revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #48 - Maio 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Comunicação não verbal e as influências nos estados emocionais, neuro hormonais e alta performance

Cada vez mais os estudos da neurociência vêm fundamentando aspectos importantes do exercício profissional do coach, construindo razão e coerência nos processos e demandas de uma prática cheia de desafios.

Mecanismos neurais importantes são disparados e coordenados a partir de estímulos específicos que precisam ser conhecidos e entendidos, para um maior controle e segurança do processo estabelecido pelo coach.

Dentro de um universo imenso de possibilidades e associações, destacam-se os aspectos linguísticos de comunicação-não-verbal e suas importantes influências sobre os estados emocionais, com alterações significativas na liberação de importantes hormônios corporais, gerando influências diretas na performance de todos que se propõem a passar por um processo de coaching. Dominar este conhecimento é fundamental.

Sabe-se que o pensamento gera um importante disparo de mecanismos neuroquímicos que irão influenciar os estados mentais e orgânicos em seus diversos aspectos. Isso significa que, dependendo do que se pensa, da imagem mental construída, pode-se mudar estados internos que irão influenciar não só as emoções geradas, como motivação ou tristeza, persistência ou não merecimento, mas também alterando importantes fenômenos fisiológicos, que podem ir desde o disparo de um neuro-hormônio específico, chegando a estados de produção de sudorese, salivação, taquicardia, relaxamento muscular, aumento de força muscular, inibição de dor, entre outros.

Fica claro que nossa mente influencia de forma determinante os estados fisiológicos do nosso corpo. Para contextualizar isso de forma simples, basta lembrarmos do exemplo de pensar em um limão sendo cortado ao meio e logo em seguida sendo espremido e seu suco sendo tomado. Esta imagem mental, na maioria das vezes, irá fazer com que se produza uma importante salivação. O estímulo foi puramente mental, pois não existe qualquer limão ou suco do limão na sua boca. Mesmo assim, isso é muito poderoso, a ponto de lhe provocar um estímulo potente nas suas glândulas salivares, capaz de colocá-las efetivamente em funcionamento.

O que muitos ainda desconhecem é o mecanismo inverso. O corpo, sua postura corporal assumida, sendo capaz de alterar o estado mental, em um mecanismo contrário e tão poderoso quanto o pensar e sentir.

Estamos falando de uma forma de comunicação-não-verbal, que tem como base como a pessoa se posiciona diante do mundo, seja pela sua postura corporal, seus gestos, sua expressão facial e seu posicionamento em geral. Torna-se importante entender então a influência desta comunicação nos resultados obtidos na vida, nos resultados efetivos do seu coachee.

A neurociência estabelece claramente como a mente influencia nosso corpo, assim como o corpo também influencia nossa mente. Cada postura assumida, cada expressão feita, cada comunicação não verbal escolhida, irá determinar diferentes estados emocionais e com isso influenciará os resultados esperados na vida.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos

Não existe Ano Perfeito, mas pode existir um Ano Verdadeiro

Há um segredo pouco conhecido sobre o início de um novo ciclo que pode fazer toda a diferença. Como psicóloga clínica e empresária, quero compartilhar algumas verdades importantes. Primeiro: o segredo não está em buscar algo perfeito, mas algo verdadeiro. Segundo: embora todos falem da importância da verdade, poucos explicam como se conectar com ela. Aqui você irá descobrir. Sempre... leia mais

13 minutos

Qual é o maior desafio para uma cultura inclusiva bem sucedida?

A alma deste artigo está em responder ao questionamento do título acima. O autoconhecimento é o maior desafio para se instituir uma cultura inclusiva assertiva e bem sucedida. Há um grande paradoxo humano que instala a dimensão social na vida de homens e mulheres. O ser humano tem natureza social, inexoravelmente. A começar por nascer do encontro afetivo de duas pessoas, que unem suas... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium