revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #58 - Março 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Responsabilidade

Foi com enorme satisfação que coordenei esse dossiê que, neste momento especificamente, fez todo sentido para mim. Olho para esta colcha de preciosos retalhos e ela me parece harmoniosa, representando a voz de cada pessoa que colaborou para que ela fosse possível e ao mesmo tempo compondo um contínuo em seu fio condutor, cujo tema central foi o da responsabilidade.

Olhamos para a construção do indivíduo e a responsabilidade que permeia sua autoconstrução na coerência entre afeto-pensamento-linguagem-ação.
Problematizamos nossa responsabilidade pela forma como divulgamos nosso trabalho e toda crise ética gerada pela inserção do coaching na mídia de massa.
Pensamos sobre como a tentativa de encontrar atalhos e encurtar caminhos pode impactar nossas vidas e ter consequências que nem sempre queremos.
Articulamos sobre a importância de uma visão crítica e não-ingênua sobre o coaching no sentido de criarmos uma teoria consistente e, portanto, podermos afirmar sua potência.
Falamos sobre a responsabilidade do indivíduo que escolhe um processo de coaching para desenvolvimento pessoal e sobre a cesura (ou quiebre) que antecede essa escolha, além de podermos expressar as possibilidades de aprendizado contidas em cada processo, sobre a responsabilidade pela transformação que o coachee quer para si próprio.
Finalizamos com um olhar sobre a responsabilidade do coach-facilitador de grupos, cuja atuação e movimentos devem estar à disposição do coletivo.

A escrita foi feita por coaches ontológicos e, no meu ponto de vista, isso transparece de forma muito marcada nos textos, o que me orgulha profundamente.

Minha gratidão aos autores que aceitaram o desafio e minha admiração pela qualidade dos trabalhos.

Boa leitura.

Káritas Ribas

Artigo publicado em 15/03/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Imunidade à Mudança

Caro leitor, embarcar nesta jornada de reflexão, conhecimento e entendimento da abordagem do 'Immunity to Change', será sem dúvida um convite para você abrir as janelas do seu potencial e abraçar o novo, desembaçando, talvez, seus óculos para enxergar muito mais longe e de forma ampliada. Depois de muito estudo, prática e entendimento deste conceito, a metáfora que uso para ilustrar... leia mais

5 minutos

Apresentação do Dossiê: Espiritualidade

Há uma grande confusão quando se fala sobre Espiritualidade. A maior, talvez, seja a analogia direta com religião. Luiz Eduardo Berni em seu artigo diz que muitos creem que a religião seja a mãe da espiritualidade, enquanto outros pensem o contrário. Este dossiê que agora apresento, e convido a uma leitura calma e cuidadosa, pode trazer grandes reflexões e a uma reestruturação da forma... leia mais

4 minutos

Talentos e Pontos Fortes

Sejam bem-vindos a esta edição especial sobre Talentos e Pontos Fortes! Em tempos tão desafiadores como o que estamos vivenciando, conscientizar-se de que você tem talentos únicos e que pode progredir muito mais se aprimorar os seus pontos fortes impacta positivamente no seu bem-estar, felicidade e autoeficácia. Na necessidade de reinvenção, muitos buscam copiar os outros, ao invés de... leia mais

7 minutos

Editorial - Ed. 87

Caros leitores, Já faz um bom tempo que Dulce Soares entrou em contato comigo para trocar ideias e ver algumas possibilidades. Filha de pai português e mãe brasileira, hoje reside em Portugal e coordena o Comité da Comunidade de Coaching em Língua Portuguesa da ICF Portugal Papo vai, papo vem, mês entra, mês sai, e aí veio a ideia de um dossiê falando sobre o Coaching em países de... leia mais

3 minutos

O Poder da Língua Portuguesa: Unidade na Diversidade

Para transitarmos em nosso mundo interno e externo precisamos nos abrir ao novo, lidarmos com o desconhecido e o conhecido, o antigo e o novo, o acerto e o erro, o tempo e o espaço,  foi neste trânsito que reencontrei através de Robson Santarém, Luciano Lannes, editor da Revista Coaching Brasil, que me convidou para coordenar este Dossiê que fala sobre o Poder da Língua... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium