“Somos esse ser que se mantém ‘humano’ graças a esse movimento permanente de busca, por meio do qual vamos criando o que vamos ser, ultrapassando o que já somos em direção ao que pretendemos.” Jean Paul Sartre
O mundo dos negócios e das organizações tem mudado aceleradamente exigindo cada vez mais habilidades e competências diferenciadas dos profissionais: pressão para antecipar tendências, estar apto a atingir desafios e metas, lidar com o desconhecido e inusitado, ausência de referenciais, crise de valores e princípios. Isso tudo aliado a um contexto em que as características da força de trabalho e do trabalho são paradoxais, ambíguas e complexas. A demanda das lideranças e dos profissionais é de alta performance, portanto, estes precisam reinventar-se! Ter maior autoconhecimento e ampliar as possibilidades de ação. É premente conhecer suas potencialidades e encontrar as próprias respostas. Ter abertura para o novo e como afirmava Alvin Toffler (1970, p.332), ter a capacidade de “aprender, desaprender e reaprender”. O Coaching é, segundo Rosa Krausz (2007, p.17), “... uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para o desenvolvimento e a aprendizagem contínuos”.
A pessoa é responsável pelas suas escolhas, ações e respectivas consequências, portanto é o agente de transformação de sua vida. Diante do exposto, fica a seguinte questão: como o processo de mudança se sustenta ao longo do tempo? De acordo com Paul Dinsmore (2014,p.102), o acompanhamento visa monitorar os resultados do processo de coaching, apoiar o coachee na superação de obstáculos, manter o foco do processo para não se afastar do contratado e, de acordo com a aprendizagem, retornar à definição de novas metas de competência. Através do processo de acompanhamento, é possível verificar a realização do exercício de autoanálise e do autoconhecimento, identificar as melhorias, ampliar a capacidade de aprender com os acertos e erros e oportunizar revisão e ajustes dos planos. As ações de acompanhamento são fundamentais à sustentação das mudanças e do processo de crescimento durante e após o encerramento do coaching.
O processo de Coaching Executivo e Empresarial é uma ação de desenvolvimento humano. Sua abordagem é focada na promoção da performance profissional, da equipe e da organização, através da expansão do autoconhecimento, da ampliação de suas competências, do compromisso com a ação e empoderamento para transformar as aprendizagens em resultados.