Muito se tem falado sobre o processo de globalização da economia que se fez percebido com maior intensidade na década de 1990, provocando mudanças significativas nas organizações, que seguem até os dias atuais. Tal processo causou impactos no ambiente dos negócios, levando gestores à busca de mecanismos e estratégias de gestão que pudessem incrementar sua competitividade e sustentação no mercado. Esses fatores causaram impacto nas formas de gestão e liderança vigentes, e no desempenho das pessoas (executivos/empresários/gestores) que se tornaram elementos fundamentais e decisivos nos resultados das organizações.
Nesse contexto, o tema conhecimento, com sua construção e apropriação, passa a ser considerado de suma importância para a gestão, tendo suas primeiras manifestações enfatizadas no âmbito organizacional com a chamada sociedade do conhecimento, que apesar de há muito preconizado por pensadores das teorias econômicas ou da organização do trabalho, foi trazido à luz como elemento essencial de mudança de foco do trabalho como mão-de-obra para cérebro de obra por Drucker (1993).
Outra questão que se tornou latente neste processo, foi a premência manifestada pela retomada do potencial transformador dos indivíduos para reformular questões na busca de respostas diferentes para os mesmos dilemas. Isto passa pelo despertar da consciência executiva e empresarial, que, entende-se, tem como base o conhecimento (SIELER, 2010).
Surge neste momento, nas organizações, aspectos relacionados à capacidade que os indivíduos manifestam de rápida adaptação às situações diversas, flexibilidade, agilidade e segurança na tomada de decisões entre outros requisitos que colocam gestores e líderes em condição de busca ou de incentivo à equipe pela busca do desenvolvimento eficiente e eficaz destas habilidades e mais do que isto, ampliação da capacidade de aprender e aplicar o aprendizado muito rapidamente, como forma de melhorar o desempenho.
Esta condição levou empresas e organizações a buscar o processo de coaching como uma possível alternativa para que executivos, líderes e gestores fortaleçam as competências existentes ou descubram novas competências na busca pela alta performance.