O cen rio de coaching no Brasil est um tanto delicado O merchandising do IBC na novela O Outro Lado do Para so foi a gota d gua para que o Conselho Federal de Psicologia e tantas outras institui es e profissionais se posicionassem sobre os limites da pr tica de coaching A novela mostrou uma advogada coach recomendando sess es de coaching e hipnose para uma mo a que sofreu abusos sexuais A partir desse epis dio apareceu uma enxurrada de cr ticas em rela o inser o de coaching na novela Nada mais justo Coaches n o podem tratar traumas causados por abusos sexuais Por mais que algum coach possa dizer que um cliente se curou de traumas atrav s do coaching n s precisamos entender que a forma o n o nos capacita para isso Mas n o quero dedicar esse artigo para defender a ideia de que coaches n o devem tratar de abusos sexuais Acho que outros artigos escritos sobre o epis dio e a pr pria nota do Conselho Federal de Psicologia j deixam isso claro Inclusive Walcyr Carrasco j mudou o rumo da trama e em alguns epis dios recentes a personagem da advogada com especializa o em coaching acabou por sugerir que a mo a que sofreu abusos sexuais procure por um terapeuta Mas acho que esse burburinho todo aconteceu n o s porque o que estava sendo tratado na novela algo s rio mas tamb m por que est havendo uma banaliza o da profiss o de coaching E de alguma forma as pessoas est o ficando cansadas disso Para n s coaches isso grave e algo que precisamos mesmo falar sobre Entendo que para termos sucesso na carreira como coach precisamos de duas coisas sermos bons profissionais da rea - nbsp precisamos ter uma profundidade te rica que sustente nossa pr tica ter experi ncia pr tica em horas de atendimento ter supervis o ao longo desses atendimentos e contribuir para que nossos clientes se sintam satisfeitos com o processo saber vender o Coaching - ou seja saber fazer marketing de uma forma que garanta uma agenda de clientes e portanto a sustentabilidade do seu neg cio Nesse sentido percebo que existem dois extremos de um lado pessoas que s o excelentes coaches e que pouco se dedicam ao marketing Por ainda usarem o boca-a-boca como principal sistema de divulga o n o atingem um p blico t o grande quanto poderiam gostariam de atingir Na outra ponta vejo coaches que fizeram uma ou duas forma es de fim de semana mas que estudam marketing como ningu m e fazem muito dinheiro vendendo seus servi os Esses s o os extremos no meio do caminho ainda tem muita gente E infelizmente tem muita gente que nunca fez uma forma o em coaching e que do dia para noite decidiu se intitular coach sim uma amiga me contou de um nutricionista que sem nunca ter feito nenhuma forma o mudou de nutricionista para coach nutricional em um passe de m gica e tamb m de pessoas que fazem um curso de fim de semana e saem de l dizendo que s o especialistas em algo N o serei hip crita minha carreira como coach come ou em um curso de fim de semana E s tenho prosperidade na minha empresa porque um dia fiz um curso de marketing para coaches Ou seja eu trilhei um caminho que muitas pessoas que est o iniciando na profiss o de coaching trilham O problema achar que aquelas ferramentas...