revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #66 - Novembro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

COACHING EXECUTIVO: Assertividade pra lá e pra cá!

“Assertividade é olhar para dentro de si
e se perdoar por não ser perfeito.”
Vera Martins

Como psicóloga, sou uma observadora do comportamento humano. Onde estiver, observo as atitudes das pessoas. Uma das situações que me encantam são as pessoas que se posicionam de forma firme e pontual quando encontram dificuldades. Procuram escutar o outro lado da história, com serenidade, sem interromper a fala de ninguém. Parece que estão, na maioria das vezes, de “bem com a vida”. A assertividade dessas pessoas é que faz a diferença.

Mas o que é assertividade? Trata-se de um estilo de comunicação que se caracteriza por ter foco, clareza, objetividade, honestidade e transparência. Assim, comunicar-se de forma assertiva é expressar, sem constrangimento e rodeios, sentimentos, opiniões e necessidades e ainda escutar ativamente nossos interlocutores, estimulando-os, dessa forma, a assumir consciência de suas próprias escolhas na vida pessoal e profissional.

Pode parecer simples, mas está longe de ser assim. A comunicação assertiva exige uma mudança de foco, porque, quando os sentimentos são assumidos como nossos e nos tornamos responsáveis por eles, a reflexão passa a ser diferente. Desse modo, deixamos de culpar o outro como causador de qualquer emoção que temos. A outra pessoa não tem esse poder!

A relação com o outro passa, então, a acontecer com menos cobrança e menos expectativa, e nossa comunicação tem maior probabilidade de ser ativa e não mais reativa. Decido o que quero sentir e faço o que escolhi fazer. Esse conhecimento é altamente libertador!


Verdadeiro ou simpático?

Sabe-se que existem muitas dificuldades para que a comunicação assertiva, tanto verbal como escrita, torne-se a primeira escolha quando estamos frente a frente com relações familiares, sociais e profissionais. Muitas vezes, as pessoas preferem reagir de forma simpática, com uma comunicação passiva, ou de forma antipática, sendo agressivas, no lugar de agir de forma empática, sendo assertivas.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium