icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #69 - Fevereiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Thinking Environment

A primeira vez que fiz uma sessão de Thinking Environment foi chocante!

Era uma tarde na casa de um amigo que Ana e eu visitávamos na Cidade do Cabo. Falávamos sobre abordagens de transformação pela consciência. “Quer fazer uma sessão de pensamento?” – ele ofereceu. Concordei, pois fiquei curioso para conhecer. Após as instruções, ele me deu 20 minutos para pensar sem interrupção. Foi perturbador e difícil manter o foco no meu pensamento que, em alguns momentos, parecia parar. Ele não me interrompia nem dava conselhos, só me incentivava a continuar pensando. Pela primeira vez entendi o significado do “pensar por si mesmo.”

Com a experiência, fui vendo a beleza e a verdade desse processo. Cada tema pensado, decisão tomada e ações elaboradas me empoderavam de tal maneira que era mais fácil depois implementá-las e monitorá-las.

É uma alegria ver crescer uma comunidade de profissionais de coaching, consultoria, mentoria e facilitadores comprovando o valor de criar um Ambiente para Pensar. Se acreditarmos que a mente que tem o problema também tem a solução, o que nós, coaches, podemos oferecer de melhor para que o cliente possa encontrar por si mesmo a solução?

O Thinking Environment é a forma menos intrusiva de coaching que já vi. O cliente é totalmente responsável pelo processo. Nessa edição da Revista Coaching Brasil, vamos tratar dessa abordagem em sua forma mais pura e também quando combinada com outras abordagens de coaching ou trabalhos de grupo.

Minha parceira de vida e colega, Ana, oferece uma visão geral sobre o Thinking Environment e seus Dez Componentes, a partir do que aprendeu bem próxima da fonte original do trabalho.

Trisha Lord, nossa mentora, é membro do Global Faculty do Time to Think, organização global que certifica coaches, consultores e facilitadores ao redor do mundo. Ela descreve uma sessão de pensamento e o poder da pergunta incisiva para remover pressupostos limitadores.

Valter Ribeiro é coach muito experiente e treinador de PNL. Ele descreve como foi sua experiência em uma sessão de pensamento e o que mudou para ele após conhecer o Thinking Environment.

Em meu artigo, dei ênfase à questão da contratação para o coaching em Thinking Environment. Percebemos, com nossa experiência, o que é importante explicar ao cliente para que possa desfrutar da sessão, acessando seu pensamento de forma independente.

Nossa colega Angela Vega dá uma narrativa sobre o que mudou para ela ao incorporar o Thinking Environment como coach e facilitadora. De uma forma bem autêntica, ela descreve várias aplicações e traz uma visão peculiar sobre o Thinking Environment como uma escolha da vida.

Marcelle Xavier oferece a perspectiva do Thinking Environment no trabalho com grupos, mas que pode funcionar também no trabalho individual. Ela compõe com várias abordagens e ressalta o efeito surpreendente da escuta e dos componentes.

Bons pensamentos! 

Com sincero agradecimento,
Steffen Münzner

Artigo publicado em 14/02/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Apresentação do dossiê - Prática de Vida Integral

Parece que foi ontem que coordenei e escrevi um artigo para o dossiê de Teoria Integral na Revista Coaching Brasil, edição 81 de fevereiro de 2020. Aquela publicação marcou um momento importante no avanço da abordagem integral no Brasil. Desde então, tenho acompanhado com entusiasmo o crescimento, ainda que gradual, da metateoria de Ken Wilber em diferentes ambientes, diálogos e... leia mais

6 minutos

Do Burnout ao Chamado para uma Vida Integral

Entre Wilber, Steiner e o caminho vivo do autoconhecimento: um convite ao renascimento humano O chamado para uma vida integral Há momentos na vida em que o corpo fala mais alto do que qualquer teoria. No meu caso, ele gritou.Em 2020, no auge da pandemia, recebi o diagnóstico de Síndrome de Burnout. Depois de anos cuidando de times, projetos e resultados na área de Tecnologia, sempre com o... leia mais

13 minutos

Práticas Somáticas no Coaching Integral: corporificando o desenvolvimento

O objetivo deste artigo é, com base em experiência prática e formação profissional, trazer os fundamentos do Coaching Integral e demonstrar como as Práticas de Vida Integral quando cuidadosamente desenhadas e intencionalmente realizadas, potencialmente constituem o caminho no qual o amadurecimento psicológico-espiritual acontece e traz com ele transformações em múltiplas áreas da vida.... leia mais

18 minutos

Apresentação do dossiê: Action Learning: Quando o Mundo se Encontra no Brasil

Olá! Estou novamente aqui com vocês, e confesso que escrever este dossiê traz uma emoção ainda maior que a anterior. Se coordenar a edição 149 foi especial, estar à frente desta edição 150 é simplesmente mágico – e não apenas por ser um marco para a Revista Coaching Brasil, mas pelo momento histórico que estamos vivendo. Mais uma vez, agradeço ao Luciano Lannes pela confiança... leia mais

7 minutos

Coaching e Resiliência na Era da Incerteza

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”  Mahatma Gandhi   Estamos vivendo tempos marcados por profundas e desafiadoras transformações e instabilidades. O que antes era seguro, previsível e duradouro — com relações estáveis, economias sólidas e carreiras lineares — hoje se mostra frágil e efêmero. A Era da Incerteza  chegou, moldando... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium