revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #68 - Janeiro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Como ampliar a Investigação Apreciativa com o olhar antroposófico?

Descoberta. O que traz vida? Dream (Sonho). Design (Planejamento). Destino. Minhas forças... Diálogo... Perguntas... Passado, presente e futuro... Apreciar...

O que os 4 D’s acima e “elementos” da Investigação Apreciativa (IA) têm a ver com coaching? E, se têm, será que os fundamentos, ou as bases teóricas, destes “elementos” podem ser ampliados por outras visões?

As empresas, ou organizações, ao procurarem um consultor, ou um coach, têm a expectativa de que algo mude, ou se transforme. Que surjam respostas ou decisões sobre o futuro. Aqui, surge uma grande diferença da IA para outras abordagens: normalmente, a tendência é diagnosticar o problema e buscar sua solução, com um grupo reduzido de pessoas. Na IA, procura-se apreciar o que existe de bom e melhor, o que vivificou a organização. Então se imagina “Como poderia ser?”, determina-se “Como deveria ser?” e cria-se “O que será!”, envolvendo todas as pessoas. Sabemos que muito do que somos vem do passado e que simplesmente não adianta dizer: “Eu, se fosse você, faria isto.”. Porque “entra por um ouvido e sai pelo outro”. Não cria comprometimento! A solução tem que ser gestada pelas pessoas da empresa, ou pelo coachee... E aí entra a necessidade de energia positiva, sonhos, diálogos, perguntas, “vida!”, que são a base das 4 etapas, os 4 D’s, do processo da IA. Ele se desenvolve em torno de um “Tópico Positivo” e não em torno de um “problema”. Exemplo: para uma linha aérea, poderia ser “Como transformar a experiência de voo e a entrega da bagagem do cliente numa experiência altamente satisfatória?”

Como consultor, uma das metodologias que tenho na minha caixa de ferramentas é a IA. A uso no trabalho com grupos grandes e tempo curto. Também tenho várias práticas que se apoiam nos estudos e livros do Rudolf Steiner, o criador da Antroposofia. Vou sintetizar alguns conceitos e teorias que uso com o objetivo de ampliar o pano de fundo das abordagens, perguntas, diálogos e intuições da IA, ou para reafirmar a sabedoria da abordagem apreciativa.


Visão Antroposófica do Ser Humano (SH) e da Empresa/Organização

O SH tem: um Corpo Físico (é a matéria, que enterramos depois da morte); um Corpo Vital (que dá a vida, faz o coração bater, respirar, o sangue fluir, a digestão); um Corpo Astral, com os sentimentos, emoções e sensações, onde se alojam as habilidades sociais (ouvir, falar, observar, perguntar, aconselhar, acolher diferentes pontos de vista, negociar) e o pensar, sentir e querer/agir. E temos um Eu (a individualidade, sonhos de vida, planos, valores, consciência).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos

Pontos Fortes e Confiança

A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia. Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium