Em meados de 2005, isso mesmo, há 12 anos, no Massachusets Institute of Technology (MIT), os professores Dr. Otto Scharmer – economista e pesquisador –, Dr. Peter Senge – considerado um dos mais importantes influenciadores de negócios do mundo de todos os tempos – ao lado de outros cientistas[i], lançaram, com apoio do Banco Mundial, das empresas BASF, British Petroleum, Nissan e Unilever e das ONGs globais Oxfam, Unicef e WWF, o Programa Emerging Leaders Innovate Across Sectors - Líderes Emergentes Inovam entre os Setores (governos, empresas e ONGs).
Lembrando que Otto é um economista alemão que adotou o jeito prático do MIT de educar, e que Peter é o criador da Quinta Disciplina[ii] – o Pensamento Sistêmico, segundo o qual se alicerçam todas as organizações que aprendem - fica fácil entender a fundamentação de um programa global e inovador como o ELIAS, antes mesmo do primeiro livro sobre a Teoria U ter sido lançado no mundo.
Para o programa foram selecionados - via pesquisa e indicação nos próprios países - 25 profissionais (ELIAS Fellows) de 13 países. O objetivo do ELIAS, segundo a carta-convite que recebemos (eu fui uma entre os cinco brasileiros selecionados) era constituir a primeira rede global de líderes de alto potencial e suas respectivas instituições, para que juntos, gerássemos ideias, protótipos e empreendimentos. “Com o ELIAS estaremos contribuindo para a evolução dos sistemas dos mercados globais sustentáveis que constroem o capital humano, social e natural, assim como os capitais financeiro e industrial”, expunha o documento assinado por Otto e Peter.
ELIAS – metodologia e trajetória
Utilizando a metodologia do U, que começa na interrupção do processo de downloading (repetição automática – estado no qual apenas repetimos nossos comportamentos habituais, gerando pensamentos e resultados de acordo com nossos velhos hábitos), nos leva ao quarto nível da escuta, no qual ela acontece sem noções pré-concebidas, o presencing (presente e sentindo – aquele estado no qual estamos abertos ao novo, sem noções pré-concebidas) e termina na execução de um inovador protótipo – durante 18 meses, vivenciamos intensamente as sete macro e as micro etapas do U. (ver figura 1)