revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #65 - Outubro 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing de Relacionamento – A poderosa estratégia que une clientes e empresas com o objetivo de criar laços mais duradouros

O marketing de relacionamento surgiu para atender às novas formas de consumo e exigências do consumidor. Com a internet cada vez mais forte, o relacionamento entre marcas e clientes se tornou mais próximo, e a necessidade de se adaptar aos novos meios é condição essencial para conseguir fortalecer os vínculos com consumidores e fidelizar.

As estratégias do marketing tradicional estão ultrapassadas nesse novo contexto. Marcas que se focam apenas em realizar uma venda, sem se preocupar com o que estão entregando, com o sentimento do público em relação ao produto e com o pós-venda, estão bastante equivocadas.


Precisamos falar sobre sentimento

O marketing de relacionamento está extremamente ligado com a percepção que o público tem de um negócio. Em marketing, esse sentimento que os consumidores têm com relação às marcas é chamado de branding.

O branding pode ser construído a fim de que todas as ações da empresa, desde a fabricação de um produto até o pós-venda, estejam alinhadas com o propósito da marca. Em outras palavras, que o sentimento dos clientes seja exatamente o que a empresa quer passar. Dessa forma, todo conteúdo veiculado por uma marca deve ser criado com o intuito de causar no público a impressão desejada.


Marketing de relacionamento não é sobre vender, mas sobre como se relacionar

Fidelizar está muito além de possuir o melhor produto do mercado. E a comunicação com os clientes é uma estratégia importante para atingir este fim.

Pessoas se interessam por pessoas. Os consumidores não querem apenas comprar um produto, por isso, tem se tornado cada vez mais importante saber como agregar valor à marca. Gerar conexões verdadeiras através de narrativas, mostrar que são as pessoas que fazem a empresa, pedir a opinião de clientes, mostrar o propósito da marca, ouvir o que os clientes têm a dizer, conhecer o público que consome o produto ou serviço e compartilhar os bastidores de um negócio, são boas maneiras de implementar o marketing de relacionamento.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Saúde na sua plenitude

O que é ter uma vida com saúde plena? Será apenas a ausência de sintomas e doenças? Talvez quando tivermos alcançado a tríade físico – mente – espírito de maneira equilibrada poderemos dizer que estamos vivendo a vida, não apenas sobrevivendo. A saúde na sua plenitude pode ser uma utopia. Essa busca é constante e não existe um fim na nossa jornada neste plano. O equilíbrio... leia mais

13 minutos

As diferenças culturais: entre belo sonho e pesadelo

França, Alemanha, Itália, Bulgária, Argentina, Holanda, Roménia, Brasil.  Foram as palavras que encerraram a reunião de criação da capa desta edição da revista. São os países de onde os autores do dossiê estavam a falar. A nossa reunião acaba e fico num estado de graça. O nosso grupo é o símbolo, a ilustração perfeita das diferenças culturais. Um exemplo de como... leia mais

13 minutos

Vamos falar em Segurança Psicológica nas Organizações?

Você já deve ter ouvido por aí sobre o conceito de segurança psicológica. Se ainda não ouviu, está na hora! A não ser que a sua organização não esteja precisando inovar, crescer em um contexto de incertezas constantes ou engajar colaboradores, então esse artigo não é pra você. Mas, se você quer saber como conectar as pessoas com o futuro, tomar decisões mais inteligentes... leia mais

10 minutos

Nossos traumas podem nos levar de volta a quem realmente somos

Trauma Talvez não soe como um assunto para a edição de feliz ano novo, por carregar um estigma de algo ruim, pesado, doloroso. Mas foi tão impactante aprender sobre esse assunto nos últimos tempos, que quero compartilhar o que venho descobrindo sobre trauma coletivo, individual e como isso pode impactar nossos processos de coaching e interação com todos os seres humanos, principalmente no... leia mais

13 minutos

Feliz Ano Novo? Não tenha esperanças

Como alguém que aprecia uma boa aventura, sempre que penso em Ano Novo, imagino uma viagem para um lugar inédito. Ao mesmo tempo em que meu íntimo é inundado pelo entusiasmo e excitação de logo colocar o pé na estrada, meu senso de responsabilidade me deixa alerta em relação a preparação, procedimentos de segurança e o planejamento. Em toda viagem, seja ela curta ou longa, precisamos... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium