revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #60 - Maio 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Isomorfismo aplicado ao Coaching e Mentoring

O Isomorfismo é um aspecto natural da Vida. São os princípios naturais e auto evidentes do viver.  Não é uma teoria e nem mesmo um pensamento filosófico específico, mas sim, uma visão mais profunda do viver que passou a orientar uma metodologia ou modelo de Coaching e Mentoring denominado Isomórfico.

A palavra Isomorfismo significa “da mesma forma”, o que nos remete ao entendimento de coerência que deu origem a uma metodologia de desenvolvimento humano denominado de ISOR - Isomorfismo de Relação. Ou seja, o ser humano vivendo em harmonia e em felicidade consigo mesmo, com outras pessoas, com grupos, com a sociedade, com a natureza e com o Todo.

A partir do que é natural, perguntamos qual seria a forma mais adequada das pessoas cultivarem ou mesmo recobrarem seu Isomorfismo na Vida? Atualmente consideramos que as metodologias de Coaching e Mentoring, Counseling e Advice são meios ou formas hábeis ou bem adequadas para a recuperação do Isomorfismo na vida pessoal e nas diferentes atividades humanas.

Após vários anos de expansão e formação de profissionais, a atividade de Coaching e Mentoring Isomórfico teve aderência e aceitação social, e assim, se consolidou como uma modalidade de atuação, com proposta clara e como um processo totalmente brasileiro adaptado à nossa realidade.

Pelo fato dos princípios do Isomorfismo serem universais, o Coaching e Mentoring Isomórfico dialoga e interage com facilidade com outras escolas e não exclui as diversas metodologias de desenvolvimento humano.

Fazendo uma analogia com as conhecidas normas de qualidade ISO, onde um produto ou serviço está dentro dos padrões de qualidade; assim dizemos que o Ser Humano necessita de “ISO” com a Vida. Estar sintonizado com as leis universais que regem a Vida, o que significa viver em harmonia e sintonia com estas leis.

É relevante citar que muitas dificuldades humanas de relação, as doenças, os conflitos, os mais diversos sofrimentos, advêm da dissintonia com o Isomorfismo, no desrespeito às leis universais, do afastamento deste fio condutor útil, o Isomorfismo.

Também é relevante dizer que os princípios do Isomorfismo se aplicam às diferentes esferas ou dinâmicas da atividade humana.

A partir desta visão inicial de Isomorfismo, buscamos entender o que é coerência de Vida e como isto pode ser traduzido em atitudes práticas no dia a dia.

Embora a Vida em si não possa ser definida por palavras ou conceitos, podemos entender algumas de suas características, que são a liberdade plena, plenitude, alegria natural, felicidade incondicional, consciência primordial, fonte, lucidez e potencial de manifestação, ou mesmo de Self2, segundo Tim Gallwey, o pai do Coaching.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching de Grupos e Equipes

“(...) Olhe, pro futuro confiante, pois a distância posso ver que no século XXI, surge um novo amanhecer (...) “ Viva a Gente - 1969 Segundo o Paradigma Luz, de Borges (1994) – “ A Construção do Ser e do Saber” é de bom tom olhar o antigo para poder entender e lidar com o novo, com a atual necessidade do aqui e agora, mas não apenas olhar, ver, ouvir e escutar para aquilo... leia mais

17 minutos

As seis dimensões da Síndrome de Burnout: compreender e prevenir

A Síndrome de Burnout pode ser prevenida! Quantas pessoas gostariam de ter evitado chegar ao esgotamento, ao sentimento de não se reconhecer mais e perder a confiança em si mesmas, em suas capacidades de concentração, de memória e de regulação emocional... Após ter vivido a síndrome e acompanhado dezenas de pessoas no processo de recuperação, considero essa experiência como um... leia mais

15 minutos

O grupo de Codesenvolvimento: um poderoso método de inteligência coletiva

Espaço colaborativo de aprendizagem, abordagem pedagógica, comunidade para o desenvolvimento das práticas profissionais, são alguns dos qualificadores utilizados nos últimos vinte e cinco anos para classificar o grupo de codesenvolvimento profissional (GCP). Alguns marcos O grupo de codesenvolvimento profissional constitui uma proposta de abordagem e método bastante precisos definidos... leia mais

11 minutos

A liberdade genuína em nossa atuação prática

“Nossa vida é composta a partir de atos da liberdade e da falta de liberdade. No entanto, não podemos pensar sobre o conceito completo do ser humano, sem chegar ao espírito livre como a mais pura manifestação da natureza humana. Somente somos verdadeiros seres humanos na medida em que somos livres.” Rudolf Steiner Em nossa jornada na vida, frente aos... leia mais

14 minutos

Humanizar a comunicação: reivindicar e pesquisar práticas comunicativas humanizadas

“[Comunicar] trata-se de fazer o outro chegar perto da emoção e da força do vivido.” Ciro Marcondes Filho (2019, p. 26) Quando observamos a circulação do termo “comunicação” acompanhado de adjetivos que reforçam suas qualidades subjacentes, entendemos que pode haver uma ponta de denúncia e outra de reivindicação. Denúncia de uma comunicação mecânica, automática e... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium