icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #61 - Junho 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Cultura de Paz, CNV e Transformação Cultural... a caminho de um mundo melhor

H anos participei de um programa de sensibiliza o para grupos de crian as nas suas atividades de per odo contra-escolar em uma ONG Nossa miss o semear a Cultura de Paz com base no Manifesto da UNESCO nbsp O Manifesto por uma Cultura de Paz e N o Viol ncia foi esbo ado por um grupo de laureados do Pr mio Nobel da Paz com o objetivo de obter o comprometimento das pessoas atrav s da viv ncia cotidiana dos seguintes princ pios Foi nesta ocasi o que li pela primeira vez sobre os conceitos da Comunica o N o Violenta CNV de Marshall Rosenberg Encontrei uma abordagem pr tica de comunica o totalmente alinhada com os princ pios de mudan a em dire o a uma Cultura de Paz promovendo maior profundidade no escutar fomentando o respeito e a empatia estabelecendo desta forma um campo mais f rtil para media o de conflitos de qualquer natureza A semente de atuar como agente de transforma o cultural estava plantada nbsp Alguns anos depois desta vez no contexto organizacional me deparei novamente com a CNV e a Cultura de Paz agora atrav s do Modelo de N veis de Consci ncia de Richard Barrett um modelo que se baseia na hierarquia de necessidades de Abraham Maslow e est alinhado com os est gios de desenvolvimento humano Este modelo se aplica a todos os indiv duos e estruturas de grupo humanas organiza es comunidades na es etc Segundo o modelo de Richard Barret as organiza es crescem e se desenvolvem da mesma maneira que os indiv duos e para se desenvolverem devem responder com sucesso s suas necessidades e ter seus valores evidenciados em cada decis o que tomam e cada a o que praticam As organiza es mais bem-sucedidas s o aquelas que desenvolvem a consci ncia de espectro total ou seja dominam as necessidades de cada um dos sete n veis de consci ncia sendo desta forma capazes de responder e de se adaptar de maneira apropriada a cada desafio do mercado Desta forma o desenvolvimento da organiza o passa pelo dom nio bem-sucedido de cada est gio Por exemplo ao criarmos uma organiza o precisamos primeiro encontrar viabilidade financeira no est gio de...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Rompendo Paradigmas: Como as Estruturas Libertadoras Renovaram o Poder Judiciário

Introdução O Poder Judiciário brasileiro sempre foi marcado por formalidade institucional, relações hierárquicas rígidas e processos burocratizados. Reuniões pouco produtivas, centradas em discursos unilaterais, eram a norma. Nesse cenário, falar em colaboração genuína ou engajamento parecia improvável. Foi diante desse contexto que surgiram os primeiros passos com as Estruturas... leia mais

10 minutos

Estresse no trabalho: construindo resiliência nas empresas

O American Institue of Stress define o estresse como a resposta inespecífica do corpo a qualquer demanda – agradável ou desagradável, dando um olhar menos negativo sobre a palavra. Neste sentido, o mundo está atravessando uma epidemia global desta condição. O Estudo Global de Carga de Doenças, Lesões e Fatores de Risco (GBD), de 2019, publicado na revista The Lancet (Volume 9, Edição... leia mais

10 minutos

Extravagância: A Irmã Gêmea da Escassez que se Veste de Abundância

A revelação da extravagância como o oposto da escassez foi um momento de virada neste projeto. As peças se organizaram, e todas as pesquisas e conversas começaram a fazer sentido. Como uma cortina que se abre, e uma luz brilhante pede passagem para entrar.   Começamos a retomar nossas transcrições e pesquisas, e começamos a buscar peças para organizar este novo tabuleiro, de... leia mais

13 minutos

Atitude como competência socioemocional

Todos nós chegamos nessa vida sem saber exatamente o que ela espera de nós. Já dizia William Shakespeare “O destino embaralha as cartas, e nós as jogamos.” Por essa perspectiva, a atitude que nos dispomos a ter frente as circunstâncias é uma das formas de nos diferenciarmos nessa jornada e uma maneira de buscarmos nossa melhor versão diariamente. Atitude é um conceito que pode... leia mais

3 minutos

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada “Criar organizações socialmente responsáveis” Estamos em março de 2025 e as mudanças climáticas já não podem mais ser desprezadas. O desmatamento da Amazônia segue adiante, e nos últimos cinquenta anos perdemos 20% da floresta original. Bom seria se as notícias fossem sobre as... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium