Um processo poderoso para a construção de possibilidades e escolha de um novo caminho profissional
São raras as pessoas que não experimentam, em algum momento da vida, dúvidas a respeito da carreira profissional escolhida. Até porque sabemos que uma escolha de carreira, que reflita os valores individuais e potencialize o uso de nossos talentos, acontece em um momento no qual não estamos maduros o suficiente para nos conhecermos e entendermos o impacto dessa escolha em nossa satisfação e felicidade pelo resto de nossas vidas.
Além disso, com o passar do tempo, nossos valores e prioridades mudam, demandando novas experiências ou condições de trabalho que nos dêem a sensação de “preenchimento interior”, na busca pela realização do nosso propósito pessoal.
Pesquisas realizadas mostram que a maioria dos profissionais está insatisfeita com o trabalho atual, por questões da própria carreira, como a vontade de trabalhar com algo diferente, que melhor reflita os próprios valores, ou por aspectos profissionais específicos, como ambiente de trabalho insatisfatório, carga horária excessiva, remuneração baixa, etc.
Esta insatisfação generalizada é motivada principalmente por dois fatores: primeiro, o insalubre ritmo de trabalho, no qual a maioria de nós vive atualmente, que nos priva do convívio com a família e tem sido responsável pelo aumento de doenças relacionadas ao estresse, e segundo, nosso processo pessoal que necessariamente nos convida a experimentar fases de transição nas quais sentimos o desejo de mudanças, questionando os caminhos escolhidos e refletindo sobre novas possibilidades.
Sentir que há algo a mudar é natural e saudável, todos sentimos ou sentiremos. O problema acontece quando as dúvidas permanecem sem solução, levando o indivíduo a experimentar a angústia da insatisfação com sua vida profissional, sentindo-se perdido, enclausurado em sua incerteza a respeito de que caminho seguir: fazer ou não uma mudança de rumos, desistir da carreira atual e iniciar algo completamente novo, fazer uma mudança sutil na carreira para uma nova área, função, empresa, segmento de negócio, voltar a trabalhar após anos dedicando-se à família, enfim, muitas possibilidades, pouca certeza e muita insegurança em mudar.
Nessas situações, buscar clareza a respeito das possibilidades para seguir em frente e encontrar (ou reencontrar) a satisfação com o trabalho é fundamental, e é aqui que entra o Coaching de Carreira.
Afinal, qual a diferença entre Coaching de Carreira e Aconselhamento ou Consultoria de Carreira?
Há equívoco no mercado a respeito dessa modalidade de Coaching, visto que muitos profissionais buscam esse tipo de processo acreditando que receberão orientação e treinamento para encontrar um novo trabalho. Nesse caso, nominamos o serviço de “Aconselhamento ou Consultoria de Carreira”, que visa o fornecimento de orientações que ajudem o profissional na busca por recolocação, como, por exemplo, a elaboração de currículo, dicas de como participar de entrevistas de emprego, seleção de empresas potenciais para abordagem do profissional, estruturação do networking a ser realizado, dentre outras etapas bem específicas da busca por trabalho.