O marketing vem mudando ao longo dos anos saindo de uma abordagem baseada em commodity produtos e servi os sem diferencia o clara para um foco social que abrange efici ncia de mercado qualidade e impacto social medida que a tecnologia transforma as escolhas da sociedade estas escolhas modificam o comportamento do mercado e sa mos de um modelo de marketing voltado venda em si para um marketing baseado na experi ncia e no conhecimento Quando a economia era baseada na agricultura e na troca de produtos prim rios e artesanais na Era Pr -Industrial a rela o entre consumidores e produtores era geralmente pr xima o que influenciava a produ o customizada e a preocupa o em manter clientes leais e com alto grau de confian a Por m com a produ o em massa e o crescimento do consumo da Era Industrial o mercado passou a adotar uma abordagem muito mais voltada transa o venda em si que ao relacionamento Na Era P s-Industrial esta perspectiva de curto prazo chamada de transacional seguiu dominante visto que as economias enfrentaram um grande processo de expans o que foi suportado pela volta da possibilidade de compra por parte dos consumidores acompanhada do lan amento fren tico de bens e servi os Neste per odo diversos autores discutiam e esbo avam in meras defini es e na d cada de foi lan ada a ideia do marketing como uma troca de valores entre duas partes O valor nesse sentido n o se refere a pre o de produto mas percep o que as partes envolvidas na transa o t m de que aquela transa o vale a pena que h mais benef cios que custos envolvidos Assim para aumentar a percep o de valor e em consequ ncia as possibilidades de vendas o marketing buscava conhecer as necessidades dos clientes Todavia a preocupa o em facilitar as compras era maior do que em manter um relacionamento com os clientes j existentes Por volta de teorias gerenciais eclodiram trazendo significativas mudan as ao mundo dos neg cios Percebeu-se que o servi o ao cliente poderia gerar vantagem estrat gica se deixasse de ser tratado apenas como uma atividade de apoio Foi neste per odo que cresceu o interesse por analisar como as empresas corrigiam suas falhas em rela o ao cliente e a orienta o de curto prazo voltada ao consumo acelerado passou a dar lugar a uma vis o mais estrat gica e de longo prazo Foi ent o que se publicou pela primeira vez um estudo falando sobre o relacionamento com o cliente aplicado ao marketing de servi os abrindo o espa o para discuss es mais aprofundadas por estudiosos da rea J na d cada de com um novo per odo de recess o...