icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #51 - Agosto 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Edição 51: Você está fazendo Coaching ou sendo coach?

O convite para coordenar este dossiê não poderia ter chegado em melhor hora, na minha opinião.

No mesmo dia do convite, eu ainda estava muito impactado por alguns artigos que eu acabara de ler, e que, para mim, são exemplos da chamada banalização do Coaching no mundo e no Brasil, e claro me pus a pensar, sobre como eu poderia manifestar minha opinião sobre tudo aquilo. Vi títulos como “Hoje há Coaching para tudo, até para dar sono”, “Coaching para temáticas da Sexualidade”, para “Emagrecimento” para “Sucesso” e aí o golpe final foi quando li uma reportagem em que o entrevistado fazia um apelo ao público em geral dizendo: “Demita seu Coach”.

Sem entrar na discussão sobre o conteúdo de tais artigos e respeitando quem os gerou, decidi então convidar para o dossiê da edição 51 da Revista Coaching Brasil, Coaches associados e credenciados da ICF para versarem sobre Fazer Coaching e Ser Coach.

Foi primeiro muito prazeroso ler todos os artigos, artigos que contribuirão de forma relevante, para as reflexões dos leitores e para os Coaches que querem ser Coaches mais do que fazer Coaching.

O leitor perceberá a qualidade do pensar de cada autor e também o cuidado e respeito que cada um tem para com a atividade do Coaching e a extrema atenção para o desenvolvimento dos clientes/Coachees.

O artigo do Prof. Dr. e Coach Sidnei Dias da Silva, nos traz a perspectiva do processo de aprendizagem dos adultos e como os Coaches atuam no apoio para que seus clientes (Coachees) tomem consciência da necessidade de aprender.

No caso do artigo escrito pelo Timothy Altaffer, o autor nos apresenta seu ponto de vista de como um executivo de alta-performance como ele, fez um processo de autoconhecimento para parar de fazer Coaching e começar uma jornada para Ser um Coach.

Na sequência, temos o artigo da Rosângela Barcellos, uma Coach experiente, que compartilha, de forma impecavelmente franca, o seu Pensar sobre ser Coach e quais as dúvidas e inquietudes que nós Coaches temos e o que, no caso dela, foi feito para desenvolver as competências de escuta e atenção plena na busca de Ser Coach.

O quarto artigo do Dossiê, é o meu; e a minha intenção legítima foi abordar, de forma clara e simples, o aprendizado sobre as diferenças entre fazer Coaching e ser Coach - uma jornada longa, que requer dedicação, disciplina e autoconhecimento, além do desejo inconteste de ser Coach e não fazer Coaching de forma fria, com aplicação de ferramentas e sem nenhuma emoção.

O quinto artigo, foi escrito pela Vera Costa, que já produziu outros artigos para a Revista e que, ao aceitar o convite, dedicou-se ao relato da diferença de foco entre fazer Coaching e Ser Coach; artigo que trouxe um colorido harmonioso para fechar o nosso Dossiê e que explorou os conceitos de Naturalidade, Intuição, Imaginação, Inspiração e Liberdade que devem permear um processo de Coaching quando o Coach é Coach!

Honrado pelo convite, despeço-me com o desejo de que os leitores apreciem a leitura, e com a gratidão aos nossos convidados que abriram espaço em suas agendas para atenderem ao nosso chamado.

João Luiz Pasqual

Artigo publicado em 31/10/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Action Learning: Uma Jornada de Transformação que Continua

Quando recebi o convite do Luciano Lannes para coordenar esta edição especial sobre Action Learning, confesso que meu coração disparou. Foi uma mistura de alegria, gratidão e aquele friozinho na barriga de quem recebe uma oportunidade incrível. Agradeço demais pela confiança e pela chance de contribuir com algo tão significativo para nossa comunidade. Seis anos se passaram desde a... leia mais

7 minutos

Cultura Organizacional: a força invisível que sustenta resultados

A cultura de uma organização é a trama invisível que orienta decisões, molda comportamentos e sustenta resultados. Mais do que pano de fundo, ela é protagonista: o diferencial competitivo que define se uma empresa apenas sobrevive — ou se prospera com consistência. É com esse espírito que tenho a alegria de conduzir esta edição da Revista Coaching Brasil. Agradeço à revista... leia mais

3 minutos

Revisitando os Fatores que Impactam os Resultados do Coaching Executivo e Empresarial

“Vale a pena considerar os fatores que impactam a eficácia do coaching antes de  usa-lo”  CCC Blog- Center for Coaching Certification.   Um dos temas recorrentes dos processos de coaching refere-se a análise dos fatores que poderão impactar negativamente seus resultados. Já nos idos de 2007 Orenstein (p. 143) identificou as seguintes falhas potenciais do coaching... leia mais

23 minutos

Muito além das técnicas: o que realmente está em jogo com as Estruturas Libertadoras

As Estruturas Libertadoras vêm ganhando espaço em organizações, comunidades e escolas. Mas, apesar de sua aparente simplicidade, sua potência vai muito além das técnicas. compartilhamos reflexões sobre como crenças invisíveis sobre controle, autoridade e previsibilidade incentivam ou limitam a aplicação das ELs - e como a prática intencional pode nos convidar a uma verdadeira... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras

“Assim como as águas de um rio, as Estruturas Libertadoras tomam a forma das margens que tocam: adaptando-se a padrões similares em todas as escalas e em cada contexto local” Keith McCandless, codesenvolvedor das ELs   É difícil não se impressionar com a versatilidade e potência das Estruturas Libertadoras. Elas atravessam fronteiras geográficas, culturais e institucionais... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium