A minha identificação entre a Teoria U e a arte foi imediata. Senti uma imensa alegria ao final da minha primeira aula sobre a Teoria U. Compreendi que estava ali uma maneira de ver o processo de coaching com as características que sempre imaginei.
A arte tem sido uma grande referência em minha vida. Assim, quando estava procurando uma formação em coaching, minha escolha contou com esse viés. Dessa maneira, construí a minha prática. Sempre que achava oportuno, usava a arte como ferramenta. Às vezes, para conseguir prosseguir em um processo que se encontrava estagnado, e outras, para vislumbrar futuros emergentes. E aí estava a conexão entre a Teoria U e a arte.
Quanto mais conhecia e me apropriava da Teoria U, mais via a possibilidade de fazer uso da arte. Comecei a imaginar atividades artísticas para cada uma das etapas da curva do U, desde o co-iniciar até o co-evoluir.
Por que a arte?
Há muito se sabe que a arte é uma ferramenta essencial do desenvolvimento da capacidade de aprender. Quando “brincamos” com a frase “quer que eu desenhe”, queremos dizer isso mesmo. Através do desenho, do esquema e da concretização da ideia, abre-se uma conexão onde são acessados conhecimentos mais profundos, desenvolvimento e a capacidade de aprender.
A arte é uma linguagem expressiva e uma forma de se obter conhecimentos através do fazer, do experimentar. É uma ferramenta que ajuda a compreender o meio social de maneira mais ampla. Possibilita um comportamento mental que leva a comparar coisas, a passar do estado das ideias para o estado da comunicação, a formular conceitos e a descobrir como se comunicam esses conceitos.
A arte desenvolve a criatividade, gerando a possibilidade de dar respostas mais inventivas, para melhor se adequar ao mundo, para apontar problemas e propor soluções. Na arte não tem certo ou errado, pode-se ousar sem medo, explorar, experimentar e revelar novas capacidades.
Outra razão para o uso da arte é a liberdade de expressão. É não deixar que a autocrítica impeça o coachee de representar tudo o que sentir e for necessário para o aprofundamento do seu processo.
Arte como ferramenta no processo de Coaching
A Arte pode ser uma ferramenta das mais importantes no processo de coaching. O objetivo é facilitar uma conexão mais profunda para que se chegue à base do questionamento. Ela se dá como um “meio de comunicação” na busca do conhecimento essencial de cada pessoa. A Arte oferece a oportunidade para uma conexão interior, para uma escuta diferenciada, de um lugar muitas vezes pouco visitado.