revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #5 - Outubro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching esportivo

“O adversário que mais interfere no rendimento, independente da área de atuação, é o adversário interior. Estado interno cujo oponente se encontra na forma de pensar e não no adversário externo. É ele quem produz distrações através de diálogos internos e julgamentos, capazes de provocar desconcentração, desmotivação e descontrole emocional, até mesmo nos grandes jogadores”.
Timothy Gallwey


A sede de vitória é tão antiga quanto a própria existência humana. O impul­so de perseguir a glória pode levar atletas, equipes e líderes esportivos a darem o melhor de si, superando seus próprios limites. Por isso o esporte exerce um enorme fascínio em todos nós e se apresenta como uma fonte inesgotável de aprendizagens sobre a luta apaixonada pela excelência da mente, do corpo e da alma.

Nas competições somos capazes de acender a chama da realização, essa misteriosa força interna que se ali­menta de sonhos, fé, paixão, sacrifício e, especialmente, dos momentos em que se é capaz de fazer o impossível parecer possível.

O que fazer para vencer e buscar a ex­celência?

Essa é uma questão importante do cená­rio do alto rendimento esportivo.

Com a necessidade constante de resulta­dos, conhecer o caminho da vitória passa a ser uma vantagem competitiva para quem procura aumentar as possibilida­des de novas realizações.

Além disso, os programas de treina­mento e desenvolvimento no contexto esportivo, contam cada vez mais com ações interdisciplinares que envolvem diferentes áreas de apoio como a me­dicina, fisiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia (ciência do comportamen­to humano).

Esse artigo tem como objetivo demonstrar como o Coaching Esportivo pode contribuir para o desenvolvimento de profis­sionais que atuam no alto rendi­mento esportivo.

O Brasil do futebol tornou-se uma nação Olímpica. Atletas de 40 diferentes modalidades trei­nam diariamente para atingir a meta do Comitê Olímpico Brasi­leiro (COB) 2016, que é colocar o Brasil entre as dez principais potências olímpicas mundiais. Em função desse grande desa­fio, além do talento, é preciso desenvolver competências men­tais e emocionais para atingir e manter o alto rendimento, e é nesse contexto que o método Coaching entra como um aliado aos programas de treinamento e desenvolvimento.

Como psicóloga organizacional de formação, iniciei minha jor­nada profissional com líderes e equipes empresariais na John­son & Johnson (1984), passan­do pelo Grupo Pão de Açúcar (1986), onde me especializei no treinamento e desenvolvimento gerencial, até chegar ao espor­te de alto rendimento, quan­do comecei a trabalhar com a Sociedade Esportiva Palmeiras (1993). Desde então, estabele­ci a estratégia de atuar nesses dois contextos de alta perfor­mance, empresarial e esportivo, com a missão de contribuir com o desenvolvimento de pesso­as, equipes e organizações por meio de soluções educacionais integradas, visando a melhoria de performances, resultados e aprendizagens (ci­clo da excelência). Portanto, precisei adotar uma metodolo­gia diferente do protocolo uti­lizado pela psicologia clínica, e partir para uma intensa marato­na de estudos e pesquisas.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Identificando e Abordando o Assédio no Ambiente de Trabalho

Há diferentes tipos de assédios: assédio moral, assédio moral organizacional e assédio sexual. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações... leia mais

11 minutos

O Essencial não é Invisível aos Olhos

O ano era 2016 e eu estava nos Estados Unidos em uma viagem que misturava congresso profissional à passeios pelos parques de Orlando e eu só conseguia sentir raiva de estar ali perdendo tempo em filas e não achando nada divertido. Sim, eram os sintomas da boa a velha depressão que mostrava sua cara novamente. Uma recaída. Uma conhecida antiga. E eu já sabia o que fazer: ir ao médico,... leia mais

13 minutos

Grupo 2 - O Ser Humano e suas Relações

O autoconhecimento é o foco de nossas vidas para alavancar  a compreensão sobre o porque e o sentido da vida. Em paralelo a esse processo que por si já é desafiador o suficiente, temos que conviver com “o outro”, diferente de mim, com valores, crenças, sonhos e propósitos diferentes. Não à toa que o conflito é tema presente em meu trabalho como trainer há 25 anos. Como esse... leia mais

4 minutos

Sobre Coaching

O Coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano muito poderosa, pois trabalha na reflexão e na busca de soluções pelo próprio cliente. Em 2022 escrevi um texto procurando trazer a história e conceitos sobre o Coaching, que teve uma repercussão muito positiva. Visava levar para as pessoas em geral, e aos profissionais da mídia em particular, o que é e o que não é Coaching, visto... leia mais

4 minutos

Sobre Mentoring

Minha formação na área começou com uma visão ímpar sobre o Coaching e o Mentoring, através do querido amigo Marcos Wunderlich. Sistematizador de uma metodologia que reúne, simplifica e instrumentaliza o pensar de muitos outros que ele frequentemente cita nos textos, é com certeza um autor que merece estar nessa lista. Outro grande pesquisador e formador de mentores é Paulo... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium