Deepak Chopra, médico e autor de mais de 25 livros, entre eles “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, conta que entre os aborígenes da Austrália, quando uma pessoa de uma tribo não gosta de alguém de outra tribo, procura o pajé para pedir que ele faça uma mandinga contra essa pessoa. O pajé então visita o antagonista, declara: “Você vai morrer em duas semanas!”, e em poucos dias o inimigo adoece e morre.
O Dr. Chopra pensou em recorrer às autoridades para acabar com esse hábito assassino, porém percebeu que as supostas “mandingas”, ao que chama Efeito Nocebo, não acontecem apenas entre os aborígenes, mas também nos consultórios da vida, quando médicos dizem aos seus pacientes: “Você está com câncer e tem apenas dois meses de vida” (que é fundamentalmente diferente de dizer: “80% dos pacientes nesse estado morrem em dois meses, mas vários sobrevivem. Posso lhe explicar as estratégias?”); nas famílias, quando pais dizem aos seus filhos: “Você nunca conseguirá nada na vida!”; e nas organizações, quando baseados em suas crenças sobre pessoas, líderes atuam consciente ou inconscientemente para que aquilo que acreditam se concretize.
Você já deve ter ouvido falar do Efeito Placebo, quando a crença de que algo terá resultado positivo gera o efeito positivo. O Efeito Nocebo, mencionado por Chopra, é o irmão maligno do Efeito Placebo, e ambos afetam diretamente a vida de líderes e liderados no dia a dia corporativo, para o bem e para o mal.
Você certamente convive em seu dia a dia com pessoas nas quais deposita alta expectativa em relação ao desempenho e resultados; pense em uma delas. Provavelmente, você também convive cotidianamente com pessoas nas quais suas expectativas sejam mais baixas; pense em uma dessas pessoas. Pensou? Pois bem, agora reflita: você se comporta do mesmo jeito com as duas? Se você não foge à regra, é provável que para essa pessoa de quem se espera muito, você dedique mais tempo, energia e atenção, fique mais próximo, demonstre mais paciência, desafie, empodere, dê feedbacks constantes e, como havia acreditado, previsto e desejado, suas expectativas se cumprem, e a pessoa “ganha mais vida”, cresce e evolui. Esse é o Efeito Placebo.