Para jogar h que se jogar a s rio Leonardo Wolk Come aremos a aventura deste artigo contando a nossa trajet ria de entrada no coaching At ent o nossa atua o ncora era na psicologia cl nica O que nos fez procurar o coaching foi o desejo de trabalhar no mundo corporativo bem como ampliar a rea de atua o e conhecer de modo mais estruturado a metodologia do coaching T nhamos a ideia de uma abordagem inovadora e eficaz o que nos provocou curiosidade em conhec -la por m havia tamb m alguns receios por vermos na m dia de forma pejorativa certa superficialidade com propagandas de resultados milagrosos receitas prontas e instant neas Diante dos desejos curiosidades e d vidas decidimos fazer o curso de Coaching com Psicodrama pois j atu vamos como psicodramatistas o que nos possibilitou certa familiaridade com esta proposta Tivemos alguns cuidados por exemplo de diferenciarmos o processo do coaching com a psicoterapia afinal o nosso papel de psicoterapeutas j era desenvolvido O curso nos proporcionou verificar que se trata de uma metodologia focada com tempo delimitado e uma demanda espec fica Pelo Psicodrama ser um m todo de a o nas aulas experimentamos uma maneira palp vel e profunda com cenas e t cnicas direcionadas para os atendimentos dos coachees Um dos m todos psicodram ticos mais utilizado nas aulas foi o Role Playing Como o pr prio nome diz um jogo de pap is ou seja treinar as habilidades que competem ao coach experimentando como alunas de maneira dram tica os pap is de coach e coachee vivenciando como cada um sente pensa e age A autora Rosa Cukier nos mostra que desempenhar um papel uma personifica o e treinar o papel tamb m uma forma especial de brincar nbsp Ela ainda nos diz que dramatizar muito mais do que uma brincadeira de representar assumir e sentir o que seria a viv ncia de outra pessoa ou objeto e para tal se faz necess rio desligar-se de si para mergulhar no papel a ser vivido O Role Playing foi colocado em pr tica em v rios momentos no curso Um deles foi quando levamos o caso para ser supervisionado sobre um coachee que mostrava uma grande dificuldade em enxergar qual era a sua responsabilidade em crescer no ambiente de trabalho Neste momento o coach que estava expondo o caso na supervis o assumiu o papel do coachee desta forma neste role playing todas as outras alunas entraram no papel de coach deste coachee O s coach es perguntavam para entender melhor como o...