revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #5 - Outubro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching esportivo

“O adversário que mais interfere no rendimento, independente da área de atuação, é o adversário interior. Estado interno cujo oponente se encontra na forma de pensar e não no adversário externo. É ele quem produz distrações através de diálogos internos e julgamentos, capazes de provocar desconcentração, desmotivação e descontrole emocional, até mesmo nos grandes jogadores”.
Timothy Gallwey


A sede de vitória é tão antiga quanto a própria existência humana. O impul­so de perseguir a glória pode levar atletas, equipes e líderes esportivos a darem o melhor de si, superando seus próprios limites. Por isso o esporte exerce um enorme fascínio em todos nós e se apresenta como uma fonte inesgotável de aprendizagens sobre a luta apaixonada pela excelência da mente, do corpo e da alma.

Nas competições somos capazes de acender a chama da realização, essa misteriosa força interna que se ali­menta de sonhos, fé, paixão, sacrifício e, especialmente, dos momentos em que se é capaz de fazer o impossível parecer possível.

O que fazer para vencer e buscar a ex­celência?

Essa é uma questão importante do cená­rio do alto rendimento esportivo.

Com a necessidade constante de resulta­dos, conhecer o caminho da vitória passa a ser uma vantagem competitiva para quem procura aumentar as possibilida­des de novas realizações.

Além disso, os programas de treina­mento e desenvolvimento no contexto esportivo, contam cada vez mais com ações interdisciplinares que envolvem diferentes áreas de apoio como a me­dicina, fisiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia (ciência do comportamen­to humano).

Esse artigo tem como objetivo demonstrar como o Coaching Esportivo pode contribuir para o desenvolvimento de profis­sionais que atuam no alto rendi­mento esportivo.

O Brasil do futebol tornou-se uma nação Olímpica. Atletas de 40 diferentes modalidades trei­nam diariamente para atingir a meta do Comitê Olímpico Brasi­leiro (COB) 2016, que é colocar o Brasil entre as dez principais potências olímpicas mundiais. Em função desse grande desa­fio, além do talento, é preciso desenvolver competências men­tais e emocionais para atingir e manter o alto rendimento, e é nesse contexto que o método Coaching entra como um aliado aos programas de treinamento e desenvolvimento.

Como psicóloga organizacional de formação, iniciei minha jor­nada profissional com líderes e equipes empresariais na John­son & Johnson (1984), passan­do pelo Grupo Pão de Açúcar (1986), onde me especializei no treinamento e desenvolvimento gerencial, até chegar ao espor­te de alto rendimento, quan­do comecei a trabalhar com a Sociedade Esportiva Palmeiras (1993). Desde então, estabele­ci a estratégia de atuar nesses dois contextos de alta perfor­mance, empresarial e esportivo, com a missão de contribuir com o desenvolvimento de pesso­as, equipes e organizações por meio de soluções educacionais integradas, visando a melhoria de performances, resultados e aprendizagens (ci­clo da excelência). Portanto, precisei adotar uma metodolo­gia diferente do protocolo uti­lizado pela psicologia clínica, e partir para uma intensa marato­na de estudos e pesquisas.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Jogo da Vida

O alarme do celular é o primeiro som que escuto, bem cedo. Algumas “sonecas”, e logo estou curioso para descobrir todas as incríveis novidades que podem ter acontecido enquanto o mundo todo dormia: passo o olho no Face, no Whats e no email. Eventualmente me deparo com um email do chefe, com a mais recente crise no trabalho, e a primeira pontada de dor de cabeça, ainda tímida, se anuncia.... leia mais

13 minutos

Sobre culturas, idealizações e expectativas

Este artigo foi escrito a quatro mãos, por duas pessoas com um sonho em comum: viver e trabalhar na Alemanha. Claro que a palavra sonho já implica em um bocado de fantasia, e a realidade adora puxar seu tapete, de formas variadas. Somos amigos desde 2004 e sempre trocamos nossas impressões sobre as diferenças culturais sentidas entre Brasil e Alemanha, como lidamos com elas, o que achamos... leia mais

16 minutos

Segurança Psicológica fazendo o Capitalismo mais consciente

Se já parece provocador falar em Capitalismo Consciente, o que parece então trazer Segurança Psicológica no mesmo artigo? Me parece propício começar então com um exercício de imaginação. Que tal imaginar um cenário onde as organizações tomem suas decisões através do impacto que geram em cada tipo de capital (financeiro, ambiental, social, emocional, intelectual, físico, cultural,... leia mais

11 minutos

O Mágico de ZOZZ

Bang! Bum! Póó-pó-pó-pó-pó! Uau, que espetáculo lindo! Em diferentes ritmos, os fogos de artifício explodem e iluminam a noite, numa festa multicolorida de sons e luzes. Feliz ano novo! Aninha abraça e beija seus 2 irmãos, depois dá um abraço apertado em seus pais e, por fim, faz um carinho na Kokada, sua Akita de estimação. Este foi um ano desafiador, no qual Aninha aprendeu... leia mais

13 minutos

O Futuro do Coaching é Inclusivo

(Discover – The future of coaching is inclusive) DEI (diversity, equity, inclusion) felizmente vem ganhando expressão na sociedade. Instituições dos mais diversos segmentos da sociedade estão sendo despertadas a olhar para as suas realidades e práticas inclusivas. O tema vem tomando expressão no contexto estratégico das organizações e nota-se, em alguns casos, uma corrida... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium