Nos ltimos tr s meses aconteceram em S o Paulo dois Eventos voltados para o mundo Executivo e Empresarial de grande relev ncia para o setor a Harvard Business Review Brasil Week entre os dias e de setembro e a HSM Management entre os dias e de novembro Ambos os Eventos abordaram em suas programa es temas relacionados ao universo empresarial entre eles Empreendedorismo o Futuro do Mundo do Trabalho Inova o Design Thinking Gest o do Capital Humano Humanidade e Sustentabilidade Sa de nas Empresas Intelig ncia Artificial entre tantos outros de import ncia e como n o poderia deixar de ser Lideran a Cada um desses temas valeria um artigo espec fico para o compartilhamento das ideias apresentadas No presente artigo a decis o foi por abordar com maior detalhamento a correla o entre engajamento compet ncias de lideran a e a pr tica do Coaching Executivo e Empresarial aproveitando as reflex es provocadas pelas palestras e autores a que assisti O engajamento de colaboradores tornou-se um conceito em evid ncia no mundo empresarial nos ltimos anos especialmente na ltima d cada quando tornou-se foco de iniciativas da estrat gia em Gest o de Pessoas em diversas organiza es Um grande n mero de autores definiu o engajamento de colaboradores e atrav s da identifica o de fatores comuns a muitas das defini es propostas o Chartered Institute of Personnel and Development CIPD do Reino Unido patrocinador majorit rio do movimento volunt rio Engage for Success cujo objetivo promover o engajamento como uma melhor maneira de trabalhar naquele Pa s aponta que o conceito de engajamento engloba componentes como motiva o comprometimento bem-estar e performance oferecendo dessa forma ganhos m tuos na rela o com colaboradores para o bem destes e das Organiza es em que atuam Os fatores que favorecem o engajamento de colaboradores os chamados drivers de engajamento - tamb m variam de acordo com cada autor assim como acontece com as defini es Mais uma vez poss vel identificar os mais comuns a saber a influ ncia exemplo e atua o da lideran a maior das organiza es gerentes de linha que sabem como motivar empoderar e apoiar seus colaboradores o envolvimento dos colaboradores nos processos de tomada de decis o a escuta voz dos colaboradores a clareza dos colaboradores a respeito da import ncia de seu trabalho e das expectativas da organiza o em rela o a seu desempenho oportunidades de progresso na carreira e de aprimoramento e desenvolvimento profissional feedback regular e di logo com superiores a qualidade das rela es de trabalho com pares subordinados e superiores comunica o efetiva integridade organizacional conjunto de valores estabelecidos que se refletem na cultura organizacional e se traduzem no senso de tica justi a e confian a percebidos pelos colaboradores Esses fatores correspondem a necessidades humanas nas situa es de trabalho Hoje atrav s da divulga o de estudos de neuroci ncia social da Universidade da Calif rnia UCLA sabemos que o c rebro humano um rg o social Os estudos revelaram constata es de que pessoas que se sentem injusti adas ou pouco reconhecidas experimentam impulsos neurais t o poderosos quanto uma pancada na cabe...