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Edição #65 - Outubro 2018

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COACHING EXECUTIVO E EMPRESARIAL – Um Processo Comunicacional

O Coaching executivo e empresarial se d por meio de um processo de comunica o entre duas pessoas Coach e Coachee - e que leva em conta um contexto empresarial Al m da dupla principal outros stakeholders tamb m fazem parte desse processo representante do RH e Gestor do Coach Segundo Rosa Krausz no livro Reflex es sobre Coaching Executivo e Empresarial o Coaching executivo e empresarial trata-se de uma rela o entre o Coach e seu cliente que ocupa uma posi o de lideran a numa estrutura organizacional Para que esse processo se torne vi vel e bem-sucedido um tipo especial de comunica o deve ser estabelecido entre esse dueto Ainda segundo Rosa Krausz esse processo cria um espa o na agenda do executivo para dialogar a respeito de quest es que embora relevantes tendem a n o ser ventiladas entre colegas de trabalho Quando o assunto comunica o comumente damos mais aten o ao falar e ao como falar e deixamos em segundo plano o ouvir que tem papel fundamental para a comunica o especialmente durante um processo de Coaching Executivo e Empresarial Ouvir o Coachee em profundidade significa entender como ele v o mundo o que ele sente e necessita em rela o aos objetivos e contexto que est o sendo tratados durante o processo Qualidade da escuta Com base na Teoria U podemos identificar quatro n veis de escuta que t m impacto diferente na possibilidade de o Coach Executivo contribuir para o desenvolvimento do Coachee - Downloading ou Recupera o modo de ouvir no qual suposi es cren as e julgamentos s o usados como base de compara o para entender os demais Aqui um vi s inconsciente do passado busca confirmar ideias ultrapassadas e velhos modos de ver o mundo Neste n vel de escuta nossa abertura para o outro praticamente nula - Escuta factual uma vis o cr tica e alerta s contradi es nas informa es recebidas dos outros proporciona o questionamento das cren as pr vias gerando novas informa es e vis es voltada ao presente com a mente racional baseada em fatos mas sem levar em conta aspectos emocionais e motivacionais em considera o - Escuta emp tica completamente voltada ao presente esse n vel de escuta inclui a mente racional e a emocional ambas abertas e focadas no outro Esse tipo de escuta apresenta grande potencial libertador pois permite que tanto quem escuta como quem ouvido respeite seus sentimentos e necessidades Abaixo apresento uma cita o do psic logo Carl Rogers onde escreve em seu livro A pessoa Como Centro sobre escuta emp tica Quando algu m realmente o escuta sem julg -lo sem tentar assumir a responsabilidade por voc sem tentar mold -lo muito bom Quando sinto que fui ouvido e escutado consigo perceber meu mundo de uma maneira nova e ir em frente espantoso como problemas que parecem insol veis se tornam sol veis quando algu m escuta Como confus es que parecem irremedi veis viram riachos relativamente claros correndo quando se escutado - Escuta gerativa tipo de escuta direcionada ao futuro pressup e uma cria o a partir de um encadeamento de co-cria o Nesse tipo de escuta a mente racional o cora o e a vontade est o conectados com as novas possibilidades...
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