icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #58 - Março 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Responsabilidade

Foi com enorme satisfação que coordenei esse dossiê que, neste momento especificamente, fez todo sentido para mim. Olho para esta colcha de preciosos retalhos e ela me parece harmoniosa, representando a voz de cada pessoa que colaborou para que ela fosse possível e ao mesmo tempo compondo um contínuo em seu fio condutor, cujo tema central foi o da responsabilidade.

Olhamos para a construção do indivíduo e a responsabilidade que permeia sua autoconstrução na coerência entre afeto-pensamento-linguagem-ação.
Problematizamos nossa responsabilidade pela forma como divulgamos nosso trabalho e toda crise ética gerada pela inserção do coaching na mídia de massa.
Pensamos sobre como a tentativa de encontrar atalhos e encurtar caminhos pode impactar nossas vidas e ter consequências que nem sempre queremos.
Articulamos sobre a importância de uma visão crítica e não-ingênua sobre o coaching no sentido de criarmos uma teoria consistente e, portanto, podermos afirmar sua potência.
Falamos sobre a responsabilidade do indivíduo que escolhe um processo de coaching para desenvolvimento pessoal e sobre a cesura (ou quiebre) que antecede essa escolha, além de podermos expressar as possibilidades de aprendizado contidas em cada processo, sobre a responsabilidade pela transformação que o coachee quer para si próprio.
Finalizamos com um olhar sobre a responsabilidade do coach-facilitador de grupos, cuja atuação e movimentos devem estar à disposição do coletivo.

A escrita foi feita por coaches ontológicos e, no meu ponto de vista, isso transparece de forma muito marcada nos textos, o que me orgulha profundamente.

Minha gratidão aos autores que aceitaram o desafio e minha admiração pela qualidade dos trabalhos.

Boa leitura.

Káritas Ribas

Artigo publicado em 15/03/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Apresentação do dossiê - ed 152 - Demissão Humanizada

A demissão humanizada existe? A demissão talvez seja um dos momentos mais desafiadores da vida organizacional. Mesmo fazendo parte do ciclo natural do trabalho, ela quase nunca é tratada com a profundidade emocional que carrega. Há expectativas, vínculos, identidades e pertencimento em jogo. Há histórias compartilhadas, conversas suspensas, projetos interrompidos. E, apesar disso,... leia mais

10 minutos

Apresentação do dossiê - Prática de Vida Integral

Parece que foi ontem que coordenei e escrevi um artigo para o dossiê de Teoria Integral na Revista Coaching Brasil, edição 81 de fevereiro de 2020. Aquela publicação marcou um momento importante no avanço da abordagem integral no Brasil. Desde então, tenho acompanhado com entusiasmo o crescimento, ainda que gradual, da metateoria de Ken Wilber em diferentes ambientes, diálogos e... leia mais

6 minutos

Do Burnout ao Chamado para uma Vida Integral

Entre Wilber, Steiner e o caminho vivo do autoconhecimento: um convite ao renascimento humano O chamado para uma vida integral Há momentos na vida em que o corpo fala mais alto do que qualquer teoria. No meu caso, ele gritou.Em 2020, no auge da pandemia, recebi o diagnóstico de Síndrome de Burnout. Depois de anos cuidando de times, projetos e resultados na área de Tecnologia, sempre com o... leia mais

13 minutos

Apresentação do dossiê: Action Learning: Quando o Mundo se Encontra no Brasil

Olá! Estou novamente aqui com vocês, e confesso que escrever este dossiê traz uma emoção ainda maior que a anterior. Se coordenar a edição 149 foi especial, estar à frente desta edição 150 é simplesmente mágico – e não apenas por ser um marco para a Revista Coaching Brasil, mas pelo momento histórico que estamos vivendo. Mais uma vez, agradeço ao Luciano Lannes pela confiança... leia mais

7 minutos

Coaching e Resiliência na Era da Incerteza

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”  Mahatma Gandhi   Estamos vivendo tempos marcados por profundas e desafiadoras transformações e instabilidades. O que antes era seguro, previsível e duradouro — com relações estáveis, economias sólidas e carreiras lineares — hoje se mostra frágil e efêmero. A Era da Incerteza  chegou, moldando... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium