icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #58 - Março 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O merchandising de coaching na Globo revelou um problema maior

O cen rio de coaching no Brasil est um tanto delicado O merchandising do IBC na novela O Outro Lado do Para so foi a gota d gua para que o Conselho Federal de Psicologia e tantas outras institui es e profissionais se posicionassem sobre os limites da pr tica de coaching A novela mostrou uma advogada coach recomendando sess es de coaching e hipnose para uma mo a que sofreu abusos sexuais A partir desse epis dio apareceu uma enxurrada de cr ticas em rela o inser o de coaching na novela Nada mais justo Coaches n o podem tratar traumas causados por abusos sexuais Por mais que algum coach possa dizer que um cliente se curou de traumas atrav s do coaching n s precisamos entender que a forma o n o nos capacita para isso Mas n o quero dedicar esse artigo para defender a ideia de que coaches n o devem tratar de abusos sexuais Acho que outros artigos escritos sobre o epis dio e a pr pria nota do Conselho Federal de Psicologia j deixam isso claro Inclusive Walcyr Carrasco j mudou o rumo da trama e em alguns epis dios recentes a personagem da advogada com especializa o em coaching acabou por sugerir que a mo a que sofreu abusos sexuais procure por um terapeuta Mas acho que esse burburinho todo aconteceu n o s porque o que estava sendo tratado na novela algo s rio mas tamb m por que est havendo uma banaliza o da profiss o de coaching E de alguma forma as pessoas est o ficando cansadas disso Para n s coaches isso grave e algo que precisamos mesmo falar sobre Entendo que para termos sucesso na carreira como coach precisamos de duas coisas sermos bons profissionais da rea - nbsp precisamos ter uma profundidade te rica que sustente nossa pr tica ter experi ncia pr tica em horas de atendimento ter supervis o ao longo desses atendimentos e contribuir para que nossos clientes se sintam satisfeitos com o processo saber vender o Coaching - ou seja saber fazer marketing de uma forma que garanta uma agenda de clientes e portanto a sustentabilidade do seu neg cio Nesse sentido percebo que existem dois extremos de um lado pessoas que s o excelentes coaches e que pouco se dedicam ao marketing Por ainda usarem o boca-a-boca como principal sistema de divulga o n o atingem um p blico t o grande quanto poderiam gostariam de atingir Na outra ponta vejo coaches que fizeram uma ou duas forma es de fim de semana mas que estudam marketing como ningu m e fazem muito dinheiro vendendo seus servi os Esses s o os extremos no meio do caminho ainda tem muita gente E infelizmente tem muita gente que nunca fez uma forma o em coaching e que do dia para noite decidiu se intitular coach sim uma amiga me contou de um nutricionista que sem nunca ter feito nenhuma forma o mudou de nutricionista para coach nutricional em um passe de m gica e tamb m de pessoas que fazem um curso de fim de semana e saem de l dizendo que s o especialistas em algo N o serei hip crita minha carreira como coach come ou em um curso de fim de semana E s tenho prosperidade na minha empresa porque um dia fiz um curso de marketing para coaches Ou seja eu trilhei um caminho que muitas pessoas que est o iniciando na profiss o de coaching trilham O problema achar que aquelas ferramentas...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Cultura Organizacional como organismo vivo: clareza, cuidado e confiança

Quando falamos em cultura organizacional, é comum que a imagem que venha à mente seja um quadro bonito na parede: missão, visão e valores impressos com fonte elegante, talvez até acompanhados de um vídeo institucional inspirador. Mas, com o tempo, percebi que a cultura de uma empresa não mora nesses documentos — ela habita na forma como as pessoas se olham, se escutam e se tratam... leia mais

10 minutos

Liberdade que amplifica - como as Estruturas Libertadoras potencializam a Educação Experiencial

Qual o impacto das nossas conversas? Se há algo que aprendemos ao longo dos últimos 15 anos facilitando grupos – seja no alto de uma montanha, em uma sala de hotel ou no chão de uma fábrica – é que a qualidade da experiência está diretamente ligada à qualidade das interações que ela proporciona. Vivências incríveis podem se perder em reflexões rasas. Já conversas... leia mais

9 minutos

A Aliança de Coaching Climático - Um Movimento Global de Coaching, Abordando a Crise Climática

Imagine uma comunidade de coaching onde os participantes colocam suas ideias e habilidades a serviço de um objetivo muito maior do que eles próprios ou seus clientes. Uma comunidade onde a sabedoria é ativamente buscada em outras culturas, incluindo os povos indígenas, e onde a natureza é um guia sempre presente para enfrentar as maiores ameaças do nosso tempo. Bem-vindo  ao Climate... leia mais

14 minutos

A Liderança no Brasil: uma visão do Leadership Circle

No Leadership Circle, acreditamos que elevar a liderança é mais do que um ideal: é uma necessidade urgente. Nosso propósito ganha relevância especial no mundo complexo em que vivemos, onde as decisões dos líderes impactam não apenas suas organizações, mas também comunidades, territórios e até mesmo o planeta. O Leadership Circle existe sob a premissa de que há um Modelo Universal... leia mais

11 minutos

Abundância: O que Acontece Quando Paramos de Contar e Começamos a Viver

E eis que começamos a adentrar neste terreno da abundância, que visualizamos fértil, em todos os sentidos. E vamos compartilhar aqui o que encontramos…   O primeiro achado que encontramos foi que, depois de conversarmos sobre a escassez e perguntarmos “e a abundância?”, as respostas imediatas eram: “é o oposto”. E assim fomos criando uma imagem deste oposto, que... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium