revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #58 - Março 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O merchandising de coaching na Globo revelou um problema maior

O cenário de coaching no Brasil está um tanto delicado.

O merchandising do IBC na novela “O Outro Lado do Paraíso” foi a gota d’água para que o Conselho Federal de Psicologia e tantas outras instituições e profissionais se posicionassem sobre os limites da prática de coaching. A novela mostrou uma advogada/coach recomendando sessões de coaching e hipnose para uma moça que sofreu abusos sexuais.

A partir desse episódio, apareceu uma enxurrada de críticas em relação à inserção de coaching na novela. Nada mais justo. Coaches não podem tratar traumas causados por abusos sexuais. Por mais que algum coach possa dizer que um cliente se curou de traumas através do coaching, nós precisamos entender que a formação não nos capacita para isso.

Mas não quero dedicar esse artigo para defender a ideia de que coaches não devem tratar de abusos sexuais. Acho que outros artigos escritos sobre o episódio e a própria nota do Conselho Federal de Psicologia já deixam isso claro. Inclusive, Walcyr Carrasco já mudou o rumo da trama e em alguns episódios recentes, a personagem da advogada com especialização em coaching acabou por sugerir que a moça que sofreu abusos sexuais procure por um terapeuta.

Mas acho que esse burburinho todo aconteceu não só porque o que estava sendo tratado na novela é algo sério, mas também por que está havendo uma banalização da profissão de coaching. E de alguma forma as pessoas estão ficando cansadas disso. Para nós, coaches, isso é grave, e é algo que precisamos mesmo falar sobre.

Entendo que para termos sucesso na carreira como coach precisamos de duas coisas:

1) sermos bons profissionais da área -  precisamos ter uma profundidade teórica que sustente nossa prática, ter experiência prática em horas de atendimento, ter supervisão ao longo desses atendimentos e contribuir para que nossos clientes se sintam satisfeitos com o processo.
2) saber vender o Coaching - ou seja, saber fazer marketing de uma forma que garanta uma agenda de clientes e, portanto, a sustentabilidade do seu negócio.

Nesse sentido, percebo que existem dois extremos: de um lado, pessoas que são excelentes coaches e que pouco se dedicam ao marketing. Por ainda usarem o boca-a-boca como principal sistema de divulgação, não atingem um público tão grande quanto poderiam/gostariam de atingir.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Retrocesso da Diversidade, Equidade e Inclusão em 2024: os desafios desta pauta nas Organizações

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) vêm enfrentando retrocessos significativos em várias empresas globais e americanas em 2024, tanto em programas internos quanto em oportunidades de carreira. Mudanças no cenário econômico e pressões culturais e políticas têm feito empresas reavaliarem suas iniciativas DEI, resultando em cortes e reduções em várias corporações. Recentemente,... leia mais

14 minutos

Inteligências Humanas Artificiais

Quando fui convidado a escrever este artigo, me vi refletindo sobre como a Inteligência Artificial entrou em nossas vidas com a mesma rapidez que os primeiros celulares inteligentes com tela touchscreen. O que antes falávamos em termos de computação inteligente, computadores quânticos e demais temas muito desconexos do cotidiano comum, hoje temos jovens e adultos usando diferentes IAs... leia mais

12 minutos

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre. Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos... leia mais

18 minutos

Inteligência Artificial em Coaching e Recursos Humanos

Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o tema inteligência artificial (IA) está rapidamente ganhando relevância e impactando diversas indústrias, inclusive a do desenvolvimento humano. O Fórum Econômico Mundial lista letramento tecnológico, IA e Big Data como parte das 10 principais habilidades dos profissionais do futuro. Neste artigo, abordarei 2 palestras realizadas na ICW 2024, com... leia mais

14 minutos

Para além do SER e do FAZER existe um campo, eu me encontrarei com você lá

Em março de 2023, após uma curtida de post no Instagram, recebi o contato de um amigo querido por quem nutro grande respeito. O contato vinha acompanhado de um convite para participar da iniciativa que estava sendo cocriada e energizada por ele e um grupo de pessoas. Essa iniciativa é um dos 38 HUB's atualmente existentes no Brasil. Esse foi o caminho que me levou para o movimento dos IDG's... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium