revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #68 - Janeiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como ampliar a Investigação Apreciativa com o olhar antroposófico?

Descoberta. O que traz vida? Dream (Sonho). Design (Planejamento). Destino. Minhas forças... Diálogo... Perguntas... Passado, presente e futuro... Apreciar...

O que os 4 D’s acima e “elementos” da Investigação Apreciativa (IA) têm a ver com coaching? E, se têm, será que os fundamentos, ou as bases teóricas, destes “elementos” podem ser ampliados por outras visões?

As empresas, ou organizações, ao procurarem um consultor, ou um coach, têm a expectativa de que algo mude, ou se transforme. Que surjam respostas ou decisões sobre o futuro. Aqui, surge uma grande diferença da IA para outras abordagens: normalmente, a tendência é diagnosticar o problema e buscar sua solução, com um grupo reduzido de pessoas. Na IA, procura-se apreciar o que existe de bom e melhor, o que vivificou a organização. Então se imagina “Como poderia ser?”, determina-se “Como deveria ser?” e cria-se “O que será!”, envolvendo todas as pessoas. Sabemos que muito do que somos vem do passado e que simplesmente não adianta dizer: “Eu, se fosse você, faria isto.”. Porque “entra por um ouvido e sai pelo outro”. Não cria comprometimento! A solução tem que ser gestada pelas pessoas da empresa, ou pelo coachee... E aí entra a necessidade de energia positiva, sonhos, diálogos, perguntas, “vida!”, que são a base das 4 etapas, os 4 D’s, do processo da IA. Ele se desenvolve em torno de um “Tópico Positivo” e não em torno de um “problema”. Exemplo: para uma linha aérea, poderia ser “Como transformar a experiência de voo e a entrega da bagagem do cliente numa experiência altamente satisfatória?”

Como consultor, uma das metodologias que tenho na minha caixa de ferramentas é a IA. A uso no trabalho com grupos grandes e tempo curto. Também tenho várias práticas que se apoiam nos estudos e livros do Rudolf Steiner, o criador da Antroposofia. Vou sintetizar alguns conceitos e teorias que uso com o objetivo de ampliar o pano de fundo das abordagens, perguntas, diálogos e intuições da IA, ou para reafirmar a sabedoria da abordagem apreciativa.


Visão Antroposófica do Ser Humano (SH) e da Empresa/Organização

O SH tem: um Corpo Físico (é a matéria, que enterramos depois da morte); um Corpo Vital (que dá a vida, faz o coração bater, respirar, o sangue fluir, a digestão); um Corpo Astral, com os sentimentos, emoções e sensações, onde se alojam as habilidades sociais (ouvir, falar, observar, perguntar, aconselhar, acolher diferentes pontos de vista, negociar) e o pensar, sentir e querer/agir. E temos um Eu (a individualidade, sonhos de vida, planos, valores, consciência).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Liderança Consciente: Uma Jornada de Ser

Líderes conscientes constroem culturas fortes e humanas. É com esta frase que tenho aberto minhas palestras quando trago a necessidade de refletirmos sobre a demanda atual por uma nova liderança. Em um mundo que se apresenta cada vez mais desafiador, a necessidade de uma nova liderança é mais urgente do que nunca. Esta nova liderança dispõe de um novo nível de consciência e, para tal,... leia mais

10 minutos

Do Vazio à Reconstrução, um caminho interior - Transformando a Dor em Força: A Jornada Coletiva para a Recuperação

"Somos assim: sonhamos o vôo mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o vôo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram." Os irmãos Karamazov Fiódor... leia mais

12 minutos

O Inglês como fortalecimento da marca pessoal

Pouco se fala a respeito do inglês como uma ferramenta poderosa na construção da marca pessoal, entretanto por ser língua franca nos negócios internacionais, permitindo a comunicação eficaz entre pessoas de diferentes países e culturas, seu domínio pode abrir portas para oportunidades globais, facilitar negociações e conferir uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, então... leia mais

9 minutos

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium