Como os processos de Coaching Executivo estão ambientados no contexto organizacional e envolvem outros Stakeholders além do executivo que passará pelo processo (Coachee), o fator ético torna-se fundamental para que a credibilidade e seriedade sejam mantidas e tornem-se fatores característicos desse tipo de processo.
Segundo o dicionário Michaelis, Ética pode ser definida como: parte da filosofia que estuda os valores morais e princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.
A Ética “pode ser entendida como um conjunto de valores através do qual indivíduos e grupos estabelecem e atualizam formas de comportamento e de atuação baseadas em modelos e conceitos sancionados num determinado contexto sociocultural” (KRAUSZ, 2011)
Já o conceito de Ética Empresarial, segundo os autores do livro “Ética Empresarial” – O.C. Ferrell, John Fraedrich e Linda Ferrell - compreende princípios e padrões que orientam o comportamento no mundo dos negócios.
Para que a ética seja mantida no processo de Coaching Executivo, três aspectos são fundamentais:
- A clareza nos papeis dos envolvidos no processo
Os envolvidos em um processo de coaching executivo são: o Coach, o Coachee, o Gestor do Coachee e um representante da área de RH. Cada um destes tem um papel específico durante o processo e deve mante-se fiel a ele.
- Coach: responsável por estabelecer um contrato de trabalho claro, por conduzir o processo e apoiar o Coachee na busca de seus objetivos, mantendo a confidencialidade das informações.
- Coachee: se dedicar ao processo, agindo em direção aos seus objetivos de forma verdadeira e íntegra.
- Gestor do Coachee: contribuir com o processo, acompanhando a evolução e oferecendo feedback, com interesse verdadeiro no desenvolvimento do Coachee.
- Representante de RH: contribuir no início do processo na disponibilização de Coaches qualificados para a condução do processo, apoiar a triangulação do contrato e continuar disponível para intervir em caso de qualquer das partes precisar de seu apoio.
Se cada um desses públicos se mantiver fiel ao seu papel e se dedicar a cumpri-lo com responsabilidade e dedicação, estará contribuindo para um processo de coaching ético e benéfico para todas as partes envolvidas.