revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #69 - Fevereiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Thinking Environment

A primeira vez que fiz uma sessão de Thinking Environment foi chocante!

Era uma tarde na casa de um amigo que Ana e eu visitávamos na Cidade do Cabo. Falávamos sobre abordagens de transformação pela consciência. “Quer fazer uma sessão de pensamento?” – ele ofereceu. Concordei, pois fiquei curioso para conhecer. Após as instruções, ele me deu 20 minutos para pensar sem interrupção. Foi perturbador e difícil manter o foco no meu pensamento que, em alguns momentos, parecia parar. Ele não me interrompia nem dava conselhos, só me incentivava a continuar pensando. Pela primeira vez entendi o significado do “pensar por si mesmo.”

Com a experiência, fui vendo a beleza e a verdade desse processo. Cada tema pensado, decisão tomada e ações elaboradas me empoderavam de tal maneira que era mais fácil depois implementá-las e monitorá-las.

É uma alegria ver crescer uma comunidade de profissionais de coaching, consultoria, mentoria e facilitadores comprovando o valor de criar um Ambiente para Pensar. Se acreditarmos que a mente que tem o problema também tem a solução, o que nós, coaches, podemos oferecer de melhor para que o cliente possa encontrar por si mesmo a solução?

O Thinking Environment é a forma menos intrusiva de coaching que já vi. O cliente é totalmente responsável pelo processo. Nessa edição da Revista Coaching Brasil, vamos tratar dessa abordagem em sua forma mais pura e também quando combinada com outras abordagens de coaching ou trabalhos de grupo.

Minha parceira de vida e colega, Ana, oferece uma visão geral sobre o Thinking Environment e seus Dez Componentes, a partir do que aprendeu bem próxima da fonte original do trabalho.

Trisha Lord, nossa mentora, é membro do Global Faculty do Time to Think, organização global que certifica coaches, consultores e facilitadores ao redor do mundo. Ela descreve uma sessão de pensamento e o poder da pergunta incisiva para remover pressupostos limitadores.

Valter Ribeiro é coach muito experiente e treinador de PNL. Ele descreve como foi sua experiência em uma sessão de pensamento e o que mudou para ele após conhecer o Thinking Environment.

Em meu artigo, dei ênfase à questão da contratação para o coaching em Thinking Environment. Percebemos, com nossa experiência, o que é importante explicar ao cliente para que possa desfrutar da sessão, acessando seu pensamento de forma independente.

Nossa colega Angela Vega dá uma narrativa sobre o que mudou para ela ao incorporar o Thinking Environment como coach e facilitadora. De uma forma bem autêntica, ela descreve várias aplicações e traz uma visão peculiar sobre o Thinking Environment como uma escolha da vida.

Marcelle Xavier oferece a perspectiva do Thinking Environment no trabalho com grupos, mas que pode funcionar também no trabalho individual. Ela compõe com várias abordagens e ressalta o efeito surpreendente da escuta e dos componentes.

Bons pensamentos! 

Com sincero agradecimento,
Steffen Münzner

Artigo publicado em 14/02/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Inteligência Emocional

Imensa honra, mais uma vez, coordenar um dossiê para a Revista Coaching Brasil. Especialmente sobre um tema pelo qual sou absolutamente apaixonado e que se tornou uma das mais importantes habilidades para um ser humano viver num mundo VUCA. Estamos falando da Inteligência Emocional, que segundo o Relatório do Futuro do Trabalho, publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020, é uma das 15... leia mais

11 minutos

Apresentação do Dossiê - Ed. 94

Mais uma vez fui surpreendido pelo querido Lannes com um irrecusável convite: abordar o tema do voluntariado e, portanto, da responsabilidade social do coach. Não dá para dissociar um tema do outro e, mais ainda, não dá para refletir sobre esse assunto sem tocar na ética que rege todas as relações humanas. Acredito, com todas as minhas forças, que a ética – como um princípio... leia mais

11 minutos

Apresentação do Dossiê: Liderança Generativa

Receber o convite para coordenar o dossiê da edição 93 da Revista Coaching Brasil no final de dezembro de 2020 foi um presente de Natal, depois de vivermos um ano tão difícil e cheio de restrições. Obrigado, Luciano, pela confiança e abertura para trazermos um tema tão relevante para o universo do coaching, ainda inédito na língua portuguesa. A Liderança Generativa é uma disciplina... leia mais

9 minutos

A natureza Complexa dentro da Complexidade

Quero começar agradecendo ao Luciano Lannes, editor da Revista Coaching Brasil, pelo convite para coordenar, novamente, os artigos que dão título à essa edição - Complexidade. Obrigado, Luciano. Transitar por esse tema é falar do mundo em que estamos vivendo, é compartilhar minhas ideias sobre esse contexto e, mais ainda, é trocar com profissionais excepcionais e aumentar meu... leia mais

11 minutos

Apresentação do Dossiê: Visão: A Luz que Escolhemos Viver

Visão, no sentido estrito, é a assimilação e percepção visual de tudo que está presente no mundo exterior, concebida a partir da utilização dos olhos e do cérebro. Os olhos são órgãos que funcionam como uma lente, permitindo e filtrando a entrada de luz. Sem luz, não há visão. Já no sentido figurado, visão é a nossa capacidade de perceber e representar situações. Para isto... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium