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Edição #65 - Outubro 2018

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Marketing de Relacionamento Como Estratégia Para Profissionais Liberais

Estamos vivendo num mundo globalizado cada vez mais competitivo - contar com um diploma universitário já não é garantia de sucesso para profissionais liberais. De acordo com o PME (Pesquisa Mensal de Emprego) referente a 2016, estima-se que há mais de 4,3 milhões de brasileiros que trabalham por conta própria. Aqui, estão considerados os profissionais liberais e autônomos. Esse número já representa mais de 20% do total da população economicamente ativa. Para os próximos anos, a quantidade tende a aumentar, porque muitas pessoas estão em busca de inovação e liberdade.

Muitos desses profissionais começaram do zero ou até mesmo abandonaram o emprego formal para dedicar-se aos seus verdadeiros objetivos e buscar a realização profissional. Ser um profissional liberal de sucesso demanda muito trabalho. Mas a criatividade pode gerar excelentes resultados. Tendo em mente que o seu sonho é possível, você tem plena condições de realizá-lo. Vale ressaltar que um profissional liberal é “uma empresa de uma pessoa só”. Tendo isso em vista, deve-se lembrar que, além de conhecer a sua própria área de atuação, é imprescindível aprender sobre marketing, gestão e vendas, principalmente se o desejo for empreender. Além disso, dedicar-se ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança. Buscar dominar as competências e habilidades citadas não é mais um diferencial, mas sim uma questão de sobrevivência. Muitos profissionais liberais têm como problema principal o fato de apenas NÃO explorarem seus potenciais, NÃO corrigirem suas fraquezas, NÃO aproveitarem as oportunidades. Já entre as principais dificuldades encontradas, estão: a falta de planejamento; falta de visão mercadológica interna e externa (neste contexto, indico fazer a análise SWOT que é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para realizar a análise de cenários de uma organização, baseada em fatores internos e externos. O termo SWOT vem do inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças); falta de divulgar sua marca e imagem nos canais corretos de marketing e, principalmente, Saber vender seus produtos e serviços. "Os profissionais liberais que não acordarem para as mudanças do mercado não sobreviverão.” O uso do Marketing de relacionamento para Profissionais Liberais é uma das principais estratégias para quem deseja atingir seu público-alvo de uma forma segmentada e aumentar, de forma considerável, seus resultados. Com a estratégia de marketing de relacionamento bem planejada e executada, a consequência é o aumento de visibilidade, maior reconhecimento profissional (autoridade) e, consequentemente, o aumento nas vendas de produtos ou serviços - esse tipo de estratégia inovadora está sendo usada de forma crescente por empresas e profissionais liberais (médicos, advogados, terapeutas, corretores de imóveis, artistas, contadores, entre outros), que precisam se posicionar como autoridade em seu mercado para atrair e conquistar mais clientes. Ao conhecer as possibilidades existentes através das estratégias de marketing de relacionamento e estreitar os laços e as relações com os clientes, os profissionais podem utilizar de todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o seu público: redes sociais (Facebook, Twitter e etc.), marketing de conteúdo e outros. Personalizar as experiências com os seus clientes é fundamental para o sucesso do seu posicionamento de mercado nos dias atuais, afinal, mais da metade dos brasileiros encontra-se na internet, que é um meio barato, prático e de grande efetividade para se promover. A estratégia de marketing de relacionamento está focada na fidelização de clientes e no compromisso do processo de encantamento do cliente: Atrair, Converter em Cliente, Agregar Valor e Fidelizar. É uma forma de criar e manter um relacionamento duradouro com seus clientes, com objetivo de fazer com que eles se tornem fãs dos produtos e serviços prestados por você/seu negócio.

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