Minha jornada como coach formal come ou h aproximadamente cinco anos Ela foi motivada pela busca de uma forma o s lida que me possibilitasse o desenvolvimento de compet ncias para complementar os conhecimentos adquiridos ao longo das carreiras profissionais como executivo do mercado financeiro e como professor universit rio O que compartilho a seguir s o algumas das reflex es e descobertas feitas nessa jornada desafiadora e prazerosa empreendida em um universo fascinante de pessoas empenhadas em seus processos de transforma o A vis o do coaching que tenho a de um recurso voltado para ajudar o cliente no seu processo de aprendizado E aprender algo que somente pode ser feito pelo pr prio indiv duo como Coach eu busco assegurar que o relacionamento de Coaching possa contribuir para que o cliente tenha um aprendizado que resulte na transforma o que ele busca Como professor em cursos de gradua o e de p s-gradua o percebo muitas semelhan as entre os processos de aprendizado dos clientes no Coaching e o processo de aprendizado de adultos com a presen a dos princ pios b sicos da Andragogia como apresentados por Knowles conforme abordado a seguir Necessidade de saber Antes de come ar a aprender algo os adultos precisam saber o motivo pelo qual precisam desenvolver um esfor o de aprendizado O Coach assim como o facilitador na aprendizagem de adultos atua como um instrumento que ajuda o cliente a tomar consci ncia da necessidade de aprender No Coaching utilizamos diversos recursos para que o cliente tome consci ncia do que deseja do ponto em que est e do gap entre o est gio atual e a situa o desejada Uma das compet ncias b sicas para o Coaching definidas pela ICF criar conscientiza o cabendo ao Coach a habilidade de integrar e avaliar corretamente as m ltiplas fontes de informa o e de fazer interpreta es que ajudem o cliente a se conscientizar e assim chegar aos resultados acordados De uma forma simples o que buscamos que o cliente tenha consci ncia e defina onde est e para onde quer ir A amplia o da consci ncia do cliente para defini o daquilo que deseja dos seus pontos fortes e das suas limita es e as poss veis reas que poderiam ser trabalhadas para que possa atingir aquilo que deseja essencial para que o processo de coaching possa ocorrer e precede a busca de solu es Junto com os recursos de formula o de quest es instigantes e poderosas n s tamb m utilizamos relat rios de avalia o por instrumentos como MBTI DISC e Avalia o por exemplo interessante observarmos que n s enquanto Coaches lidamos com o desafio de deixar claro para os nossos clientes que nesses momentos atuamos tamb m como consultores quando utilizamos os relat rios de avalia o para prover informa es que lhes possibilitem...