revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #51 - Agosto 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Edição 51: Você está fazendo Coaching ou sendo coach?

O convite para coordenar este dossiê não poderia ter chegado em melhor hora, na minha opinião.

No mesmo dia do convite, eu ainda estava muito impactado por alguns artigos que eu acabara de ler, e que, para mim, são exemplos da chamada banalização do Coaching no mundo e no Brasil, e claro me pus a pensar, sobre como eu poderia manifestar minha opinião sobre tudo aquilo. Vi títulos como “Hoje há Coaching para tudo, até para dar sono”, “Coaching para temáticas da Sexualidade”, para “Emagrecimento” para “Sucesso” e aí o golpe final foi quando li uma reportagem em que o entrevistado fazia um apelo ao público em geral dizendo: “Demita seu Coach”.

Sem entrar na discussão sobre o conteúdo de tais artigos e respeitando quem os gerou, decidi então convidar para o dossiê da edição 51 da Revista Coaching Brasil, Coaches associados e credenciados da ICF para versarem sobre Fazer Coaching e Ser Coach.

Foi primeiro muito prazeroso ler todos os artigos, artigos que contribuirão de forma relevante, para as reflexões dos leitores e para os Coaches que querem ser Coaches mais do que fazer Coaching.

O leitor perceberá a qualidade do pensar de cada autor e também o cuidado e respeito que cada um tem para com a atividade do Coaching e a extrema atenção para o desenvolvimento dos clientes/Coachees.

O artigo do Prof. Dr. e Coach Sidnei Dias da Silva, nos traz a perspectiva do processo de aprendizagem dos adultos e como os Coaches atuam no apoio para que seus clientes (Coachees) tomem consciência da necessidade de aprender.

No caso do artigo escrito pelo Timothy Altaffer, o autor nos apresenta seu ponto de vista de como um executivo de alta-performance como ele, fez um processo de autoconhecimento para parar de fazer Coaching e começar uma jornada para Ser um Coach.

Na sequência, temos o artigo da Rosângela Barcellos, uma Coach experiente, que compartilha, de forma impecavelmente franca, o seu Pensar sobre ser Coach e quais as dúvidas e inquietudes que nós Coaches temos e o que, no caso dela, foi feito para desenvolver as competências de escuta e atenção plena na busca de Ser Coach.

O quarto artigo do Dossiê, é o meu; e a minha intenção legítima foi abordar, de forma clara e simples, o aprendizado sobre as diferenças entre fazer Coaching e ser Coach - uma jornada longa, que requer dedicação, disciplina e autoconhecimento, além do desejo inconteste de ser Coach e não fazer Coaching de forma fria, com aplicação de ferramentas e sem nenhuma emoção.

O quinto artigo, foi escrito pela Vera Costa, que já produziu outros artigos para a Revista e que, ao aceitar o convite, dedicou-se ao relato da diferença de foco entre fazer Coaching e Ser Coach; artigo que trouxe um colorido harmonioso para fechar o nosso Dossiê e que explorou os conceitos de Naturalidade, Intuição, Imaginação, Inspiração e Liberdade que devem permear um processo de Coaching quando o Coach é Coach!

Honrado pelo convite, despeço-me com o desejo de que os leitores apreciem a leitura, e com a gratidão aos nossos convidados que abriram espaço em suas agendas para atenderem ao nosso chamado.

João Luiz Pasqual

Artigo publicado em 31/10/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Apresentação do dossiê - Atitude - ed 143

Este é daqueles convites que mesmo quando a agenda está sobrecarregada, ajustamos o tempo, encontramos um modo de fazer acontecer, pela oportunidade de reunir diferentes saberes, experiências e ofertar a você leitor, uma visão ampliada, com variadas perspectivas e de diferentes lugares de fala. Algum tempo se passou e aqui estou, mais uma vez, me sentindo desafiada pelo convite do querido... leia mais

7 minutos

As 7 Tendências Essenciais de RH para 2025 ou O RH que precisamos, mas que (quase) não existe

As 7 Tendências Essenciais de RH para 2025O Dossiê da edição 142 vem sendo estudado e preparado há um bom tempo, pelo menos um ano. Ele surge da minha vivência organizacional de 45 anos, sendo 18 dentro de uma multinacional e 27 como consultor, trainer e palestrante, como um convite à reflexão crítica sobre o papel do RH, propondo uma transformação radical que vá além dos discursos... leia mais

18 minutos

Apresentação do dossiê ed 141 - Ano Novo, Vida Nova

No editorial da edição de janeiro, coloquei um diálogo entre o babuíno Rafiki e Simba, em Rei Leão. Ele começa assim... R – O tempo está estranho, você não acha? S – É, o vento deve estar mudando. R – Ahh, mudar é bom... S – Mas não é fácil. Eu sei o que tenho que fazer, mas se voltar terei que enfrentar meu passado. Eu tenho fugido há tantos... leia mais

3 minutos

Apresentação do dossiê - Ano Novo, Novos Ciclos

Ao longo destes 11 anos da revista, pensar em um dossiê para o inicio do ano foi, algumas vezes fácil, outras desafiador. Por vários anos já iniciamos com conteúdos técnicos, e mais recentemente temos trazido uma pegada diferente. Em 2022 o título foi “Feliz Ano Novo” e os artigos foram bem originais. Em 2023 falamos sobre “Metas”, colocando um pé nas estrelas e outro no... leia mais

3 minutos

Apresentação do dossiê - Diversidade, Equidade e Inclusão na prática - Desafios e caminhos para uma cultura inclusiva

Nesta continuação da edição 138, pensamos em falar mais sobre os desafios para a criação e manutenção de uma cultura inclusiva. Sabemos que toda mudança que envolve crenças, vieses inconscientes, valores e preconceitos tem um longo caminho a percorrer, mas o passo inicial mais importante é a conscientização. Até alguns anos muitos de nós tinha a ideia de um Brasil muito mais... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium