icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #58 - Março 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Responsabilidade

Foi com enorme satisfação que coordenei esse dossiê que, neste momento especificamente, fez todo sentido para mim. Olho para esta colcha de preciosos retalhos e ela me parece harmoniosa, representando a voz de cada pessoa que colaborou para que ela fosse possível e ao mesmo tempo compondo um contínuo em seu fio condutor, cujo tema central foi o da responsabilidade.

Olhamos para a construção do indivíduo e a responsabilidade que permeia sua autoconstrução na coerência entre afeto-pensamento-linguagem-ação.
Problematizamos nossa responsabilidade pela forma como divulgamos nosso trabalho e toda crise ética gerada pela inserção do coaching na mídia de massa.
Pensamos sobre como a tentativa de encontrar atalhos e encurtar caminhos pode impactar nossas vidas e ter consequências que nem sempre queremos.
Articulamos sobre a importância de uma visão crítica e não-ingênua sobre o coaching no sentido de criarmos uma teoria consistente e, portanto, podermos afirmar sua potência.
Falamos sobre a responsabilidade do indivíduo que escolhe um processo de coaching para desenvolvimento pessoal e sobre a cesura (ou quiebre) que antecede essa escolha, além de podermos expressar as possibilidades de aprendizado contidas em cada processo, sobre a responsabilidade pela transformação que o coachee quer para si próprio.
Finalizamos com um olhar sobre a responsabilidade do coach-facilitador de grupos, cuja atuação e movimentos devem estar à disposição do coletivo.

A escrita foi feita por coaches ontológicos e, no meu ponto de vista, isso transparece de forma muito marcada nos textos, o que me orgulha profundamente.

Minha gratidão aos autores que aceitaram o desafio e minha admiração pela qualidade dos trabalhos.

Boa leitura.

Káritas Ribas

Artigo publicado em 15/03/2018
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Action Learning: Uma Jornada de Transformação que Continua

Quando recebi o convite do Luciano Lannes para coordenar esta edição especial sobre Action Learning, confesso que meu coração disparou. Foi uma mistura de alegria, gratidão e aquele friozinho na barriga de quem recebe uma oportunidade incrível. Agradeço demais pela confiança e pela chance de contribuir com algo tão significativo para nossa comunidade. Seis anos se passaram desde a... leia mais

7 minutos

Cultura Organizacional: a força invisível que sustenta resultados

A cultura de uma organização é a trama invisível que orienta decisões, molda comportamentos e sustenta resultados. Mais do que pano de fundo, ela é protagonista: o diferencial competitivo que define se uma empresa apenas sobrevive — ou se prospera com consistência. É com esse espírito que tenho a alegria de conduzir esta edição da Revista Coaching Brasil. Agradeço à revista... leia mais

3 minutos

Revisitando os Fatores que Impactam os Resultados do Coaching Executivo e Empresarial

“Vale a pena considerar os fatores que impactam a eficácia do coaching antes de  usa-lo”  CCC Blog- Center for Coaching Certification.   Um dos temas recorrentes dos processos de coaching refere-se a análise dos fatores que poderão impactar negativamente seus resultados. Já nos idos de 2007 Orenstein (p. 143) identificou as seguintes falhas potenciais do coaching... leia mais

23 minutos

Muito além das técnicas: o que realmente está em jogo com as Estruturas Libertadoras

As Estruturas Libertadoras vêm ganhando espaço em organizações, comunidades e escolas. Mas, apesar de sua aparente simplicidade, sua potência vai muito além das técnicas. compartilhamos reflexões sobre como crenças invisíveis sobre controle, autoridade e previsibilidade incentivam ou limitam a aplicação das ELs - e como a prática intencional pode nos convidar a uma verdadeira... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras

“Assim como as águas de um rio, as Estruturas Libertadoras tomam a forma das margens que tocam: adaptando-se a padrões similares em todas as escalas e em cada contexto local” Keith McCandless, codesenvolvedor das ELs   É difícil não se impressionar com a versatilidade e potência das Estruturas Libertadoras. Elas atravessam fronteiras geográficas, culturais e institucionais... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium