revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing de Relacionamento Como Estratégia Para Profissionais Liberais

Estamos vivendo num mundo globalizado cada vez mais competitivo - contar com um diploma universitário já não é garantia de sucesso para profissionais liberais. De acordo com o PME (Pesquisa Mensal de Emprego) referente a 2016, estima-se que há mais de 4,3 milhões de brasileiros que trabalham por conta própria. Aqui, estão considerados os profissionais liberais e autônomos. Esse número já representa mais de 20% do total da população economicamente ativa. Para os próximos anos, a quantidade tende a aumentar, porque muitas pessoas estão em busca de inovação e liberdade.

Muitos desses profissionais começaram do zero ou até mesmo abandonaram o emprego formal para dedicar-se aos seus verdadeiros objetivos e buscar a realização profissional. Ser um profissional liberal de sucesso demanda muito trabalho. Mas a criatividade pode gerar excelentes resultados. Tendo em mente que o seu sonho é possível, você tem plena condições de realizá-lo. Vale ressaltar que um profissional liberal é “uma empresa de uma pessoa só”. Tendo isso em vista, deve-se lembrar que, além de conhecer a sua própria área de atuação, é imprescindível aprender sobre marketing, gestão e vendas, principalmente se o desejo for empreender. Além disso, dedicar-se ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança. Buscar dominar as competências e habilidades citadas não é mais um diferencial, mas sim uma questão de sobrevivência. Muitos profissionais liberais têm como problema principal o fato de apenas NÃO explorarem seus potenciais, NÃO corrigirem suas fraquezas, NÃO aproveitarem as oportunidades. Já entre as principais dificuldades encontradas, estão: a falta de planejamento; falta de visão mercadológica interna e externa (neste contexto, indico fazer a análise SWOT que é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para realizar a análise de cenários de uma organização, baseada em fatores internos e externos. O termo SWOT vem do inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças); falta de divulgar sua marca e imagem nos canais corretos de marketing e, principalmente, Saber vender seus produtos e serviços. "Os profissionais liberais que não acordarem para as mudanças do mercado não sobreviverão.” O uso do Marketing de relacionamento para Profissionais Liberais é uma das principais estratégias para quem deseja atingir seu público-alvo de uma forma segmentada e aumentar, de forma considerável, seus resultados. Com a estratégia de marketing de relacionamento bem planejada e executada, a consequência é o aumento de visibilidade, maior reconhecimento profissional (autoridade) e, consequentemente, o aumento nas vendas de produtos ou serviços - esse tipo de estratégia inovadora está sendo usada de forma crescente por empresas e profissionais liberais (médicos, advogados, terapeutas, corretores de imóveis, artistas, contadores, entre outros), que precisam se posicionar como autoridade em seu mercado para atrair e conquistar mais clientes. Ao conhecer as possibilidades existentes através das estratégias de marketing de relacionamento e estreitar os laços e as relações com os clientes, os profissionais podem utilizar de todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o seu público: redes sociais (Facebook, Twitter e etc.), marketing de conteúdo e outros. Personalizar as experiências com os seus clientes é fundamental para o sucesso do seu posicionamento de mercado nos dias atuais, afinal, mais da metade dos brasileiros encontra-se na internet, que é um meio barato, prático e de grande efetividade para se promover. A estratégia de marketing de relacionamento está focada na fidelização de clientes e no compromisso do processo de encantamento do cliente: Atrair, Converter em Cliente, Agregar Valor e Fidelizar. É uma forma de criar e manter um relacionamento duradouro com seus clientes, com objetivo de fazer com que eles se tornem fãs dos produtos e serviços prestados por você/seu negócio.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Diversidade começa com D de Diálogo: o poder de uma boa conversa

“Sendo o amor a emoção que funda a origem do humano, e sendo o prazer do conversar nossa característica, resulta que tanto nosso bem estar como nosso sofrimento dependem do nosso conversar” Maturana Diálogo, conversa e comunicação. Três palavras-chave quando pensamos em diversidade. Diversidade, Equidade e Inclusão é o tema da revista. É parte do que nós... leia mais

13 minutos

Inteligência Artificial: Transformando Growth e Recursos Humanos nas Empresas

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial no mundo corporativo, revolucionando diversas áreas, incluindo recursos humanos (RH). Neste artigo, exploraremos como a IA está sendo utilizada para impulsionar o crescimento das empresas e otimizar processos de RH, com um foco especial no que fazemos aqui no iFood Benefícios. Além disso, discutiremos os principais... leia mais

9 minutos

Geração VV

Quando fui convidada para escrever este artigo, precisei me despir das ideias pré-concebidas que se constroem naturalmente de uma geração para a outra. Sou de uma geração que subia em árvores, fazia pesquisas de escola na Barsa, me perdia no trânsito procurando me localizar, fazia trabalhos de escola em folha de papel almaço, gravava minha playlist em fita k7, brincava de esconde-esconde... leia mais

7 minutos

Qual o impacto do Coaching profissional no Brasil nos últimos 20 anos?

Evento da ICW 2024 (International Coach Week) organizado e patrocinado pela Escola de Coaches reuniu Maria Angélica Carneiro, MCC e examinadora de Coaches em língua portuguesa para ICF Global e Jorge Dornelles de Oliveira MCC e ex-presidente da ICF Brasil. Ambos, fundadores da Escola de Coaches, assim como outros três convidados especiais, que além de atuarem como Coaches, contratam Coaches,... leia mais

10 minutos

Liderança e as IDGs, uma abordagem a partir da sala de aula

IDGs como bússola na aprendizagem em uma disciplina sobre liderança. "Liderança na era digital vai além de gerenciar tarefas e alcançar metas. É sobre criar um ambiente inclusivo, equitativo e sustentável, onde a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores são prioritários. É sobre inspirar, engajar e adaptar-se às novas gerações que ingressam no mercado de trabalho com novas... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium