a importância de se filiar à ICF – International Coaching Federation, maior associação global de coaches que tem como missão contribuir para o avanço da arte, ciência e prática do coaching profissional, muitos dizem que não vale a pena, pois não percebem benefícios neste investimento. Normalmente, esse argumento vem acompanhado de um comentário sobre o valor anual pago, de U$ 235, considerado alto.
Sabemos que o preço de um produto ou serviço é diretamente proporcional ao valor percebido pelo cliente. Percebo que boa parte dos que não veem benefícios em ser membro ICF revela pouco conhecimento sobre esta afiliação. Na minha visão, “matam o mensageiro” e não focam no conteúdo da mensagem.
Na semana passada, uma das pautas discutidas pela Diretoria da ICF - Capítulo Minas, na qual atuo como diretora de Desenvolvimento e Credenciamento, foi o desafio de estimular a afiliação ou a renovação à ICF Global e ao nosso capítulo. Quanto mais profissionais aderirem, maior será nossa contribuição com informações de qualidade para o mercado sobre a atividade de coaching que, infelizmente, tem sido tão banalizada.