revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #5 - Outubro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 5

Nesta edição completamos a série de modalidades de Coaching. Três coaches super reconhecidas e referências no mercado assi­nam estes artigos. Rosa Krausz com o Coaching de Equipes, Suzy Fleury com Coaching Esportivo e Lorena Lacerda com o Coaching de Carreira.

Lembro-me de ter trocado algumas ideias com várias pessoas quando estava planejando a edição 4 sobre “Tipos de Coaching”, e que muitos coaches me disseram a mesma frase: "- Para mim só existe um tipo de Coaching."

Após estas duas edições falando sobre Modalidades, fica claro que exceto o Coaching de Equipes, que envolve uma abordagem coletiva e diferenciada, as demais seguem os princípios clássicos do processo de Coaching com a definição de objetivos, cenário atual, exploração de novas possibilidades, escolha e implemen­tação. Independente se falamos de vida, carreira, negócios ou esportes, o caminho é o mesmo.

João Luiz Pasqual, que escreveu na edição 4 o artigo de abertura desta discussão, em determinado momento pontua: - “...a frag­mentação provocada pela especificidade do campo de aplicação traz um risco latente da banalização do próprio processo de Coa­ching abrindo espaço para confundir não só as empresas contra­tantes como também as pessoas que queiram participar de um processo como parte de seu desenvolvimento pessoal.”

Concordo com ele e com tantas outras pessoas.

Nesta edição também temos dois artigos, um discutindo o papel social do Coaching, escrito por Regiane Cividati e outro apresentando as Ferramentas Ontológicas, que serão objeto de uma edição em futuro próximo.

Se você é como boa parte de coaches e consultores, que adoram o que fazem mas não têm afinidade com o processo de vendas, leia o que Mônica Vitória tem a dizer antes de jogar a toalha. Já adianto que ninguém melhor do que você para vender seu pró­prio peixe.

Gisele Fessore nos brinda com outro artigo profundo onde nos convida a refletir sobre o processo de autossabotagem. Quantas vezes ele vem à tona do inconsciente e nos impede de alcançar certos objetivos com o simples propósito de nos proteger.

Descubra também como começou a vida de Richeli Sachetti no mundo do Coaching, pessoa maravilhosa que conheci recente­mente em uma formação.

Faça um café ou um chá, prepare a poltrona, e boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 06/03/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 86

Caros leitores, que tema mais pertinente para o momento que vivemos. Vulnerável!!! O que significa isto? Segundo a etimologia, vulnerável vem do Latim VULNERABILIS, “o que pode ser ferido ou atacado”, de VULNERARE, “ferir”, de VULNUS, “ferida, lesão”, possivelmente de VELLERE, “rasgar, romper”. Assim, estar vulnerável é estar em uma posição desconfortável pois nos... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 85

Caros leitores, este ano de 2020, não começou de forma tranquila como todos os outros. Entenda aqui este “tranquila” como aquela “normalidade” que nos permite fazer planos “normais”, como emagrecer, fazer exercícios, aprender inglês, etc. Agitações intensas na política, mudanças de rumo na economia, a escalada de uma intolerância e agressividade sem precedentes na sociedade,... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 84

Caros leitores, ahhhhh, a tal Felicidade. Tão cantada em versos e prosas e que cada vez mais ouvimos falar dela. Talvez as pessoas estejam buscando uma felicidade mais autêntica, legítima, e não apenas compensações momentâneas obtida em prazeres fugazes. Sim, muitos dos prazeres que temos na vida são reais e legítimos e precisamos atentar para não os transformar em elementos... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 83

Caros leitores, este tema chega em um momento muito especial, não somente para nós, coaches, mas para a própria humanidade que vive um divisor de águas em sua história. Há muitos anos que pesquiso a questão dos “valores” como um ponto fundamental da estruturação de uma cultura. Com o aprofundamento da pesquisa sobre o autodesenvolvimento, os valores se mostraram ainda mais... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 82

Caros leitores, Nesta edição trazemos um tema que também pelo qual também tenho grande admiração: Biografia. Já dizia o poeta que somos feitos de histórias, mas normalmente não temos a ideia do quanto. Cada da que vivemos é uma página desta história. Cada fato que nos acontece é um misto de nossas escolhas cruzando com o rio da vida. Cada fato marcante deixa marcas com os... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium