revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #5 - Outubro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 5

Nesta edição completamos a série de modalidades de Coaching. Três coaches super reconhecidas e referências no mercado assi­nam estes artigos. Rosa Krausz com o Coaching de Equipes, Suzy Fleury com Coaching Esportivo e Lorena Lacerda com o Coaching de Carreira.

Lembro-me de ter trocado algumas ideias com várias pessoas quando estava planejando a edição 4 sobre “Tipos de Coaching”, e que muitos coaches me disseram a mesma frase: "- Para mim só existe um tipo de Coaching."

Após estas duas edições falando sobre Modalidades, fica claro que exceto o Coaching de Equipes, que envolve uma abordagem coletiva e diferenciada, as demais seguem os princípios clássicos do processo de Coaching com a definição de objetivos, cenário atual, exploração de novas possibilidades, escolha e implemen­tação. Independente se falamos de vida, carreira, negócios ou esportes, o caminho é o mesmo.

João Luiz Pasqual, que escreveu na edição 4 o artigo de abertura desta discussão, em determinado momento pontua: - “...a frag­mentação provocada pela especificidade do campo de aplicação traz um risco latente da banalização do próprio processo de Coa­ching abrindo espaço para confundir não só as empresas contra­tantes como também as pessoas que queiram participar de um processo como parte de seu desenvolvimento pessoal.”

Concordo com ele e com tantas outras pessoas.

Nesta edição também temos dois artigos, um discutindo o papel social do Coaching, escrito por Regiane Cividati e outro apresentando as Ferramentas Ontológicas, que serão objeto de uma edição em futuro próximo.

Se você é como boa parte de coaches e consultores, que adoram o que fazem mas não têm afinidade com o processo de vendas, leia o que Mônica Vitória tem a dizer antes de jogar a toalha. Já adianto que ninguém melhor do que você para vender seu pró­prio peixe.

Gisele Fessore nos brinda com outro artigo profundo onde nos convida a refletir sobre o processo de autossabotagem. Quantas vezes ele vem à tona do inconsciente e nos impede de alcançar certos objetivos com o simples propósito de nos proteger.

Descubra também como começou a vida de Richeli Sachetti no mundo do Coaching, pessoa maravilhosa que conheci recente­mente em uma formação.

Faça um café ou um chá, prepare a poltrona, e boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 06/03/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium