revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #69 - Fevereiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Cultivando coragem

John é um homem encantador. Ele é inteligente, engraçado e corajoso. Mais uma vez, ele se senta à minha frente, explorando o que pode estar assumindo que está mantendo-o preso em um ciclo repetitivo de baixa auto-estima. Estamos usando a abordagem de Nancy Kline para o coaching, The Thinking Session (Sessão de Pensamento), que tem como principal objetivo proporcionar um ambiente no qual o pensamento independente do cliente é continuamente liberado e transformado.  Esta abordagem requer uma enorme disciplina por parte do coach. Como Coach do Time to Think (empresa fundada por Nancy para qualificar e credenciar profissionais no Thinking Environment), sabemos que o especialista na vida do cliente é o próprio cliente. Também sabemos que o maior presente que temos para oferecer aos nossos clientes é a estrutura na qual eles possam pensar bem por si mesmos, com coragem, disciplina, imaginação e elegância.

Conheço e trabalho com o John há dois anos. Apesar de ser, ele próprio, um coach talentoso e um homem de grande determinação, continua a cair em velhos padrões familiares de pensamento que limitam o que ele acredita ser possível para si mesmo.

Tenho visto esta dinâmica se repetir incontavelmente no meu trabalho ao longo dos últimos 31 anos como coach, treinadora e facilitadora. Quando estamos na beira do abismo encarando o desconhecido, sendo chamados pela inexorável vontade de nossa alma para uma jornada rumo à plenitude e completude, assumindo a posição de quem realmente somos e da vida que queremos viver, há aquele momento existencial de coragem no qual podemos falar por nós ou contra nós - falar pelo que é possível para nossos futuros ou pelo que é inevitavelmente predestinado a nos decepcionar se nos basearmos em nossas falhas do passado.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Mindfulness & Inteligência Emocional

“O termo Saúde Mental está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções” (www.einstein.br/saudemental). Mindfulness & Saúde Mental Após duas décadas de trabalho com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) junto a pessoas que sofriam de ansiedade, depressão, comportamentos compulsivos dentre... leia mais

14 minutos

Liderar líderes voluntários: um aprendizado para a vida

“Admiro as pessoas que brilham como as estrelas, mas aprendi a admirar, o brilho maior, muitas vezes invisível, dos produtores de estrelas”. Luiz Carlos Campos Com muito prazer aceitei o convite de escrever este artigo sobre as minhas práticas e vivências na liderança voluntária. Não poderia começar sem mencionar o quanto aprendi com duas pessoas que marcaram a... leia mais

13 minutos

De “Fazedora” a Líder – Uma Jornada Generativa

Esta jornada que convido vocês a navegarem comigo começa no seminário “Foundations of Generative Leadership” (Fundamentos da Liderança Generativa), que assisti com Bob Dunham. Neste seminário, ele fez uma pergunta tão simples e poderosa como essa: “What do you care about?” (Com o que você se importa? O que lhe importa cuidar?). Abro aqui espaço para um contexto. Eu sempre fui... leia mais

13 minutos

Transformação Digital, complexidade, pessoas e futuro

Falar de transformação digital é falar de gente, nunca de tecnologias, é falar sobre como as tecnologias exponenciais combinadas entre si podem mudar a feição da própria sociedade e sobre os benefícios que elas trazem às pessoas. Tecnologias nunca foram uma finalidade em si, elas se esgotam, são meios pelos quais buscamos a melhoria da qualidade da vida humana, porém ao longo do... leia mais

18 minutos

Visão a partir de um exemplo no Design

Talvez a tarefa mais complexa de um designer seja deixar clara a visão de um projeto de design. Este desafio compreende saber aonde se quer chegar com o projeto. Por exemplo, em um projeto de identidade visual se concentra toda a essência de um produto, empresa ou instituição, e é de se esperar que a visão desses segmentos esteja clara, cabendo ao designer a missão de desenvolvê-la por... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium