revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #58 - Março 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O merchandising de coaching na Globo revelou um problema maior

O cenário de coaching no Brasil está um tanto delicado.

O merchandising do IBC na novela “O Outro Lado do Paraíso” foi a gota d’água para que o Conselho Federal de Psicologia e tantas outras instituições e profissionais se posicionassem sobre os limites da prática de coaching. A novela mostrou uma advogada/coach recomendando sessões de coaching e hipnose para uma moça que sofreu abusos sexuais.

A partir desse episódio, apareceu uma enxurrada de críticas em relação à inserção de coaching na novela. Nada mais justo. Coaches não podem tratar traumas causados por abusos sexuais. Por mais que algum coach possa dizer que um cliente se curou de traumas através do coaching, nós precisamos entender que a formação não nos capacita para isso.

Mas não quero dedicar esse artigo para defender a ideia de que coaches não devem tratar de abusos sexuais. Acho que outros artigos escritos sobre o episódio e a própria nota do Conselho Federal de Psicologia já deixam isso claro. Inclusive, Walcyr Carrasco já mudou o rumo da trama e em alguns episódios recentes, a personagem da advogada com especialização em coaching acabou por sugerir que a moça que sofreu abusos sexuais procure por um terapeuta.

Mas acho que esse burburinho todo aconteceu não só porque o que estava sendo tratado na novela é algo sério, mas também por que está havendo uma banalização da profissão de coaching. E de alguma forma as pessoas estão ficando cansadas disso. Para nós, coaches, isso é grave, e é algo que precisamos mesmo falar sobre.

Entendo que para termos sucesso na carreira como coach precisamos de duas coisas:

1) sermos bons profissionais da área -  precisamos ter uma profundidade teórica que sustente nossa prática, ter experiência prática em horas de atendimento, ter supervisão ao longo desses atendimentos e contribuir para que nossos clientes se sintam satisfeitos com o processo.
2) saber vender o Coaching - ou seja, saber fazer marketing de uma forma que garanta uma agenda de clientes e, portanto, a sustentabilidade do seu negócio.

Nesse sentido, percebo que existem dois extremos: de um lado, pessoas que são excelentes coaches e que pouco se dedicam ao marketing. Por ainda usarem o boca-a-boca como principal sistema de divulgação, não atingem um público tão grande quanto poderiam/gostariam de atingir.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Essencial não é Invisível aos Olhos

O ano era 2016 e eu estava nos Estados Unidos em uma viagem que misturava congresso profissional à passeios pelos parques de Orlando e eu só conseguia sentir raiva de estar ali perdendo tempo em filas e não achando nada divertido. Sim, eram os sintomas da boa a velha depressão que mostrava sua cara novamente. Uma recaída. Uma conhecida antiga. E eu já sabia o que fazer: ir ao médico,... leia mais

13 minutos

Grupo 2 - O Ser Humano e suas Relações

O autoconhecimento é o foco de nossas vidas para alavancar  a compreensão sobre o porque e o sentido da vida. Em paralelo a esse processo que por si já é desafiador o suficiente, temos que conviver com “o outro”, diferente de mim, com valores, crenças, sonhos e propósitos diferentes. Não à toa que o conflito é tema presente em meu trabalho como trainer há 25 anos. Como esse... leia mais

4 minutos

Sobre Coaching

O Coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano muito poderosa, pois trabalha na reflexão e na busca de soluções pelo próprio cliente. Em 2022 escrevi um texto procurando trazer a história e conceitos sobre o Coaching, que teve uma repercussão muito positiva. Visava levar para as pessoas em geral, e aos profissionais da mídia em particular, o que é e o que não é Coaching, visto... leia mais

4 minutos

Sobre Mentoring

Minha formação na área começou com uma visão ímpar sobre o Coaching e o Mentoring, através do querido amigo Marcos Wunderlich. Sistematizador de uma metodologia que reúne, simplifica e instrumentaliza o pensar de muitos outros que ele frequentemente cita nos textos, é com certeza um autor que merece estar nessa lista. Outro grande pesquisador e formador de mentores é Paulo... leia mais

2 minutos

A confiança entre os jovens como ferramenta para o autodesenvolvimento

“A educação é o caminho para a transformação, de cada um e da realidade ao redor, ela deve ser contínua e atualizada para também transformar-se e atualizar-se constantemente” Introdução A confiança é estabelecida nas relações e sempre gera algum nível de flutuação, porque situações vividas por cada um e o momento de vida de cada pessoa pode mudar um pouco... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium