Nesta edição completamos a série de modalidades de Coaching. Três coaches super reconhecidas e referências no mercado assinam estes artigos. Rosa Krausz com o Coaching de Equipes, Suzy Fleury com Coaching Esportivo e Lorena Lacerda com o Coaching de Carreira.
Lembro-me de ter trocado algumas ideias com várias pessoas quando estava planejando a edição 4 sobre “Tipos de Coaching”, e que muitos coaches me disseram a mesma frase: "- Para mim só existe um tipo de Coaching."
Após estas duas edições falando sobre Modalidades, fica claro que exceto o Coaching de Equipes, que envolve uma abordagem coletiva e diferenciada, as demais seguem os princípios clássicos do processo de Coaching com a definição de objetivos, cenário atual, exploração de novas possibilidades, escolha e implementação. Independente se falamos de vida, carreira, negócios ou esportes, o caminho é o mesmo.
João Luiz Pasqual, que escreveu na edição 4 o artigo de abertura desta discussão, em determinado momento pontua: - “...a fragmentação provocada pela especificidade do campo de aplicação traz um risco latente da banalização do próprio processo de Coaching abrindo espaço para confundir não só as empresas contratantes como também as pessoas que queiram participar de um processo como parte de seu desenvolvimento pessoal.”
Concordo com ele e com tantas outras pessoas.
Nesta edição também temos dois artigos, um discutindo o papel social do Coaching, escrito por Regiane Cividati e outro apresentando as Ferramentas Ontológicas, que serão objeto de uma edição em futuro próximo.
Se você é como boa parte de coaches e consultores, que adoram o que fazem mas não têm afinidade com o processo de vendas, leia o que Mônica Vitória tem a dizer antes de jogar a toalha. Já adianto que ninguém melhor do que você para vender seu próprio peixe.
Gisele Fessore nos brinda com outro artigo profundo onde nos convida a refletir sobre o processo de autossabotagem. Quantas vezes ele vem à tona do inconsciente e nos impede de alcançar certos objetivos com o simples propósito de nos proteger.
Descubra também como começou a vida de Richeli Sachetti no mundo do Coaching, pessoa maravilhosa que conheci recentemente em uma formação.
Faça um café ou um chá, prepare a poltrona, e boa leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 06/03/2017