Novas tendências na área de desenvolvimento de pessoas e educação corporativa apontam para uma nova prática, que tem como base e fundamentos a metodologia andragógica, o novo termo cunhado em inglês, Learning By Doing.
Nesse mercado competitivo e acirrado, a capacitação e o desenvolvimento de competências, habilidades pessoais e profissionais se tornam cada vez mais essenciais.
A aprendizagem é um dos fundamentos do processo de Coaching e com a proposta do Learning By Doing, temos uma nova perspectiva sobre a luz do aprendizado. Estudos fomentam que esse approach está intimamente relacionado ao autodesenvolvimento. As técnicas envolvem métodos de aprendizado através das próprias experiências e práticas.
Mas afinal, o que é Learning By Doing?
Como a própria tradução diz: Aprender fazendo. Podemos dizer que é o processo pelo qual, por intermédio das nossas experiências, construímos um aprendizado mais profundo que explora mais efetivamente o desenvolvimento de novas habilidades.
O Learning By Doing vem evidenciar que grande parte de seus conhecimentos e habilidades você desenvolveu sozinho.
Para exemplificar: você se lembra de algum manual ilustrativo de como aprender a andar? Você vê um bebê dando seus primeiros passos, ele acaba se desequilibrando e quando vai tentar ajudá-lo, você ouve sua mãe, avós, pessoas experientes dizendo: “deixa... deixa...”. Você então deixa e percebe que ele vai andar apenas pelo estímulo de querer andar, pois a única forma de aprender a andar é andando.
Esse foi um exemplo muito simples sobre a abordagem do Learning By Doing, mas mesmo na vida adulta, podemos afirmar que a arte de aprender é fazendo. Essa é uma premissa básica e constante em nosso dia a dia. Por exemplo, aprendemos a liderar como? Liderando.