Há tempos que na lista de temas para futuras edições constava o “Coaching à Distância”. Fiquei pensando em montar um dossiê com pessoas que ministram cursos de Coaching, com suas recomendações sobre como devesse ser um atendimento a distância. Quais ferramentas utilizar, vantagens, oportunidades e os cuidados a tomar. O tempo foi passando e aquele modelo não germinava, não encontrava eco em mim. Era como se faltasse algo, ou se daquela forma não fosse o que nossos leitores mais necessitassem neste momento.
Eis que, dia 17 de julho fiz uma postagem no Facebook com a pergunta: “Coaching à Distância funciona?”. Fiz também um disparo seletivo de emails com a mesma questão, convocando as pessoas a contribuir com um artigo, compartilhando sua experiência pessoal com esta forma de praticar o Coaching. A resposta foi imediata, e muitos se prontificaram a escrever e contribuir com sua experiência. Fizemos então os convites com nossos parâmetros editoriais, e começamos a receber os textos. Sabíamos que não haveria controle sobre a repetição de ideias, experiências e sugestões, mas algo falou mais alto.
Em minha experiência como educador organizacional e palestrante, vi muitas vezes um mesmo conceito, dito de outra forma, ser assimilado e colocado em prática. Nossos filhos também nos mostram isso, quando retornam, por exemplo, da escola, nos contando com entusiasmo sobre a importância de reciclar o lixo, sendo que falamos aquilo há séculos e nunca ouviram. Assim, optamos por dividir todos os textos recebidos em duas edições, que poderão trazer grandes reflexões e insights para nossos leitores. A experiência de cada autor, embora às vezes possa ser similar, é única. Assim, cada uma pode abrir novas possibilidades interpretativas, e com isto, novos cenários, com novas paisagens.
Esta edição, assim como a próxima, serão únicas, no sentido de trazerem genuinamente a vivência de quem faz, com suas visões e vieses, com uma vontade enorme de contribuir, contagiar e ajudar outros coaches a fazerem cada vez melhor seu trabalho.
Nossa gratidão a cada coach que dedicou seu tempo para compartilhar seus saberes.
Artigo publicado em 31/10/2017