revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #52 - Setembro 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 52

Caro leitor,

com a proliferação das tecnologias a serviço da comunicação, processos que ocorriam somente de forma presencial passam, também, a acontecer de maneira remota, através de voz, ou voz e vídeo. O Coaching à distância foi uma das disciplinas que passou a contar com as possibilidades que as novas ferramentas oferecem, e a viver, na prática, as doçuras e amarguras que uma nova forma de trabalhar trazem.

Em um extremo, há aqueles ávidos por mudanças e que gostam de experimentar coisas novas. São os primeiros a experimentar novos APPs, tecnologias inovadoras, e acham que o próximo passo sempre será mais emocionante. Mais do que evolutivos, são disruptivos. Abandonam com facilidade modelos consagrados para abraçar o novo.

No outro extremo, aqueles que, de cara, rejeitam tudo que seja novo e colocam mil objeções a qualquer experimento. Testar? Jamais, pois seria uma heresia frente às suas crenças tão cristalizadas. Adotarão o novo, quando este passar com absoluto êxito por todas as validações necessárias.

No meio, há aqueles que observam tudo, analisam, ponderam e querem mais segurança antes de experimentar. Esperam por um sinal positivo de que “sim, funciona”, e então farão seus próprios experimentos com entusiasmo.

Estes três tipos têm lugar essencial na construção e evolução da humanidade.

Da mesma forma como os correios revolucionaram a comunicação, que só ocorria de forma presencial e oral, o telefone foi outro rompimento na forma de nos relacionarmos. A internet veio abrir uma nova porta que ainda exploramos. Uma rede estável nos possibilita, hoje, conversar com qualquer pessoa no planeta sem custo. Compartilhar documentos, voz e vídeo, tudo em tempo real.  

Frente a tudo isto, construímos duas edições para tratar deste tema, e nossa opção foi por trazermos a experiência prática de quem faz, ao invés de modelos e teorias.

Fizemos uma escolha acertada, pois a prontidão com a qual as pessoas aceitaram nosso convite para escrever nos mostrou como estavam ávidas por partilhar suas experiências.

Que você possa também ampliar sua visão sobre as possibilidades do Coaching à Distância.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 28/09/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium