revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #53 - Outubro 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Cuidados a serem tomados com o Coaching à distância

A tecnologia está mais que presente na vida de todos nós, facilitando o acesso à informação, à comunicação, à tomada de decisão, entre as vantagens mais óbvias e inegáveis que ela tem a oferecer.

Rapidamente, os profissionais mais experientes se adaptaram aos tempos e recursos atuais; os mais jovens sequer imaginam a dinâmica do trabalho com o uso limitado de equipamentos, softwares e aplicativos para todos os fins.

O cotidiano está naturalmente tomado por redes sociais, mensagens instantâneas, ligações telefônicas com imagem, longas conversas ou reuniões de negócio por meio de plataformas gratuitas e acessíveis, conectando pessoas e empresas separadas por cidades, países ou continentes. A conectividade está definitivamente estabelecida e, a cada dia, mais desenvolvida e sofisticada.

Naturalmente, instalou-se em todas as atividades. Sem dúvida, chegaria ao Coaching. Em minha prática, isso aconteceu de forma mais intensa, há cerca de cinco anos, como forma de atender às demandas crescentes por soluções logísticas, seja em São Paulo – trânsito, horários de pico preferenciais para os clientes, tornando as distâncias ainda maiores –, outras cidades e Estados.

Experimentei, a princípio, uma certa resistência. Havia uma série de razões, válidas e pertinentes, para restringir o Coaching à distância, mesmo com o uso de tecnologia e equipamentos adequados.

A primeira delas é que o contato face a face, presencial, é essencial para estabelecer o rapport, criar vínculo de confiança, essenciais para a relação Coach/Coachee. Poderia ele ser substituído por uma imagem na tela do computador ou do celular?

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Competências de Coaching para RH

A International Coach Federation - ICF define coaching como uma parce­ria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Podemos traçar um para­lelo com a área de RH cuja missão es­tratégica é ser um parceiro do negócio para inspirar e orientar a organização a desenvolver-se e gerar resultados junto com as pessoas... leia mais

9 minutos

O coach livre

Não sei como foi para você, mas quando eu decidi me tornar coach, foi pela beleza que eu via na possibilidade de cuidar do meu próprio horário, ser dona de mim mesma e contribuir com a vida das pessoas ao longo do processo. A missão de ajudar, é claro, sempre foi o mais nobre motivo de ser coach, mas a expectativa de liberdade que esse estilo de vida me traria foi meu botão motivacional... leia mais

7 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium