revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #5 - Outubro 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 5

Nesta edição completamos a série de modalidades de Coaching. Três coaches super reconhecidas e referências no mercado assi­nam estes artigos. Rosa Krausz com o Coaching de Equipes, Suzy Fleury com Coaching Esportivo e Lorena Lacerda com o Coaching de Carreira.

Lembro-me de ter trocado algumas ideias com várias pessoas quando estava planejando a edição 4 sobre “Tipos de Coaching”, e que muitos coaches me disseram a mesma frase: "- Para mim só existe um tipo de Coaching."

Após estas duas edições falando sobre Modalidades, fica claro que exceto o Coaching de Equipes, que envolve uma abordagem coletiva e diferenciada, as demais seguem os princípios clássicos do processo de Coaching com a definição de objetivos, cenário atual, exploração de novas possibilidades, escolha e implemen­tação. Independente se falamos de vida, carreira, negócios ou esportes, o caminho é o mesmo.

João Luiz Pasqual, que escreveu na edição 4 o artigo de abertura desta discussão, em determinado momento pontua: - “...a frag­mentação provocada pela especificidade do campo de aplicação traz um risco latente da banalização do próprio processo de Coa­ching abrindo espaço para confundir não só as empresas contra­tantes como também as pessoas que queiram participar de um processo como parte de seu desenvolvimento pessoal.”

Concordo com ele e com tantas outras pessoas.

Nesta edição também temos dois artigos, um discutindo o papel social do Coaching, escrito por Regiane Cividati e outro apresentando as Ferramentas Ontológicas, que serão objeto de uma edição em futuro próximo.

Se você é como boa parte de coaches e consultores, que adoram o que fazem mas não têm afinidade com o processo de vendas, leia o que Mônica Vitória tem a dizer antes de jogar a toalha. Já adianto que ninguém melhor do que você para vender seu pró­prio peixe.

Gisele Fessore nos brinda com outro artigo profundo onde nos convida a refletir sobre o processo de autossabotagem. Quantas vezes ele vem à tona do inconsciente e nos impede de alcançar certos objetivos com o simples propósito de nos proteger.

Descubra também como começou a vida de Richeli Sachetti no mundo do Coaching, pessoa maravilhosa que conheci recente­mente em uma formação.

Faça um café ou um chá, prepare a poltrona, e boa leitura.

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 06/03/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 131 - Assédio

Olá, nessa edição trazemos um tema muito importante e, longe de ser novo, tem ganhado espaço na mídia e nas postagens do Linkedin. Trata-se do Assédio na organização. Assédio, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade,... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 130 - Sobre o Essencial

Olá, como você que nos acompanha já deve ter percebido, nossos dossiês vão aprofundando questões importantes sobre Ser Humano, e nossa temporária jornada nesse planeta. Estamos a três meses falando sobre o “Essencial”, sob diferentes abordagens. Ficou claro como consideramos isso importante? À medida que o tempo vai passando e vamos envelhecendo, é recomendável... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 129 - Essencial - parte 2

Olá, nessa parte 2 falando sobre leituras essenciais para quem se dedica a pesquisa e descoberta do mundo maravilhoso do desenvolvimento humano, fiz a seleção por temas de edições. Confesso que revisitar cada edição foi uma viagem no tempo, lembrando como cada edição foi concebida, quem e porque foi convidado a escrever, como as conversas se desenrolaram, a primeira leitura... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 128

Olá, Esse início de ano resolvi inovar. Sim, fazer diferente, ouvir as emoções, os acontecimentos, o entorno e o mercado. 2023 foi um ano muito desafiador para a revista, com as mudanças políticas, crises internacionais e muitas empresas fazendo cortes, reestruturações, e buscando novas fórmulas para o “fazer mais com menos”. Em novembro tivemos nossas contas do Instagram... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 127 - Confiança

Olá, Nessa edição trazemos a reflexão sobre a importância de um valor tão essencial para a vida humana: Confiança. Se pensarmos em família, relacionamentos amorosos e amizades, fica claro que a confiança é um valor que precisa estar presente para que estas relações, de fato existam. Muitas vezes, famílias relações amorosas e amizades são destruídas porque a confiança foi... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium