O marketing de relacionamento surgiu para atender às novas formas de consumo e exigências do consumidor. Com a internet cada vez mais forte, o relacionamento entre marcas e clientes se tornou mais próximo, e a necessidade de se adaptar aos novos meios é condição essencial para conseguir fortalecer os vínculos com consumidores e fidelizar.
As estratégias do marketing tradicional estão ultrapassadas nesse novo contexto. Marcas que se focam apenas em realizar uma venda, sem se preocupar com o que estão entregando, com o sentimento do público em relação ao produto e com o pós-venda, estão bastante equivocadas.
Precisamos falar sobre sentimento
O marketing de relacionamento está extremamente ligado com a percepção que o público tem de um negócio. Em marketing, esse sentimento que os consumidores têm com relação às marcas é chamado de branding.
O branding pode ser construído a fim de que todas as ações da empresa, desde a fabricação de um produto até o pós-venda, estejam alinhadas com o propósito da marca. Em outras palavras, que o sentimento dos clientes seja exatamente o que a empresa quer passar. Dessa forma, todo conteúdo veiculado por uma marca deve ser criado com o intuito de causar no público a impressão desejada.
Marketing de relacionamento não é sobre vender, mas sobre como se relacionar
Fidelizar está muito além de possuir o melhor produto do mercado. E a comunicação com os clientes é uma estratégia importante para atingir este fim.
Pessoas se interessam por pessoas. Os consumidores não querem apenas comprar um produto, por isso, tem se tornado cada vez mais importante saber como agregar valor à marca. Gerar conexões verdadeiras através de narrativas, mostrar que são as pessoas que fazem a empresa, pedir a opinião de clientes, mostrar o propósito da marca, ouvir o que os clientes têm a dizer, conhecer o público que consome o produto ou serviço e compartilhar os bastidores de um negócio, são boas maneiras de implementar o marketing de relacionamento.