Nosso coach João nos traz a seguinte questão:
“Não raro, quando inicio um processo de Coaching Executivo, meus clientes me pedem para fazer uma revisão em seus CVs e alguns deles pedem que eu também faça uma análise crítica de seus perfis em mídia social como LinkedIn. Minha dúvida é se isso é papel do Coach, e se ao dizer não, eu estarei deixando de servir ao meu cliente?”
Meu caro, coach João, ao me debruçar sobre sua questão, me recordei de Jenny Rogers, uma das mais conhecidas e experientes coaches da Inglaterra, com mais de 26 anos de prática em coaching executivo, e um de seus livros, "Great Answers do Tough CV Problems" (Grandes Respostas para Problemas Difíceis do CV). Este livro, segunda a autora, foi escrito com a intenção de tirar o mistério de como escrever um VC. Ele mostra como construir um currículo a partir do zero, começando por decidir se o trabalho é o certo para você, apresentando-lhe uma série de ferramentas para criar sua "marca" pessoal.
A partir desta declaração da autora, penso que a resposta à sua pergunta tem tudo a ver com a forma que você vai apoiar o seu cliente.
Caso você faça sugestões desde que formato utilizar e quando usar um em vez de outro, ensinando como fazer uso da linguagem críptica especial do CV, com muitos modelos e exemplos de como outras pessoas resolveram os mesmos problemas, você seguramente estará se distanciando do papel do coach, assumindo, quem sabe, o papel do consultor.