Empoderamento é uma palavra interessante, vem do inglês empowerment e recebe uma tradução adaptada e pouco precisa, deixando margem a interpretações a depender do contexto. Fala-se de empoderamento feminino, das minorias, dos colaboradores das empresas, entre tantos outros. Em essência, o termo se refere a uma condição afirmativa que permite posicionamento independente, autonomia nas escolhas e protagonismo nas ações. Também expressa um sentimento de poder e capacidade de realização.
Iremos aqui nos deter ao empoderamento nos ambientes organizacionais e em sua relação com o Coaching Executivo e Empresarial. Pink (2010, p.99) afirma: “A resolução de problemas complexos exige uma mente inquisitiva e predisposição para expor nosso padrão a soluções originais.” Diz que isso é conquistado com empenho. “Só o empenho conduz à excelência. Infelizmente, apesar de palavras bonitas como empowerment rondarem os corredores das empresas, a característica mais marcante do local de trabalho da atualidade é a falta de empenho e a displicência quanto à excelência.” Embasa essa afirmação em “extensa pesquisa realizada pelo Gallup mostrando que, nos Estados Unidos, mais de 50% dos funcionários não estão empenhados no trabalho – e quase 20% acham-se realmente desengajados.”
Um resultado que parece mostrar uma discrepância entre o desejo e a realidade do empoderamento. Mesmo sendo a pesquisa limitada aos Estados Unidos, nossa observação das empresas aponta para um cenário bastante parecido. Mas qual a relação disso com o Coaching?
Uma primeira questão pode ser considerada: quais motivos levam alguém a procurar Coaching?
Em nossa experiência, temos atendido essencialmente pessoas que querem ampliar sua capacidade de realização, levar seu potencial a níveis mais altos de utilização, obter mais satisfação pessoal e visão de atuar com propósito e significado. Pessoas que buscam ser melhores do que já são. Que querem responder à pergunta: como fazer melhor que isso? Que desejam imprimir a suas vidas a expressão mais plena do empoderamento, empenho para conquistá-lo e excelência em seu trabalho.