revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #53 - Outubro 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Cuidados a serem tomados com o Coaching à distância

A tecnologia está mais que presente na vida de todos nós, facilitando o acesso à informação, à comunicação, à tomada de decisão, entre as vantagens mais óbvias e inegáveis que ela tem a oferecer.

Rapidamente, os profissionais mais experientes se adaptaram aos tempos e recursos atuais; os mais jovens sequer imaginam a dinâmica do trabalho com o uso limitado de equipamentos, softwares e aplicativos para todos os fins.

O cotidiano está naturalmente tomado por redes sociais, mensagens instantâneas, ligações telefônicas com imagem, longas conversas ou reuniões de negócio por meio de plataformas gratuitas e acessíveis, conectando pessoas e empresas separadas por cidades, países ou continentes. A conectividade está definitivamente estabelecida e, a cada dia, mais desenvolvida e sofisticada.

Naturalmente, instalou-se em todas as atividades. Sem dúvida, chegaria ao Coaching. Em minha prática, isso aconteceu de forma mais intensa, há cerca de cinco anos, como forma de atender às demandas crescentes por soluções logísticas, seja em São Paulo – trânsito, horários de pico preferenciais para os clientes, tornando as distâncias ainda maiores –, outras cidades e Estados.

Experimentei, a princípio, uma certa resistência. Havia uma série de razões, válidas e pertinentes, para restringir o Coaching à distância, mesmo com o uso de tecnologia e equipamentos adequados.

A primeira delas é que o contato face a face, presencial, é essencial para estabelecer o rapport, criar vínculo de confiança, essenciais para a relação Coach/Coachee. Poderia ele ser substituído por uma imagem na tela do computador ou do celular?

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Líderes Acessíveis: Como Implementar uma Cultura de Acessibilidade

Vivemos numa era de novos líderes, em que a liderança pode ser aprendida e desenvolvida. Liderar é inspirar, guiar e apoiar os outros para alcançar objetivos comuns, promovendo um ambiente de colaboração e crescimento. Um líder eficaz influencia positivamente os comportamentos e atitudes de uma equipa, motivando as pessoas a darem o seu melhor e ajudando-as a crescer, tanto a nível... leia mais

10 minutos

Inteligência Coletiva: a grande inovação planetária

Em agosto de 2024, a plataforma Futurepedia, que é um tipo de marketplace de Inteligência Artificial, colocou na sua vitrine mais de 30 aplicativos de soluções baseadas em inteligência artificial específicas para apoiar estudantes e educadores. Essas aplicações vão desde apoio em resumos e buscas acadêmicas, inteligências para pesquisas específicas, à criação de flashcards e... leia mais

9 minutos

Aprendizagem Experiencial, Reflexão e Desenvolvimento Humano

Aristóteles disse uma vez: “Pois as coisas que temos que aprender antes de podermos fazê-las, aprendemos fazendo-as” ----------- A vida é uma longa jornada de desenvolvimento. Desde a infância, aprendemos à medida em que interagimos com o que se passa ao nosso redor. Cada experiência vivida nos proporciona a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, habilidades e perspectivas,... leia mais

10 minutos

Envolvendo Líderes e CEOs do Brasil nos Objetivos de Desenvolvimento Interior: Um Chamado à Ação!

Mais que um texto, esse é um convite para que a comunidade de Líderes e profissionais dedicados ao Desenvolvimento Humano do Brasil conheçam melhor o movimento global Inner Development Goals (IDG) e apreciem o valor que essas práticas trazem para todos: organizações, pessoas e planeta. Recentemente, o Inner Development Goals celebrou seu terceiro aniversário e registrou um marco... leia mais

7 minutos

O contexto de um mundo em desamparo

Passados mais de 50 anos das experiências de Martin Seligman com animais em seu laboratório, sabemos que os resultados se aplicam a indivíduos sujeitos a sofrimentos e/ou frustrações que chegam ao estado de “desamparo aprendido”. Eles não conseguem reagir às causas de seus sofrimentos ou se tornam passivos não reagindo mais com novas respostas. Ao nosso ver, o contexto de mundo BANI... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium