As rela es humanas s o permeadas por acordos de diversas naturezas quanto mais claros estes acordos maior a probabilidade de a rela o fluir de forma harm nica e construtiva Nas rela es comerciais existem os acordos que s o chamados de contrato Rosa Krausz p define contrato como um acordo expl cito entre Coach cliente stakeholders chefia imediata e RH que estabelece a raz o a finalidade e as condi es do processo de Coaching executivo e empresarial Eric Berne p define contrato como um compromisso bilateral expl cito relacionado a um curso de a o bem definido Berne p descreve tr s tipos de contrato e como acontece a aplica o nos processos de Coaching executivo e empresarial ser abordado a seguir Para o autor esses aspectos do contrato dever o ser analisados separadamente com o objetivo de garantir a coer ncia entre eles Tal procedimento preserva seu conte do evita a confus o de papeis e clarifica a inten o de todas as partes Os tipos de contrato segundo Berne considerando-se o processo de Coaching s o Contrato Administrativo a declara o entre a administra o e o Coach com rela o a ocorr ncias finalidades e metas a serem atingidas para a demanda Neste contrato o Coach esclarece com todas as partes envolvidas Coachee RH stakeholders quest es relativas ao processo de coaching N mero de sess es dura o dos encontros local dos encontros forma de comunica o valores financeiros condi es e forma de pagamento validade do contrato os procedimentos em caso de n o comparecimento de ambas as partes limite de confidencialidade forma de acompanhamento do processo e como o sigilo ser garantido Este contrato dever ser feito com todas as partes envolvidas de prefer ncia com constru o conjunta Caso n o seja poss vel participarem da constru o desse contrato dever o consentir com o que foi acordado Uma das demandas comuns em organiza es que n o est o familiarizadas com os processos de coaching a solicita o de relat rios escritos ou verbais sobre percep es do coach sobre o processo e o coachee importante deixar claro que o sigilo inegoci vel e que a partir da hora em que come a o processo de coaching tudo o que for falado sobre o coachee seu processo e suas percep es dever o acontecer na presen a e com o consentimento total do Coachee O limite de confidencialidade deve ser definido de forma clara para todos os envolvidos Caso exista por parte da organiza o alguma demanda nessa quest o ela dever ser discutida amplamente com os envolvidos para que fique claro como ser tratada e para que o Coach n o se coloque em alguma situa o indesejada que exceda os limites da tica profissional Itens que podem entrar nesse limite de confidencialidade s o poss veis informa es do coachee sobre desfalques na organiza o vazamento de informa es sigilosas conduta inadequada do coachee ou de outro funcion rio inclusive da alta dire o Caso isso n o seja levantado no contrato administrativo e uma informa o dessa natureza apare a dentro do processo de Coaching colocar o Coach numa situa o vulner vel que ter que ser resolvida com o Coachee e caso o contrato seja de sigilo absoluto e o Coachee n o concorde em revelar a informa o h alta probabilidade de se instalar um dilema tico entre Coach e Coachee Contrato Profissional parte do pressuposto de que as partes envolvidas s o competentes para as atividades e estabelece seus pap is esclarece a demanda define resultados mensur veis ou percebidos por todos Alinha conceitos e expectativas e como se dar o relacionamento entre Coach e Coachee visando proporcionar...