revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #63 - Agosto 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 63

Caro leitor,

após uma edição sobre vendas em Coaching, um tema delicado e que foi tratado com muita maturidade no dossiê coordenado por Simone Kramer, sentimos a necessidade de dar um passo a mais no sentido de aprofundar a discussão sobre as questões éticas que envolvem a divulgação, as ofertas, o processo de venda e o pós venda.

O tema Coaching está desgastado no mercado exatamente porque aqueles que o vêem como uma mercadoria, o “coisificam” e, assim, ocorre uma distorção em todo o foco do processo. Em seu texto “Coaching não é mercadoria”, Robson Santarém alerta para o processo de mercantilização do Coaching. Utilizando as mídias digitais como principal canal de comunicação, alguns oportunistas e outros acreditando fazer o que precisa ser feito, elaboram chamadas cada vez mais provocativas para chamar a atenção dos internautas.

Supostos mentores de coaches convocam recém formados a lotar suas agendas e a fazer uma primeira sessão inesquecível. Nestas atitudes vemos o foco colocado no Coaching enquanto produto e não como processo que é. De acordo com a ICF, “Coaching é um processo de acompanhamento reflexivo e criativo feito em parceria com os clientes, objetivando inspirá-los a maximizar o seu potencial pessoal e profissional”. Quando é feito um planejamento inicial de primeira sessão “inesquecível” para “fisgar” o cliente, retira-se o foco do coachee, de um primeiro encontro de pura prospecção, conhecimento, exploração e o foco passa ao coach, que precisa impressionar de alguma forma seu futuro cliente. É muito ego envolvido.

Eva Hirsch, em seu texto “Sua reputação é seu maior argumento de vendas”, fala sobre a equação da confiança desenvolvida por Green & Howe:

CONFIANÇA = Credibilidade+Confiabilidade+Proximidade/Auto-interesse

O “auto-interesse” é quanto a pessoa objeto da confiança coloca o foco em si própria ou no cliente. Quanto mais ela colocar o foco em si, em suas habilidades maravilhosas, suas formações fantásticas, etc, menor será a confiança, pois o cliente percebe que a pessoa está mais interessada nela própria do que efetivamente no cliente.

Enfim, todos estes aspectos merecem um olhar crítico e esta edição premia este questionar ético sobre como encarar um processo de abordagem, venda e pós venda em Coaching.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 31/08/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 143 - Atitude

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Nesta edição vamos falar de um tema muito importante, que rege a vida de cada um de nós e está intimamente ligado aos resultados que obtemos. Trata-se da tal ATITUDE. Quero me apropriar de algumas palavras do texto do Daniel Santoro, quando em seu texto diz: “Atitude é um conceito que pode ser compreendido contemporaneamente como a... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 142 - 7 Tendências Essenciais de RH para 2025

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Chegamos a março e o ano segue caminhando em ritmo acelerado. O tema que trazemos nessa edição está em preparação, elocubração e gestação há muito tempo. Os acontecimentos mundiais mais recentes aceleraram a preparação e publicação deste dossiê. As discussões acaloradas sobre esquerda e direita, fim da jornada 6x1,... leia mais

4 minutos

Editorial 141 - Ano Novo, Vida Nova

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Avançamos mais um mês na empreitada de 2025. E ai? Fez um planejamento pé no chão, mas contemplando metas audaciosas? Por vezes mantemos as metas baixas, pelo receio de falhar e nos sentirmos mal com isso. Nada mais humano. Mas também precisamos prestar atenção no que nos ensinam os parceiros e parceiras de viagem neste... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 140 - Ano Novo, Novos Ciclos

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Mais um ano começou e com ele nossos rituais de renovação de ciclos, desejo de mudanças, renovação de esperanças, e uma grande vontade de atingir uma série de metas que vão ficando pelo caminho da vida. Para começarmos bem o ano, pensamos em começar com uma pegada mais leve, trazendo reflexões sobre “Ano Novo, Novos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 139 - Diversidade, Equidade e Inclusão na prática

Caros amigos e amigas da Revista Coaching Brasil, apresento mais uma edição, a de número 139, com uma continuação do tema da Diversidade, Equidade e Inclusão. Ter a consciência de que o mundo é pluralidade, diversidade em prosa e verso, é tão óbvio e fundamental para que as bases de uma convivência harmoniosa possam existir, mas a humanidade, claro, uma parcela dela, não cansa de... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium