revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #6 - Novembro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O trágico e o mágico

Em 2011 realizei um processo de Coaching que foi um dos mais importantes e mais difíceis que farei em toda a minha vida! Foi quando minha mãe, já idosa, começou a apresentar alguns problemas sérios de saúde.

A partir desse trágico momento, quando comecei a perceber que seria um caminho irreversível, curiosamente, a proximidade da morte nos uniu de forma mais profunda do que a vida já havia conseguido fazer!

Éramos unidos e mutuamente carinhosos... Mas, o que era trágico foi transformado em algo mágico!

É natural que o filho homem não tenha grande conhecimento sobre a vida de sua mãe quando ela ainda era criança, ou adolescente, ou solteira. Normalmente, é com a filha que essas etapas de vida são compartilhadas. São poucos os filhos que sabem algo sobre as “solteirices” de suas mães...

Sempre fui um bom filho, mas, me colocar como homem, como amigo, como confidente, neste processo, acrescentou muito em minha experiência como ser humano, como marido e como pai. É incrível como amor, carinho e atenção podem renovar as forças de alguém! Sabemos disso, mas viver essa situação foi algo realmente mágico!

E assim, vendo como isso a ajudava, comecei a construir um profundo e verdadeiro interesse em conhecer aquele ser humano, aquela mulher, suas características e pensamentos mais autênticos, sua verdadeira e individual experiência de vida.

Ao longo de nosso convívio familiar, sempre tivemos coisas para lembrar, rir e chorar, mas mesmo esses acontecimentos mais lembrados, em doces gargalhadas, nos frequentes encontros, festas e almoços familiares, ganharam novos significados. As situações cotidianas também, porque qualquer momento poderia ser o último.

Continuei me dedicando aos meus projetos, meus clientes, meus negócios, minha família, minha vida, mas havia algo diferente no ar. As minhas conversas com ela, nossos encontros e sessões de Coaching, só eram interrompidos quando ela era hospitalizada. Foram 12 internações em 11 meses! Lógico, precisei adaptar minha vida.

Mas, o que realmente mudou foi a minha postura em relação a ela, em relação à sua presença em minha vida, aos nossos momentos e, quase sem perceber, mudei a minha postura em relação à vida e às pessoas. Esta foi sua última grande contribuição como mãe. Ela, mais uma vez, me ajudou a crescer!

Resolvi me preparar melhor como ser humano e fui fazer outra formação em Coaching - Wellness & Health Coaching. Conheci vários Wellness Coaches e Health Coaches, americanos e europeus. Também conversei com alguns do Canadá.

Procurando leituras complementares, cheguei a artigos e trabalhos que foram muito valiosos. Conversei com alguns coaches espanhóis e me identifiquei com uma linha que apóia os fundamentos do Coaching na Teoria da Reminiscência de Platão e na Maiêutica de Sócrates.

Curioso observar que o termo grego “maieutike” significa: “a que se ocupa do parto”. Diz a história que Sócrates atribuiu o termo “maieutike” em homenagem à sua mãe, que era parteira. Sócrates postulava que “a verdade está no ser humano” e acreditava que “apoiar o ser humano a retirar a verdade de si mesmo e para si mesmo”, é frequentemente um parto realizado pelo próprio indivíduo. Para muitos coaches, aí está a verdadeira fundamentação filosófica e origem do Coaching, na Maiêutica de Sócrates! A maiêutica socrática era e é fundamentada no caminho da sabedoria e da verdade, e postula que esta verdade está no próprio indivíduo, tal e qual um parto, cada ser humano pode e deve retirar as suas verdades de si mesmo e, tal e qual um parto, fazer nascer um novo indivíduo!

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos

Pontos Fortes e Confiança

A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia. Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium