icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #47 - Abril 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Edição 47: Psicodrama

Muita alegria em estar aqui!

Em 2013 estive na 4ª edição compartilhando minha história na coluna “Como Comecei”. E hoje, abrir este dossiê com temas pelos quais tenho tanta paixão, na companhia de amigos tão queridos, faz meu coração transbordar de emoção.

Falar do Psicodrama neste espaço que admiro, no mês em que nós, psicodramatistas, comemoramos seu aniversário, me faz acreditar ainda mais no poder da sincronicidade. Posso dizer que todos os artigos foram escritos com muito carinho.

Neste dossiê, falaremos do Psicodrama contemplando suas principais teorias, métodos e técnicas e também apresentaremos a prática através de nossas experiências com o coaching individual e em grupo.

Iniciamos nossa viagem psicodramática com Rosa Lidia Pontes, com o artigo “Psicodrama: Um olhar filosófico, teórico e prático.” Rosa nos traz a história de seu criador, Jacob Levy Moreno. Aqui, somos convidados a conhecer os bastidores e as inspirações de Moreno que influenciaram na criação do Psicodrama.  

Nosso segundo artigo é elaborado por Yvette Betty Datner e Rogério Augusto Cortes. Nele, “A dramatização do Psicodrama em processos de coaching”, é abordada focando o diferencial da dramatização de Moreno de outros tipos de teatralização, por meio de um rico e instigante olhar teórico e prático.

Chegamos ao meio da nossa caminhada com o artigo “Coaching com Psicodrama: Uma Jornada do Ser”. Falo de espontaneidade e criatividade, conceito que estará presente por todo o nosso dossiê, por se tratar de um dos eixos do psicodrama. Compartilho um caso de coaching individual, demonstrando o uso do jogo dramático.

Seguimos com o artigo “Coaching com Psicodrama e o uso do Objeto Intermediário (OI)”, com Joceli Drummond, Andréa Claudia de Souza e Marcos Bidart de Novaes. Nosso trio explana como os objetos podem atuar como facilitadores da comunicação e também contribuir para ampliação da visão do coachee no processo do coaching.

Em seguida, nos encontramos com Marcela Lempé e Sandra Tudisco, através do artigo “Tecendo relações: a arte de desenvolver equipes”. Elas trazem importantes conceitos psicodramáticos, e nos presenteiam com dois casos, um focado em coaching com sócios e o outro em coaching de equipe e liderança.

Encerramos com Andréa Korps Calderon e Gislene Aparecida Germano, com o tema “O Psicodrama e o Coaching, um Encontro pra lá de Criativo”. Aqui encontramos a aventura de duas psicoterapeutas e psicodramatistas no mundo do coaching. Elas contam sua experiência como alunas em uma formação de coaching com a metodologia psicodramática.

Sinto-me honrada e agradecida por poder apresentar pessoas tão queridas, amigos, parceiros, professores e supervisores, pessoas pelas quais sinto gratidão por fazerem parte da minha história. Desejamos uma ótima leitura e tenha certeza de que estamos muito felizes em estarmos compartilhando todos esses artigos com você!

Artigo publicado em 31/10/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Cultura Organizacional: a força invisível que sustenta resultados

A cultura de uma organização é a trama invisível que orienta decisões, molda comportamentos e sustenta resultados. Mais do que pano de fundo, ela é protagonista: o diferencial competitivo que define se uma empresa apenas sobrevive — ou se prospera com consistência. É com esse espírito que tenho a alegria de conduzir esta edição da Revista Coaching Brasil. Agradeço à revista... leia mais

3 minutos

Revisitando os Fatores que Impactam os Resultados do Coaching Executivo e Empresarial

“Vale a pena considerar os fatores que impactam a eficácia do coaching antes de  usa-lo”  CCC Blog- Center for Coaching Certification.   Um dos temas recorrentes dos processos de coaching refere-se a análise dos fatores que poderão impactar negativamente seus resultados. Já nos idos de 2007 Orenstein (p. 143) identificou as seguintes falhas potenciais do coaching... leia mais

23 minutos

Muito além das técnicas: o que realmente está em jogo com as Estruturas Libertadoras

As Estruturas Libertadoras vêm ganhando espaço em organizações, comunidades e escolas. Mas, apesar de sua aparente simplicidade, sua potência vai muito além das técnicas. compartilhamos reflexões sobre como crenças invisíveis sobre controle, autoridade e previsibilidade incentivam ou limitam a aplicação das ELs - e como a prática intencional pode nos convidar a uma verdadeira... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras

“Assim como as águas de um rio, as Estruturas Libertadoras tomam a forma das margens que tocam: adaptando-se a padrões similares em todas as escalas e em cada contexto local” Keith McCandless, codesenvolvedor das ELs   É difícil não se impressionar com a versatilidade e potência das Estruturas Libertadoras. Elas atravessam fronteiras geográficas, culturais e institucionais... leia mais

2 minutos

Apresentação do dossiê - Coaching Climático

Motivados por uma profunda preocupação com a ameaça das mudanças climáticas aliada à crença no poder do coaching para contribuir para a transformação necessária em resposta, nos tornamos coaches climáticos. No ano passado, nós, Steffen Munzner e Francesca Smith, fundamos a Comunidade Brasileira da “Climate Coaching Alliance” (CCA), uma organização internacional com 4.000... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium