O Coaching executivo e empresarial se dá por meio de um processo de comunicação entre duas pessoas – Coach e Coachee - e que leva em conta um contexto empresarial. Além da dupla principal, outros stakeholders também fazem parte desse processo: representante do RH e Gestor do Coach.
Segundo Rosa Krausz, no livro “Reflexões sobre Coaching Executivo e Empresarial”, o Coaching executivo e empresarial “trata-se de uma relação entre o Coach e seu cliente, que ocupa uma posição de liderança numa estrutura organizacional”. Para que esse processo se torne viável e bem-sucedido, um tipo especial de comunicação deve ser estabelecido entre esse dueto. Ainda segundo Rosa Krausz, “esse processo cria um espaço na agenda do executivo para dialogar a respeito de questões que, embora relevantes, tendem a não ser ventiladas entre colegas de trabalho”.
Quando o assunto é comunicação, comumente damos mais atenção ao falar e ao como falar e deixamos em segundo plano o ouvir, que tem papel fundamental para a comunicação, especialmente durante um processo de Coaching Executivo e Empresarial. Ouvir o Coachee em profundidade significa entender como ele vê o mundo, o que ele sente e necessita em relação aos objetivos e contexto que estão sendo tratados durante o processo.
Qualidade da escuta
Com base na Teoria U, podemos identificar quatro níveis de escuta, que têm impacto diferente, na possibilidade de o Coach Executivo contribuir para o desenvolvimento do Coachee:
- Downloading ou Recuperação: modo de ouvir no qual suposições, crenças e julgamentos são usados como base de comparação para entender os demais. Aqui, um viés inconsciente do passado busca confirmar ideias ultrapassadas e velhos modos de ver o mundo. Neste nível de escuta, nossa abertura para o outro é praticamente nula.
- Escuta factual: uma visão crítica e alerta às contradições nas informações recebidas dos outros; proporciona o questionamento das crenças prévias, gerando novas informações e visões. É voltada ao presente, com a mente racional, baseada em fatos, mas sem levar em conta aspectos emocionais e motivacionais em consideração.
- Escuta empática: completamente voltada ao presente, esse nível de escuta inclui a mente racional e a emocional, ambas abertas e focadas no outro. Esse tipo de escuta apresenta grande potencial libertador, pois permite que tanto quem escuta como quem é ouvido respeite seus sentimentos e necessidades. Abaixo apresento uma citação do psicólogo Carl Rogers, onde escreve em seu livro “A pessoa Como Centro” sobre escuta empática: