revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Do tradicional ao social: como o marketing evoluiu para a perspectiva de relacionamento e o que você pode fazer para praticá-lo

O marketing vem mudando ao longo dos anos, saindo de uma abordagem baseada em commodity (produtos e serviços sem diferenciação clara) para um foco social, que abrange eficiência de mercado, qualidade e impacto social. À medida que a tecnologia transforma as escolhas da sociedade, estas escolhas modificam o comportamento do mercado e saímos de um modelo de marketing voltado à venda em si para um marketing baseado na experiência e no conhecimento.

Quando a economia era baseada na agricultura e na troca de produtos primários e artesanais, na Era Pré-Industrial, a relação entre consumidores e produtores era geralmente próxima, o que influenciava a produção customizada e a preocupação em manter clientes leais e com alto grau de confiança. Porém, com a produção em massa e o crescimento do consumo da Era Industrial, o mercado passou a adotar uma abordagem muito mais voltada à transação, à venda em si, que ao relacionamento.

Na Era Pós-Industrial, esta perspectiva de curto prazo, chamada de transacional, seguiu dominante, visto que as economias enfrentaram um grande processo de expansão, que foi suportado pela volta da possibilidade de compra por parte dos consumidores, acompanhada do lançamento frenético de bens e serviços. Neste período, diversos autores discutiam e esboçavam inúmeras definições e na década de 1970 foi lançada a ideia do marketing como uma troca de valores entre duas partes. O valor, nesse sentido, não se refere a preço de produto, mas à percepção que as partes envolvidas na transação têm de que aquela transação vale a pena, que há mais benefícios que custos envolvidos. Assim, para aumentar a percepção de valor e, em consequência, as possibilidades de vendas, o marketing buscava conhecer as necessidades dos clientes. Todavia, a preocupação em facilitar as compras era maior do que em manter um relacionamento com os clientes já existentes.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Identificando e Abordando o Assédio no Ambiente de Trabalho

Há diferentes tipos de assédios: assédio moral, assédio moral organizacional e assédio sexual. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações... leia mais

11 minutos

O Essencial não é Invisível aos Olhos

O ano era 2016 e eu estava nos Estados Unidos em uma viagem que misturava congresso profissional à passeios pelos parques de Orlando e eu só conseguia sentir raiva de estar ali perdendo tempo em filas e não achando nada divertido. Sim, eram os sintomas da boa a velha depressão que mostrava sua cara novamente. Uma recaída. Uma conhecida antiga. E eu já sabia o que fazer: ir ao médico,... leia mais

13 minutos

Grupo 2 - O Ser Humano e suas Relações

O autoconhecimento é o foco de nossas vidas para alavancar  a compreensão sobre o porque e o sentido da vida. Em paralelo a esse processo que por si já é desafiador o suficiente, temos que conviver com “o outro”, diferente de mim, com valores, crenças, sonhos e propósitos diferentes. Não à toa que o conflito é tema presente em meu trabalho como trainer há 25 anos. Como esse... leia mais

4 minutos

Sobre Coaching

O Coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano muito poderosa, pois trabalha na reflexão e na busca de soluções pelo próprio cliente. Em 2022 escrevi um texto procurando trazer a história e conceitos sobre o Coaching, que teve uma repercussão muito positiva. Visava levar para as pessoas em geral, e aos profissionais da mídia em particular, o que é e o que não é Coaching, visto... leia mais

4 minutos

Sobre Mentoring

Minha formação na área começou com uma visão ímpar sobre o Coaching e o Mentoring, através do querido amigo Marcos Wunderlich. Sistematizador de uma metodologia que reúne, simplifica e instrumentaliza o pensar de muitos outros que ele frequentemente cita nos textos, é com certeza um autor que merece estar nessa lista. Outro grande pesquisador e formador de mentores é Paulo... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium