icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #51 - Agosto 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Semelhanças entre o Coaching e o processo de aprendizado de adultos

Minha jornada como coach formal come ou h aproximadamente cinco anos Ela foi motivada pela busca de uma forma o s lida que me possibilitasse o desenvolvimento de compet ncias para complementar os conhecimentos adquiridos ao longo das carreiras profissionais como executivo do mercado financeiro e como professor universit rio O que compartilho a seguir s o algumas das reflex es e descobertas feitas nessa jornada desafiadora e prazerosa empreendida em um universo fascinante de pessoas empenhadas em seus processos de transforma o A vis o do coaching que tenho a de um recurso voltado para ajudar o cliente no seu processo de aprendizado E aprender algo que somente pode ser feito pelo pr prio indiv duo como Coach eu busco assegurar que o relacionamento de Coaching possa contribuir para que o cliente tenha um aprendizado que resulte na transforma o que ele busca Como professor em cursos de gradua o e de p s-gradua o percebo muitas semelhan as entre os processos de aprendizado dos clientes no Coaching e o processo de aprendizado de adultos com a presen a dos princ pios b sicos da Andragogia como apresentados por Knowles conforme abordado a seguir Necessidade de saber Antes de come ar a aprender algo os adultos precisam saber o motivo pelo qual precisam desenvolver um esfor o de aprendizado O Coach assim como o facilitador na aprendizagem de adultos atua como um instrumento que ajuda o cliente a tomar consci ncia da necessidade de aprender No Coaching utilizamos diversos recursos para que o cliente tome consci ncia do que deseja do ponto em que est e do gap entre o est gio atual e a situa o desejada Uma das compet ncias b sicas para o Coaching definidas pela ICF criar conscientiza o cabendo ao Coach a habilidade de integrar e avaliar corretamente as m ltiplas fontes de informa o e de fazer interpreta es que ajudem o cliente a se conscientizar e assim chegar aos resultados acordados De uma forma simples o que buscamos que o cliente tenha consci ncia e defina onde est e para onde quer ir A amplia o da consci ncia do cliente para defini o daquilo que deseja dos seus pontos fortes e das suas limita es e as poss veis reas que poderiam ser trabalhadas para que possa atingir aquilo que deseja essencial para que o processo de coaching possa ocorrer e precede a busca de solu es Junto com os recursos de formula o de quest es instigantes e poderosas n s tamb m utilizamos relat rios de avalia o por instrumentos como MBTI DISC e Avalia o por exemplo interessante observarmos que n s enquanto Coaches lidamos com o desafio de deixar claro para os nossos clientes que nesses momentos atuamos tamb m como consultores quando utilizamos os relat rios de avalia o para prover informa es que lhes possibilitem...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O SER Humano e a Criatividade e a Relação com a Biomimética

Gosto da brincar com a origem das palavras. Assim como árvores precisam de raízes fortes, nossa linguagem e cultura também precisam de suas raízes. Quando penso em criatividade me vem em mente a criança. Leve, curiosa, quer experimentar, se arrisca em movimentos novos, se interessa em mil “porquês” e não tem medo de não saber. Quem já foi assim? E o melhor, quem ainda... leia mais

9 minutos

Coaching Inclusivo e TDAH nos Negócios: estratégias para um mundo do trabalho mais justo, produtivo, humano e feliz

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa no modo como lideramos pessoas e organizamos o trabalho. A diversidade, finalmente, começou a ganhar espaço nas Organizações, mas ainda focada em marcadores visíveis como gênero, raça, idade, condições físicas, sexualidade, entre outros. Entretanto, é preciso ir além, é necessário incluir aspectos “invisíveis” que... leia mais

16 minutos

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium