icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #69 - Fevereiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Thinking Environment

A primeira vez que fiz uma sessão de Thinking Environment foi chocante!

Era uma tarde na casa de um amigo que Ana e eu visitávamos na Cidade do Cabo. Falávamos sobre abordagens de transformação pela consciência. “Quer fazer uma sessão de pensamento?” – ele ofereceu. Concordei, pois fiquei curioso para conhecer. Após as instruções, ele me deu 20 minutos para pensar sem interrupção. Foi perturbador e difícil manter o foco no meu pensamento que, em alguns momentos, parecia parar. Ele não me interrompia nem dava conselhos, só me incentivava a continuar pensando. Pela primeira vez entendi o significado do “pensar por si mesmo.”

Com a experiência, fui vendo a beleza e a verdade desse processo. Cada tema pensado, decisão tomada e ações elaboradas me empoderavam de tal maneira que era mais fácil depois implementá-las e monitorá-las.

É uma alegria ver crescer uma comunidade de profissionais de coaching, consultoria, mentoria e facilitadores comprovando o valor de criar um Ambiente para Pensar. Se acreditarmos que a mente que tem o problema também tem a solução, o que nós, coaches, podemos oferecer de melhor para que o cliente possa encontrar por si mesmo a solução?

O Thinking Environment é a forma menos intrusiva de coaching que já vi. O cliente é totalmente responsável pelo processo. Nessa edição da Revista Coaching Brasil, vamos tratar dessa abordagem em sua forma mais pura e também quando combinada com outras abordagens de coaching ou trabalhos de grupo.

Minha parceira de vida e colega, Ana, oferece uma visão geral sobre o Thinking Environment e seus Dez Componentes, a partir do que aprendeu bem próxima da fonte original do trabalho.

Trisha Lord, nossa mentora, é membro do Global Faculty do Time to Think, organização global que certifica coaches, consultores e facilitadores ao redor do mundo. Ela descreve uma sessão de pensamento e o poder da pergunta incisiva para remover pressupostos limitadores.

Valter Ribeiro é coach muito experiente e treinador de PNL. Ele descreve como foi sua experiência em uma sessão de pensamento e o que mudou para ele após conhecer o Thinking Environment.

Em meu artigo, dei ênfase à questão da contratação para o coaching em Thinking Environment. Percebemos, com nossa experiência, o que é importante explicar ao cliente para que possa desfrutar da sessão, acessando seu pensamento de forma independente.

Nossa colega Angela Vega dá uma narrativa sobre o que mudou para ela ao incorporar o Thinking Environment como coach e facilitadora. De uma forma bem autêntica, ela descreve várias aplicações e traz uma visão peculiar sobre o Thinking Environment como uma escolha da vida.

Marcelle Xavier oferece a perspectiva do Thinking Environment no trabalho com grupos, mas que pode funcionar também no trabalho individual. Ela compõe com várias abordagens e ressalta o efeito surpreendente da escuta e dos componentes.

Bons pensamentos! 

Com sincero agradecimento,
Steffen Münzner

Artigo publicado em 14/02/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Cultura Organizacional: a força invisível que sustenta resultados

A cultura de uma organização é a trama invisível que orienta decisões, molda comportamentos e sustenta resultados. Mais do que pano de fundo, ela é protagonista: o diferencial competitivo que define se uma empresa apenas sobrevive — ou se prospera com consistência. É com esse espírito que tenho a alegria de conduzir esta edição da Revista Coaching Brasil. Agradeço à revista... leia mais

3 minutos

Revisitando os Fatores que Impactam os Resultados do Coaching Executivo e Empresarial

“Vale a pena considerar os fatores que impactam a eficácia do coaching antes de  usa-lo”  CCC Blog- Center for Coaching Certification.   Um dos temas recorrentes dos processos de coaching refere-se a análise dos fatores que poderão impactar negativamente seus resultados. Já nos idos de 2007 Orenstein (p. 143) identificou as seguintes falhas potenciais do coaching... leia mais

23 minutos

Muito além das técnicas: o que realmente está em jogo com as Estruturas Libertadoras

As Estruturas Libertadoras vêm ganhando espaço em organizações, comunidades e escolas. Mas, apesar de sua aparente simplicidade, sua potência vai muito além das técnicas. compartilhamos reflexões sobre como crenças invisíveis sobre controle, autoridade e previsibilidade incentivam ou limitam a aplicação das ELs - e como a prática intencional pode nos convidar a uma verdadeira... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras

“Assim como as águas de um rio, as Estruturas Libertadoras tomam a forma das margens que tocam: adaptando-se a padrões similares em todas as escalas e em cada contexto local” Keith McCandless, codesenvolvedor das ELs   É difícil não se impressionar com a versatilidade e potência das Estruturas Libertadoras. Elas atravessam fronteiras geográficas, culturais e institucionais... leia mais

2 minutos

Apresentação do dossiê - Coaching Climático

Motivados por uma profunda preocupação com a ameaça das mudanças climáticas aliada à crença no poder do coaching para contribuir para a transformação necessária em resposta, nos tornamos coaches climáticos. No ano passado, nós, Steffen Munzner e Francesca Smith, fundamos a Comunidade Brasileira da “Climate Coaching Alliance” (CCA), uma organização internacional com 4.000... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium