As organizações estão passando por mudanças diferenciadas e momentos jamais vivenciados, que se transformam em desafios que exigem entender estas mudanças e saber o que fazer com elas. Este processo é acompanhado pela necessidade de diferenciar o líder do chefe (este último é responsável por executar uma tarefa e comandar pessoas para ajudá-lo, tendo autoridade sobre as mesmas).
Quanto pensamos em diferenciar o Líder do chefe, nos faz pensar na Liderança Moderna, onde o Líder precisa ter algo mais do que as competências de chefe. O Líder se diferencia em função de sua proximidade e preocupação com as pessoas dentro das organizações. O Líder olha o presente e prepara-se para o futuro, ele conduz um grupo de pessoas, transforma este grupo em equipe e gera resultados através das pessoas que compõem esta equipe. O Líder tem a habilidade de motivar e influenciar as pessoas de forma positiva e ética, gerando credibilidade, de forma que as pessoas se engajem para o alcance dos resultados da equipe e da organização.
Esta Liderança Moderna que vem se destacando e ocupando lugar importante nas organizações, inclui em sua atuação cotidiana o papel de Coach, conhecido como Líder Coach, tema tão mencionado e discutido nos últimos tempos em todos os lugares, em especial nas organizações diferenciadas, especificamente pelos profissionais de Recursos Humanos.
Na minha experiência profissional, considero que, como colaboradores, somos responsáveis pela entrega de resultados para efetivação da estratégia. Mas ao assumir a posição de Líder de pessoas, somos responsáveis por entregar os resultados através das pessoas da nossa equipe. Com este processo, assumimos a responsabilidade de conhecê-las, apoiar e orientar o desenvolvimento delas, equilibrando as expectativas da empresa com as individuais.