Aposte no J quei n o no cavalo Malcom Forbes As discuss es tem ticas entre profissionais coaches passam invariavelmente sobre os resultados do processo de coaching seus nbsp sucessos e fracassos ou seja a etapa mais vis vel do processo de coaching executivo empresarial Se aprofundarmos estas discuss es constatamos que muitos processos de coaching executivo empresarial s o pagos s vezes por raz es equivocadas isto os resultados mais vis veis s o medidos sobre o quanto os clientes gostam do coach ou quanto tempo durou o processo e alguns outros indicadores nbsp de efic cia duvidosa A quest o principal sobre quais s o os crit rios v lidos para mensurar o atingimento de uma mudan a positiva e duradoura do comportamento do coachee assim como sua performance para equipe rea ou a organiza o Temos observado que os indiv duos e as organiza es aderem ao processo de coaching executivo empresarial por raz es s vezes pouco coerentes e conectadas a uma finalidade objetiva Identificar claramente a demanda da organiza o e do coachee para o processo fator cr tico de sucesso para o alcance dos resultados especialmente aqueles que impactam os resultados da empresa e aqueles que impactam a performance e comportamento do coachee medida que cresce a ades o ao processo de coaching executivo empresarial torna-se mais importante e indispens vel identificar os mecanismos e a tipologia de mensura o de seus resultados Em artigo anterior tratamos neste mesmo espa o do processo de mensura o de resultados do coaching executivo empresarial com base em duas dimens es o ROI Return on Investment para medir os impactos do coaching nos resultados organizacionais e o ROE Return on Expectations para medir os impactos do coaching no comportamento do coachee Ao abordarmos o ROI exploramos suas dimens es e adequa o ao processo de coaching executivo empresarial bem como os padr es de medida de resultados na organiza o Neste artigo nossa proposta explorar os elementos e indicadores de resultados para medir os impactos do processo de coaching executivo empresarial no comportamento do coachee mais especificamente sobre as expectativas de mudan a comportamental do coachee ao que daremos o nome de ROE Assim adotaremos uma premissa ampliada no processo que al m de clarificar a demanda do cliente necess ria a qualifica o do coachee ou seja os tra os e sinais que revelam sua disposi o e prontid...