Estamos vivendo num mundo globalizado cada vez mais competitivo - contar com um diploma universit rio j n o garantia de sucesso para profissionais liberais De acordo com o PME Pesquisa Mensal de Emprego referente a estima-se que h mais de milh es de brasileiros que trabalham por conta pr pria Aqui est o considerados os profissionais liberais e aut nomos Esse n mero j representa mais de do total da popula o economicamente ativa Para os pr ximos anos a quantidade tende a aumentar porque muitas pessoas est o em busca de inova o e liberdade Muitos desses profissionais come aram do zero ou at mesmo abandonaram o emprego formal para dedicar-se aos seus verdadeiros objetivos e buscar a realiza o profissional Ser um profissional liberal de sucesso demanda muito trabalho Mas a criatividade pode gerar excelentes resultados Tendo em mente que o seu sonho poss vel voc tem plena condi es de realiz -lo Vale ressaltar que um profissional liberal uma empresa de uma pessoa s Tendo isso em vista deve-se lembrar que al m de conhecer a sua pr pria rea de atua o imprescind vel aprender sobre nbsp marketing gest o e vendas principalmente se o desejo for empreender Al m disso dedicar-se ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e de lideran a Buscar dominar as compet ncias e habilidades citadas n o mais um diferencial mas sim uma quest o de sobreviv ncia Muitos profissionais liberais t m como problema principal o fato de apenas N O explorarem seus potenciais N O corrigirem suas fraquezas N O aproveitarem as oportunidades J entre as principais dificuldades encontradas est o a falta de planejamento falta de vis o mercadol gica interna e externa neste contexto indico fazer a an lise SWOT que uma ferramenta de planejamento estrat gico utilizada para realizar a an lise de cen rios de uma organiza o baseada em fatores internos e externos O termo SWOT vem do ingl s nbsp Strenghts Weaknesses Opportunities nbsp e nbsp Threats nbsp ou seja For as Fraquezas Oportunidades e Amea as falta de divulgar sua marca e imagem nos canais corretos de marketing e principalmente Saber vender seus produtos e servi os Os profissionais liberais que n o acordarem para as mudan as do mercado n o sobreviver o O uso do Marketing de relacionamento para Profissionais Liberais uma das principais estrat gias nbsp para quem deseja nbsp atingir seu p blico-alvo de uma forma segmentada e aumentar de forma consider vel seus resultados Com a estrat gia de marketing de relacionamento bem planejada e executada a consequ ncia o aumento de visibilidade maior reconhecimento profissional autoridade e consequentemente o...