revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #5 - Outubro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 5

Nesta edição completamos a série de modalidades de Coaching. Três coaches super reconhecidas e referências no mercado assi­nam estes artigos. Rosa Krausz com o Coaching de Equipes, Suzy Fleury com Coaching Esportivo e Lorena Lacerda com o Coaching de Carreira.

Lembro-me de ter trocado algumas ideias com várias pessoas quando estava planejando a edição 4 sobre “Tipos de Coaching”, e que muitos coaches me disseram a mesma frase: "- Para mim só existe um tipo de Coaching."

Após estas duas edições falando sobre Modalidades, fica claro que exceto o Coaching de Equipes, que envolve uma abordagem coletiva e diferenciada, as demais seguem os princípios clássicos do processo de Coaching com a definição de objetivos, cenário atual, exploração de novas possibilidades, escolha e implemen­tação. Independente se falamos de vida, carreira, negócios ou esportes, o caminho é o mesmo.

João Luiz Pasqual, que escreveu na edição 4 o artigo de abertura desta discussão, em determinado momento pontua: - “...a frag­mentação provocada pela especificidade do campo de aplicação traz um risco latente da banalização do próprio processo de Coa­ching abrindo espaço para confundir não só as empresas contra­tantes como também as pessoas que queiram participar de um processo como parte de seu desenvolvimento pessoal.”

Concordo com ele e com tantas outras pessoas.

Nesta edição também temos dois artigos, um discutindo o papel social do Coaching, escrito por Regiane Cividati e outro apresentando as Ferramentas Ontológicas, que serão objeto de uma edição em futuro próximo.

Se você é como boa parte de coaches e consultores, que adoram o que fazem mas não têm afinidade com o processo de vendas, leia o que Mônica Vitória tem a dizer antes de jogar a toalha. Já adianto que ninguém melhor do que você para vender seu pró­prio peixe.

Gisele Fessore nos brinda com outro artigo profundo onde nos convida a refletir sobre o processo de autossabotagem. Quantas vezes ele vem à tona do inconsciente e nos impede de alcançar certos objetivos com o simples propósito de nos proteger.

Descubra também como começou a vida de Richeli Sachetti no mundo do Coaching, pessoa maravilhosa que conheci recente­mente em uma formação.

Faça um café ou um chá, prepare a poltrona, e boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 06/03/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 108 - Felicidade e Bem-Estar

Olá, amigos e amigas, da Revista Coaching Brasil. Chega o mês de maio e o ano caminha a passos largos. Começamos este ano aqui na revista de forma bem diferente. Em janeiro, fizemos uma edição dando as boas-vindas a 2022, e que acabou gerando, ou melhor, gestando, a edição de fevereiro, que chamamos “A arte de gestar”. Chegou março e trouxemos a “Segurança Psicológica”... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 107

Olá, amigos e amigas, da Revista Coaching Brasil. Chegamos com mais uma edição trazendo um tema mais do que oportuno, não somente no momento em que o mundo ainda vive guerras e disputas de espaços e poder, mas pela enorme questão humana que é a convivência na diversidade. A coordenação deste dossiê ficou a cargo do querido Ermil-Mihai Diaconescu, romeno, fluente em português, e... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 106

Olá, amigos e amigas, da Revista Coaching Brasil, E chegamos a março, o terceiro mês deste ano cheio de surpresas. Nosso tema de dossiê vem sendo curtido há um bom tempo: Segurança Psicológica. Pessoalmente como coach e trainer, tenho namorado esta abordagem há pelo menos 4 anos, mas confesso que não sabia que havia tanta teoria e prática já desenvolvidas. O universo nos... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 105

Já passou janeiro e tudo começa a voltar ao ritmo. Mas que ritmo podemos esperar para 2022? Em casa, para quem pode? Presencial total de novo? Meio a meio? Conversas inteligentes, abertas, com respeito e empatia? Aumento da intolerância, da violência? Em relação do isolamento já estão saindo pesquisas e estudos sobre o que as pessoas desejam e o que as empresas descobriram ser eficiente,... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 104

E chega mais um ano!!! Seja bem-vindo 2022. Que tenhamos o foco, a coragem, a lucidez, a clareza de enfrentar nossos demônios, nossas resistências, e que possamos caminhar na direção da luz, da luz de cada um de nós. Cada vez fica mais claro e nítido que o que mais intimida, assusta e paralisa o ser humano, não são desafios extraordinários, ou riscos exagerados. O que mais nos... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium