revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #51 - Agosto 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

As diferenças entre fazer Coaching e ser Coach

Trazendo consciência para as pessoas sobre a sua potencialidade e sua essência, através do Coaching.

O assunto vem me acompanhando já há algum tempo, e foi provocado pelo artigo de DeAnna Murphy com o título: “Você está fazendo Coaching ou sendo um Coach?”, publicado em julho de 2015, que decidi escrever a respeito. DeAnna é fundadora da consultoria americana Strengths Strategy e autora do e-book “Desbloquear Pontos Fortes - a Chave para Acelerar Desempenho, Energia e Relacionamentos”.

Talvez, meu caro leitor, como aconteceu comigo e imagino que com muitos Coaches, ao longo de nossa jornada, você não pensaria que existem diferenças entre fazer Coaching e ser Coach, afinal, o Coach é parte integrante do processo. Por outro lado, se nos sentirmos inseguros com tais diferenças, é bem possível que nos desconectemos da motivação que nos levou à atividade de Coaching – que, para mim, foi promover a transformação mais profunda, mais sustentável e poderosa possível.

Como cita DeAnna em seu artigo, uma pessoa com comportamentos de Coach pode parecer ter mecanismos de Coaching, entender das ferramentas e habilidades de Coaching e quando usá-los. Sua estrutura pode parecer eficiente e sua abordagem inconteste, podem ainda parecer sábios, ágeis ao responderem e confiantes nas soluções e na maneira como conduzem o cliente para encontrar respostas. O grande ponto é que isso não significa necessariamente que eles estejam sendo o Coach mais impactante e transformador de que são capazes. Mesmo quando se revelem perspicazes. No entanto, se todos os seus esforços não desencadearem o Coach interno da pessoa que estão servindo (Cliente/Coachee), eles não conseguiram ser Coaches na plenitude.

A exemplo de DeAnna, eu costumava pensar que fazer Coaching era suficiente se, na minha opinião, fosse bem feito e, principalmente, quando algum tipo de evidência de que estava funcionando, fosse oferecida pelo meu cliente, por exemplo um feedback, de como foi muito boa a nossa sessão, ou ainda um comentário que o que havia sido explorado numa dada sessão, funcionou ou trouxe bons resultados.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

6 dicas para apoiar a Diversidade e Inclusão sem medo de pisar na bola

Cada dia mais as organizações têm dado importância à Diversidade e Inclusão (D&I). Mesmo que essa evolução não seja linear, e em meio de avanços haja também tristes histórias e retrocessos, esse é um caminho sem volta. Quer seja por perceber o valor humano inerente a estas questões, pela preocupação com a imagem da organização ou pela potencial melhoria de resultados associados... leia mais

12 minutos

Liderança na era da Inteligência Artificial

Estamos em meio a uma das maiores transformações tecnológicas da história moderna, e a liderança não é mais como era antes. Fomos criados e forjados num mundo onde os líderes tinham tempo para planejar, refletir e agir em um mundo relativamente estável. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial (IA), os desafios e as oportunidades mudaram radicalmente e, o impacto da IA sobre... leia mais

11 minutos

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais... leia mais

10 minutos

A Comunicação Direta no Coaching: Estratégias para Aprimorar e Superar Barreiras

A comunicação direta é uma habilidade fundamental no coaching, essencial para criar consciência e facilitar o desenvolvimento dos clientes. Neste artigo exploraremos a importância dessa forma de comunicação, no contexto das Core Competencies da ICF, identificaremos as barreiras que podem surgir, estratégias para superá-las e, como nós, coaches, aprimorando as habilidades de... leia mais

13 minutos

Competências do PENSAR para atuar em Desafios Complexos

Introdução Estamos em 2024! Quase nove anos se passaram desde a realização de uma das mais marcantes assembleias da ONU. Representantes de 193 países assinaram um pacto global para tratar problemas críticos do mundo, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas específicas para garantir um desenvolvimento sustentável. Apesar das expectativas iniciais,... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium