revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

COACHING EXECUTIVO E EMPRESARIAL – Um Processo Comunicacional

O Coaching executivo e empresarial se dá por meio de um processo de comunicação entre duas pessoas – Coach e Coachee - e que leva em conta um contexto empresarial. Além da dupla principal, outros stakeholders também fazem parte desse processo: representante do RH e Gestor do Coach.

Segundo Rosa Krausz, no livro “Reflexões sobre Coaching Executivo e Empresarial”, o Coaching executivo e empresarial “trata-se de uma relação entre o Coach e seu cliente, que ocupa uma posição de liderança numa estrutura organizacional”. Para que esse processo se torne viável e bem-sucedido, um tipo especial de comunicação deve ser estabelecido entre esse dueto. Ainda segundo Rosa Krausz, “esse processo cria um espaço na agenda do executivo para dialogar a respeito de questões que, embora relevantes, tendem a não ser ventiladas entre colegas de trabalho”.

Quando o assunto é comunicação, comumente damos mais atenção ao falar e ao como falar e deixamos em segundo plano o ouvir, que tem papel fundamental para a comunicação, especialmente durante um processo de Coaching Executivo e Empresarial. Ouvir o Coachee em profundidade significa entender como ele vê o mundo, o que ele sente e necessita em relação aos objetivos e contexto que estão sendo tratados durante o processo.


Qualidade da escuta

Com base na Teoria U, podemos identificar quatro níveis de escuta, que têm impacto diferente, na possibilidade de o Coach Executivo contribuir para o desenvolvimento do Coachee:

- Downloading ou Recuperação: modo de ouvir no qual suposições, crenças e julgamentos são usados como base de comparação para entender os demais. Aqui, um viés inconsciente do passado busca confirmar ideias ultrapassadas e velhos modos de ver o mundo. Neste nível de escuta, nossa abertura para o outro é praticamente nula.

- Escuta factual: uma visão crítica e alerta às contradições nas informações recebidas dos outros; proporciona o questionamento das crenças prévias, gerando novas informações e visões. É voltada ao presente, com a mente racional, baseada em fatos, mas sem levar em conta aspectos emocionais e motivacionais em consideração.

- Escuta empática: completamente voltada ao presente, esse nível de escuta inclui a mente racional e a emocional, ambas abertas e focadas no outro. Esse tipo de escuta apresenta grande potencial libertador, pois permite que tanto quem escuta como quem é ouvido respeite seus sentimentos e necessidades. Abaixo apresento uma citação do psicólogo Carl Rogers, onde escreve em seu livro “A pessoa Como Centro” sobre escuta empática:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium