revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #55 - Dezembro 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Teoria U e a Arte - A facilitação do processo de coaching utilizando a arte como ferramenta

A minha identificação entre a Teoria U e a arte foi imediata. Senti uma imensa alegria ao final da minha primeira aula sobre a Teoria U. Compreendi que estava ali uma maneira de ver o processo de coaching com as características que sempre imaginei.

A arte tem sido uma grande referência em minha vida. Assim, quando estava procurando uma formação em coaching, minha escolha contou com esse viés. Dessa maneira, construí a minha prática. Sempre que achava oportuno, usava a arte como ferramenta. Às vezes, para conseguir prosseguir em um processo que se encontrava estagnado, e outras, para vislumbrar futuros emergentes. E aí estava a conexão entre a Teoria U e a arte.

Quanto mais conhecia e me apropriava da Teoria U, mais via a possibilidade de fazer uso da arte. Comecei a imaginar atividades artísticas para cada uma das etapas da curva do U, desde o co-iniciar até o co-evoluir.


Por que a arte?
Há muito se sabe que a arte é uma ferramenta essencial do desenvolvimento da capacidade de aprender. Quando “brincamos” com a frase “quer que eu desenhe”, queremos dizer isso mesmo. Através do desenho, do esquema e da concretização da ideia, abre-se uma conexão onde são acessados conhecimentos mais profundos, desenvolvimento e a capacidade de aprender.

A arte é uma linguagem expressiva e uma forma de se obter conhecimentos através do fazer, do experimentar. É uma ferramenta que ajuda a compreender o meio social de maneira mais ampla. Possibilita um comportamento mental que leva a comparar coisas, a passar do estado das ideias para o estado da comunicação, a formular conceitos e a descobrir como se comunicam esses conceitos.

A arte desenvolve a criatividade, gerando a possibilidade de dar respostas mais inventivas, para melhor se adequar ao mundo, para apontar problemas e propor soluções. Na arte não tem certo ou errado, pode-se ousar sem medo, explorar, experimentar e revelar novas capacidades.

Outra razão para o uso da arte é a liberdade de expressão. É não deixar que a autocrítica impeça o coachee de representar tudo o que sentir e for necessário para o aprofundamento do seu processo.


Arte como ferramenta no processo de Coaching
A Arte pode ser uma ferramenta das mais importantes no processo de coaching. O objetivo é facilitar uma conexão mais profunda para que se chegue à base do questionamento. Ela se dá como um “meio de comunicação” na busca do conhecimento essencial de cada pessoa. A Arte oferece a oportunidade para uma conexão interior, para uma escuta diferenciada, de um lugar muitas vezes pouco visitado.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Se ter atitude é a solução, qual o problema?

Introdução Nas organizações contemporâneas, “ter atitude” tornou-se uma obrigação e um mantra corriqueiramente repetido por líderes, mentores, coaches, trainers, consultores, psicólogos e profissionais de RH. É comum escutar que o diferencial de um profissional não está apenas no conhecimento técnico, mas principalmente em sua atitude: em como se posiciona, como reage às... leia mais

12 minutos

Tendência 5 - Menos blá-blá-blá e mais fazer o que se prega, tá bom?

Tendência 5 - Menos blá-blá-blá e mais fazer o que se prega, tá bom?“Praticar os valores do Quadro - Walk the talk” No mundo corporativo, é comum que as organizações criem quadros de valores, missões e visões que são exibidos com orgulho em paredes, sites e apresentações. No entanto, a verdadeira medida do sucesso de uma empresa não está no que está escrito nesses... leia mais

11 minutos

Os Ciclos Invisíveis que Carregamos e Como Isso Molda Nosso Recomeço

Ano após ano, repetimos o mesmo ritual: contagem regressiva, fogos de artifício, promessas sussurradas ao universo enquanto o relógio marca meia-noite. Parece um momento mágico, o instante em que acreditamos que algo pode mudar. Mas, ao abrir os olhos no primeiro dia do ano, percebemos que tudo ao nosso redor segue o mesmo: os problemas ainda estão lá, os hábitos também, e a vida exige... leia mais

16 minutos

A arte de colaborar

अमन्त्रम्-अक्षरं नास्ति नास्ति मूलम्-अनौषधम् । अयोग्यः पुरुषो नास्ति योजकस्-तत्र दुर्लभः ॥ (Não há som que não seja um mantra, nem planta que não seja medicinal. Não existe pessoa indigna, o que falta é um ‘facilitador’.) ... leia mais

10 minutos

Uma outra maneira de implementar DEI nas empresas

Muitas empresas não sabem por onde começar quando se trata de criar uma área de diversidade, equidade e inclusão (DEI) ou de implementar projetos relacionados. No entanto, quero compartilhar alguns cases que não apenas “aceleraram” esses esforços, mas também se mostraram lucrativos em termos de posicionamento no mercado, na criação de produtos para todos e especialmente criando novos... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium