Tenho visto que diversas forma es e certifica es de coaching t m trabalhado como foco central as cren as dos coachees A grande quest o o que fazer e como abordar as cren as dos clientes de uma forma mais consistente al m de algumas maneiras mais comuns Gregory Bateson foi um bi logo e antrop logo que estudou a fundo a teoria dos sistemas e os impactos desta abordagem na psicologia na psiquiatria e na lingu stica Tosey Com base nos trabalhos de Bateson e um em espec fico Robert Dilts adaptou e apresentou um dos frameworks mais conhecidos da PNL e tamb m no Coaching a pir mide dos n veis neurol gicos Nela Dilts apresenta cinco n veis sobre como podemos trabalhar processos de mudan a O primeiro n vel o ambiente o segundo s o os comportamentos o pr ximo s o as capacidades seguido dos valores e cren as e culminado na miss o vis o de uma pessoa Olhar para estas cinco dimens es pode ajudar o coach a definir um foco no trabalho com o cliente Ressalta importante que na maioria das vezes as sess es centram-se no quarto n vel cren as e valores Isto porque o trabalho nos n veis anteriores tem pouco ou nenhum efeito se a cren a da pessoa n o for explorada e expandida Uma outra abordagem de como se pode entender e abordar as cren as entendendo o s modelo s mental is dos clientes A grande contribui o neste sentido de Peter Senge no seu livro A quinta disciplina arte e pr tica da organiza o que aprende Apesar de muitos coaches j terem ouvido falar de modelos mentais ainda percebo que vale a pena aprofundar muito no trabalho de Senge para se apropriar do que s o realmente os modelos mentais como eles funcionam e como podem ser trabalhados no processo de coaching Para Senge modelos mentais s o pressupostos profundamente arraigados generaliza es ilustra es imagens ou hist rias que influem na nossa maneira de compreender o mundo e nele agir At este ponto talvez o assunto de cren as n o tenha sido apresentado de forma diferente para a maioria dos leitores e leitoras e exatamente aqui que gostaria de trazer contribui es de outras vis es e metodologias que tenho utilizado no meu trabalho como consultor organizacional e principalmente coach de carreira Na minha pr tica profissional comecei a perceber que simplesmente entender as cren as com o aporte cognitivo n o estava...