Introdu o Mentores t m sido definidos como aqueles geralmente mais velhos e experientes que ajudam outros usualmente mais novos e inexperientes atrav s de uma rela o continuada a fazer uma transi o segura na jornada em dire o a um novo jeito de ser Sabe-se que adquirir conhecimento n o em si suficiente para passar de um est gio a outro na jornada profissional preciso refletir sobre atitudes e especialmente ser orientado na aplica o tica e humana de sua pr tica Neste artigo destaco a relev ncia da rela o de mentoring no ciclo de vida acad mica universit ria apresentando em especial experi ncias de mentoring na jornada de forma o de futuros m dicos Uma cl ssica rela o A rela o de mentoring nasce inspirada na figura de Mentor um s bio e fiel amigo de Ulisses Rei de taca personagem da Odiss ia de Homero Quando Ulisses partiu para a Guerra de Tr ia ele confiou ao amigo o cuidado de seu filho Tel maco Mentor foi respons vel pela educa o de Tel maco pela forma o de seu car ter e pela sabedoria de suas decis es orientava guiava ensinava inspirava e encorajava Quando Ulisses demorou a voltar da guerra Mentor ajudou Tel maco a ir em busca de not cias do pai Na Odiss ia encontramos os elementos centrais que ainda hoje contribuem para a compreens o dessa rela o t o especial o mentoring uma jornada onde um viajante mais experiente acompanha um iniciante em dire o a um novo destino a rela o de colabora o e a autoridade do mentor deriva de sua experi ncia e sabedoria o mentor um guia do conhecimento pr tico e tamb m uma for a de suporte moral e pessoal e por fim ele d espa o para o jovem provar o seu valor A odiss ia do estudante universit rio A entrada na Universidade um momento especial e significa para muitas pessoas uma verdadeira odiss ia a concretiza o de um sonho a recompensa de um grande esfor o e o in cio de uma nova fase da vida Tal como os mares percorridos por Tel maco na Odiss ia o mundo universit rio estranho para quem come a a conhec -lo Requer explora o cuidadosa coragem e muita energia f sica e emocional para desenvolver as necess rias compet ncias intelectuais interpessoais e profissionais O ciclo de vida acad mico come a com a chegada Universidade e com a necess ria adapta o e integra o aos novos colegas professores e diferentes disciplinas Alguns aspectos do in cio de curso s o especialmente respons veis por n veis elevados de estresse e ansiedade O primeiro deles diz respeito frustra o da idealiza o isto...