- Por favor, sinta-se à vontade e pense por si mesmo!
- O quê? O que é isso?
Muitas coisas podem ser ditas sobre o uso do Thinking Environment como sua abordagem de coaching (ou, na linguagem que usamos: uma Sessão de Pensamento). Mas um dos pontos mais desafiadores e interessantes é como você explica ao seu cliente o que é a Sessão de Pensamento e como ela difere de outras abordagens de coaching. E isto é normalmente feito na fase de contratação do processo de coaching. Esse artigo explica como contratar e como usar o Thinking Environment como sua abordagem principal ou combinado com outras abordagens e técnicas de coaching.
Por que o Thinking Environment pode ser tão útil em coaching para executivos? Pesquisas (por exemplo: Pillans & Corporate Research Forum, 2014) mostram que especialmente executivos de C-level muitas vezes não têm tempo para pensar por si mesmos. Eles entram no modo “metralhadora de decisões”, disparando grande quantidade de decisões em curtos períodos de tempo, baseando-se em relatórios e recomendações que normalmente foram elaborados por outros. Muitas vezes, eles não têm tempo para pensar antes de tomarem suas decisões. É claro que a capacidade de tomar decisões é muito importante para um executivo, mas como garantir a qualidade dessas decisões? E como seria se pudessem ouvir as recomendações, explorá-las, encontrar tempo para se conectar com o todo, ouvir cuidadosamente o seu sentimento intuitivo e examinar as suposições implícitas?
Há muitos estudos que mostram porque o coaching funciona. Por exemplo, Pillans & Corporate Research Forum (2014) descrevem 6 razões pelas quais o coaching é tão eficaz em ambientes de negócios. Uma dessas razões é que os executivos são capazes de fazer uma pausa, refletir e esvaziar a cabeça em uma sessão de coaching. Eles consideram o tempo que passam com o coach como seguro e sagrado, algo que os executivos raramente têm em suas vidas ocupadas. As Sessões de Pensamento são uma forma efetiva de usar essas pausas para refletir e pensar por si mesmos, o que é possível ao se aplicar um princípio fundamental do Thinking Environment: Nunca interrompa o Pensador!