icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #6 - Novembro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 6

Chegamos com alegria à nossa sexta edição.

Tem sido gratificante encontrar pessoas em cursos e eventos e ouvir delas, com um sorriso no rosto, que assinam a revista e que tem sido útil em suas vidas e em seus trabalhos. Estamos no caminho certo.

Desta vez trazemos uma reflexão muito especial para compartilhar com nossos leitores. Em um tempo em que se preza tanto a técnica, os formulários, as pesquisas, as avaliações que, quando chamadas de assessment, parecem ganhar mais credibilidade, fica o convite para refletirmos sobre os fundamentos do Coaching. Jung disse uma vez: "- Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."

Nesta edição convidamos você a refletir sobre “A arte de conectar e fazer perguntas”. Escrito por Marcos Wunderlich, este artigo traz a sensibilidade filosófica de quem sabe que o Coaching vai muito além de técnicas e papéis. A relação empática que precisa haver entre coach e coachee está além das simplificações que muitos procuram fazer. Ser apenas uma alma humana frente a outra alma, é um desafio que passa pela maturidade do sentir, do pensar, do estar presente e saber-se tão humano quanto o outro.

Uma pessoa que revolucionou a forma de ver e tratar o ser humano no campo da Psicologia foi Carl Rogers. Queria muito falar sobre ele e suas ideias. Lembrei de um texto onde Vikki Brock, experiente coach norte-americana, trazia a relevância de Rogers para o Coaching. Não tive dúvida. Entrei em contato, e ela escreveu um artigo exclusivo para esta edição. Com certeza ampliará a visão daqueles que não conheciam a relação entre Rogers e o Coaching.

Outro presente que nossos leitores recebem nesta edição, ainda falando sobre conectar-se, é um artigo de Carlos Alecrim com o título “O trágico e o mágico”. Havia encomendado outro artigo ao Carlos, e enquanto pensava no proposto, me enviou um que havia escrito há tempos, com uma observação: "- Espero que ele possa também tocá-lo como filho, como homem, como ser humano." Após a leitura, ainda em lágrimas e emocionado, disse ao Carlos que este era o artigo que seria publicado nesta edição.

Boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 14/03/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos

Estruturas Libertadoras

Querido(a), leitor(a), No dossiê desta edição, falamos sobre pessoas e a forma como participam e interagem em grupos e equipes, seja no trabalho, em reuniões, ou mesmo no ambiente de treinamento. A baixa participação de muitas pessoas nessas ocasiões, seja por medo, insegurança ou desinteresse, compromete a representatividade das soluções construídas e enfraquece o compromisso... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 146 - Coaching Climático

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Tem coisa que a gente escuta e o corpo já reage, não é mesmo? “Crise climática” é uma delas. Só de ouvir, já vem aquele misto de incômodo, negação, peso… e vontade de mudar de assunto rapidinho. Afinal, parece papo para cientista da ONU, ativista deitado no asfalto ou político querendo ganhar votos com selo verde. E aí vem... leia mais

5 minutos

Editorial - Ed. 145 - icw 2025 - EMPODERE, INSPIRE, CELEBRE

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. O ICW 2025 nos presenteou com um verdadeiro banquete de ideias sob o tema "Empodere, Inspire e Celebre". Mais do que um evento, foi um movimento que ecoou pelos quatro cantos do planeta, demonstrando a força do coaching como ferramenta de evolução humana. E hoje, com imenso orgulho, trazemos até vocês os sabores mais ricos dessa... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 144 - A Revolução da Sufiiciência

Olá, caríssimos leitores e caríssimas leitoras. Há mais de 25 anos que estudo, aplico e compartilho conceitos e práticas da Cultura da Cooperação em palestras e workshops. Um ponto relevante na compreensão da dinâmica da cooperação e da competição está na visão de mundo que as pessoas compartilharam. De forma bem simplista, a Competição parte da visão de recursos... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium