O Isomorfismo é um aspecto natural da Vida. São os princípios naturais e auto evidentes do viver. Não é uma teoria e nem mesmo um pensamento filosófico específico, mas sim, uma visão mais profunda do viver que passou a orientar uma metodologia ou modelo de Coaching e Mentoring denominado Isomórfico.
A palavra Isomorfismo significa “da mesma forma”, o que nos remete ao entendimento de coerência que deu origem a uma metodologia de desenvolvimento humano denominado de ISOR - Isomorfismo de Relação. Ou seja, o ser humano vivendo em harmonia e em felicidade consigo mesmo, com outras pessoas, com grupos, com a sociedade, com a natureza e com o Todo.
A partir do que é natural, perguntamos qual seria a forma mais adequada das pessoas cultivarem ou mesmo recobrarem seu Isomorfismo na Vida? Atualmente consideramos que as metodologias de Coaching e Mentoring, Counseling e Advice são meios ou formas hábeis ou bem adequadas para a recuperação do Isomorfismo na vida pessoal e nas diferentes atividades humanas.
Após vários anos de expansão e formação de profissionais, a atividade de Coaching e Mentoring Isomórfico teve aderência e aceitação social, e assim, se consolidou como uma modalidade de atuação, com proposta clara e como um processo totalmente brasileiro adaptado à nossa realidade.
Pelo fato dos princípios do Isomorfismo serem universais, o Coaching e Mentoring Isomórfico dialoga e interage com facilidade com outras escolas e não exclui as diversas metodologias de desenvolvimento humano.
Fazendo uma analogia com as conhecidas normas de qualidade ISO, onde um produto ou serviço está dentro dos padrões de qualidade; assim dizemos que o Ser Humano necessita de “ISO” com a Vida. Estar sintonizado com as leis universais que regem a Vida, o que significa viver em harmonia e sintonia com estas leis.
É relevante citar que muitas dificuldades humanas de relação, as doenças, os conflitos, os mais diversos sofrimentos, advêm da dissintonia com o Isomorfismo, no desrespeito às leis universais, do afastamento deste fio condutor útil, o Isomorfismo.
Também é relevante dizer que os princípios do Isomorfismo se aplicam às diferentes esferas ou dinâmicas da atividade humana.
A partir desta visão inicial de Isomorfismo, buscamos entender o que é coerência de Vida e como isto pode ser traduzido em atitudes práticas no dia a dia.
Embora a Vida em si não possa ser definida por palavras ou conceitos, podemos entender algumas de suas características, que são a liberdade plena, plenitude, alegria natural, felicidade incondicional, consciência primordial, fonte, lucidez e potencial de manifestação, ou mesmo de Self2, segundo Tim Gallwey, o pai do Coaching.